sexta-feira, 11 de março de 2011

LIÇÃO 12- As Viagens Missionárias de Paulo - Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos ATOS DOS APÓSTOLOS - Até aos confins da terra Comentários da revista da CPAD: Pr. Claudionor de Andrade Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto Complementos, Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire


Introdução
Hoje falaremos e aprenderemos sobre as viagens missionárias de Paulo, mas antes de começarmos o assunto peço aos professores que atentem para a seguinte questão: Em sua missão qual era a estratégia de Paulo? Será que você sabe como ele fazia para evangelizar as terras distantes? Ele fazia o trabalho de qualquer jeito? Até que ponto ele aceitava as consequências?
Indico aos amados irmãos um livro que servirá para muitas outras aulas, mas para essa aula serão usadas as páginas 259-280. Se quiser adquirir o livro clique no LINK, pois achei o melhor preço dele na internet - CLIQUE AQUI > Panorama do Novo Testamento. 
Dica pedagógica
Professor é bom sempre interagir com os alunos durante a aula, muitas vezes pensamos que quando os nossos alunos conversam por causa de um determinado tema que é bastante polêmico estamos perdendo a "moral" o "respeito", pelo contrário faça com que as idéias que fluem durante alguns questionamentos produzam novos conhecimentos e isso é a principal função do professor, ou seja, mediar o conhecimento do aluno, facilanto o aprendizado e a novas descobertas, mas você pode pensar: Esse irmão tá enlouquecendo, adulto fazendo novas descobertas, é irmão faz sim, nunca sabemos de tudo! Assista o vídeo "VOCÊ APRENDE" de William Shakespare: 

Assista os vídeos do filme Paulo o Emissário - COMEV - Publicado no You Tube

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5




SUMÁRIO DAS VIAGENS DE PAULO
I. Primeira viagem missionária
A partir do ano 47 d.C. Antioquia da Síria.
Chipre - Bar-Jesus (Elimas) é cegado e o pro-cônsul Sérgio Paulo se torna cristão;
Perge e Panfília - Marcos (João) desisti de ir e Paulo se irrita com ele;
Antioquia da Psídia - pregação na sinagoga.
Icônio;
Listra - cura de um aleijado, Barnabé e Paulo são confundidos com Zeus e Hermes, após o fato apedrejam Paulo;
Derbe
Listra
Icônio
Antioquia da Psídia
Perge da Panfília
Antioquia da Síria

O início da atividade missionária de Paulo se dá no capítulo 13 de Atos, na realidade a primeira viagem missionária de Paulo, era a viagem de Barnabé, pois ele era o mais antigo na fé e Paulo o acompanhou. Nesse interim da escrituração ou da autoria de Lucas, tinha o objetivo de mostrar com riqueza a propagação do evangelho de Jesus Cristo, principalmente nas regiões costeiras daquela época, onde o evangelho se expandiu e chegou até os nossos dias.
Leiam o artigo História do Cristianismo - WIKPEDIA, e filtrem o mais importante, descubra como o evangelho chegou até aqui, pois essa expansão tem haver com as viagens missionárias de Paulo.

Concílio de Jerusalém (Atos 15) - discussão sobre os novos crentes gentios.


II. Segunda Viagem Missionária de Paulo
A partir de 51 d.C.
Divergência entre Barnabé e Paulo, então Paulo viaja com Silas;
Antioquia da Síria
Derbe
Listra - Paulo vai com Timóteo
Icônio
Antioquia da Psídia
Trôade - Visão do homem da Macedônia "Passa a Macedônia e ajuda-nos!"
Filipos - Libertação da advinha e conversão de Lídia, após a libertação Paulo e Silas são presos e há o terremoto onde o carcereiro se converte junto a sua família.
Tessalônica - Há um saquemento na casa onde Paulo está hospedado, pois judeus motivam a vários homens comenterem tal delito à casa de Jasom;
Beréia - Os bereanos passam a observar se o que Paulo fala está de acordo com o antigo testamento;
Atenas - Pregação no Areópago, após decidirem em reunião Paulo junto a Timóteo e Silas decidem que o segundo volta a Tessalônica e Silas parte em outra missão.
Corinto - Paulo faz uma parceria com Priscila e Aquila começando a fabricar tendas para poder se sustentar;
Cencréia - Paulo raspa os cabelos e desfaz o voto nazireu que ele mesmo tinha posto sobre si em Corinto.
Éfeso
Cesaréia
Jerusalém

Antioquia


III. Terceira viagem missionária de Paulo
A partir de 54 d.C
O pentecoste em Éfeso Atos 18:23 e 19:41: Os dicípulos de João Batista recebem naquela localidade o derramamento do Espírito Santos, pois até então só conheciam o batismo de João;
Na Macedônia (Filipos, Tessalônica, Beréia), Grécia ou Acaia (Atenas e Corinto - onde os judeus planejam matá-lo)
Trôade - Queda de êutico com morte instantânea e milagre da ressurreição do mesmo;
Mileto, Tiro e Cesaréia (Paulo se aloja na casa de Felipe);
Retorno a Jerusalém onde faz o relatório à igreja da sua viagem e quase, no templo judeus tentam matá-lo, mas soldados romanos o livram, Atos 20: 1-21:16


IV. Quarta viagem de Paulo ou Paulo em viagem à Roma
Jerusalém, Atos 21:17-23 e 35;
Cesaréia, Atos 24:1-26 e 32;
Creta - Não aceitaram o conselho de Paulo a não viajarem pelo mar, então acontece o naufrágio e todos chegam a ilha de Malta a nado e lá Paulo é picado por uma serpente (víbora) e não sofre nenhum mal.
Ao encontro de Félix, Atos 24:1-27;
Perante Festo Atos 25:1-22;
Diante a Agripa, Atos 25:23-26 e 32
Roma, Atos 27:1-28: 15;
O Ministério em Roma - Paulo aluga uma casa-prisão; prega a judeus e gentios; e por dois anos aguarda julgamento perante Nero, Atos 28:16-31. Logo depois é preso outra vez e sofre seu martírio.


Anos de livros e cartas escritos por Paulo - anos aproximados
Ano 49 d.C.(Carta aos Gálatas-teoria do sul da Galácia)
Aproximadamente no final do ano 51 d.C. (I e II Cartas à igreja em Tessalônica)
Entre 53 e 56 d.C. (Primeira carta aos Coríntios e algum tempo depois Segunda carta aos Coríntios e Carta aos Romanos)
Entre 59 e 64 d.C. (Filemon, Colossenses, Efésios, Filipenses, I Timóteo, Tito, II Timóteo)


Compreendendo o ministério de Paulo
Em sua primeira viagem Paulo na realidade era o auxiliar de Barnabé, mas passou a se destacar pela sua genealidade e sua estratégia de pregação, pois o mesmo priorizava pregar nas sinagogas, isto é, começava pregando para os "de casa", ou melhor, os próprios Judeus, mas essa estratégia atraía várias pessoas que íam vê-lo nas sinagogas, principalmente gentios que achavam o seu discurso muito facilitador, já que o mesmo dizia que a salvação vem pela graça e não por cumprimento da lei (lição anterior falava sobre o concílio que foi feito por causa dos questionamento a esse raciocínio de Paulo), então em Perge da Panfília Paulo é expulso porque os judeus quando íam buscar acentos em suas sinagogas não encontravam mais, pois já haviam muitos gentios para ouvir a Paulo pregar e ensinar, dando então o início da perseguição judaica a dupla de missionários (Barnabé e Paulo).
Outro fato curioso que aconteceu na primeira viagem missionária de Barnabé e Paulo foi em Listra, quando os habitantes daquela cidade pensavam que Barnabé era Zeus (deus grego) e Paulo era Hermes (outro deus grego), é tanto que eles tentaram os adorar e Barnabé e Paulo se negaram, por isso, foram apedrejados e fugiram após se recuperarem das chagas causadas por este ato, e para não morrerem tiveram de sair de lá.
No retorno dessas viagens Paulo sempre se preocupava em passar para observar e organizar as igrejas que doravante teríam sido formadas, a primeira viagem acabou quando judaizantes e fariseus queriam definir e decidir o que faríam aos gentios que se convertiam, se iriam cumprir a lei mosaica ou não. Então, ficou decidido que Barnabé e Paulo retornariam a Jerusalém e levariam o caso para os demais apóstolos que decidiriam acerca dos pontos levantados, mas mesmo assim Barnabé e Paulo decidiram que iríam levar dois dos pertencentes aquela província junto a eles para provarem a veracidade das decisões, foram eles Judas (Barsabás) e Silas de Antioquia.
Então foram a Jerusalém e participaram do Primeiro Concílio da Igreja de Cristo.
Na segunda viagem Paulo após divergência com Barnabé, segue a viagem para Antioquia da Síria acompanhado de Silas, e vai à Derbe, depois ele chega a Listra e lá separa Timóteo e o leva consigo nas viagens, Timóteo era um rapaz de pai Hebreu e mãe romana e posteriormente se torna obreiro da casa do Senhor e Paulo escreve duas cartas para ele dando orientações e recomendações acerca de como conduzir a igreja. Durante esse percurso eles foram às igrejas da Síria e Cilícia para entregarem a carta das decisões do Concílio já que destas cidades teriam saído as principais dúvidas acerca de judaizar os gentios.
Estaríam agora os nossos intrépidos missionários indo em direção a Europa, berço do evangelho ocidental, e em Trôade ele tem a visão "Passa a Macedônia e ajuda-nos".


Observem acima no Mapa que a Macedônia faz uma fronteira bem interessante com muitos países da Europa e quando Paulo ía a Filipos passou cortando algumas cidades como Samotrácia e Neápolis que possui até hoje um porto, daí foi a Filipos, Leia o artigo Neápolis - CLIQUE AQUI; 






Filipos foi a primeira cidade da Europa a receber o evangelho, agora observem algumas fotos dessa antiga cidade:
Ruínas da cidade de Filipos

Visão Panorâmica das ruínas de Filipos






Blog de reflexaobiblica :REFLEXÃO BIBLICA, VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO – Cidade de Filipos (2)

“Filipos, dominada por sua acrópole, com seu fórum, seu teatro, seu capitólio, suas muralhas circundantes, gozava, com efeito, pelo favor de Augusto, de todos os privilégios da Itália, a título de ‘município’. Dois arcontes ou estrátegos eram eleitos todos os ano, à maneira dos cônsules romanos, e se dirigiam ao fórum precedidos pelas fasces e o machado. Com efeito, neste vale melancólico, florido de asfodelos, onde, segundo a lenda grega, Perséfone fora arrebatada a fim de se tornar a rainha da mansão das sombras, é que tinha sido forjada a coroa imperial de Augusto quanto Bruto e Cássio aí sucumbiram em luta pela liberdade.
Ora, eis que nestas regiões de morte e de ditadura triunfante chegava o arauto da ressurreição e da liberdade em Jesus Cristo.”
J. Colson, Paulo, apótre martyr, Seuil, Paris, 1971, p.82

É nessa cidade que Paulo expulsa o espírito de advinhação em uma moça veja o vídeo 2 do filme o emissário. Foi lá também onde aconteceu um terremoto onde as portas das cadeias se abriram e o carcereiro junto a sua família se converteu, daí foram a Tessalônica, passando por Anfipolis e Apolônia.
Tessalônica nos dias atuais
Tessalônica era uma das principais cidades que aportavam para a travessia da macedônia, geralmente fazia a travessia do mar Egeu pelo porto de Tessalônica, mas antes de chegar nessa cidade Paulo, Silas e os outros passaram por Anfípolis (curiosidade: atribuisse o nascimento de Xena a guerreira a essa cidade nos tempos antigos - sabemos que isso é uma lenda, mas é só uma curiosidade) e Apolônia fazendo uma caminhada de cerca de 64 quilômetros em torno de 12 horas de viagem sem interrupções, ou 13 a 15 horas com interrupções para alimentação e descanso, ou até 24 se por acaso estivessem saído no fim da tarde, pois parariam para dormir.
Depois disso foram a Atenas, logo então prosseguindo a Corinto, lugar onde reinava a imoralidade, era uma cidade muito rica, onde as pessoas viviam de forma pagã, chegando ao ponto de que quando era usada a expressão "moça de Corinto", era o mesmo que dizer que aquela mulher era uma cortesã, meretriz ou nos dias atuais, prostituta. Foi lá que pela falta de condição financeira de Paulo ele passa a construir tendas associado a Priscila e Áquila, ali Paulo dedicasse a pregar o evangelho durante 1 ano e seis meses. Dizem alguns historiadores que durante a manhã ele fabricava as tendas e a tarde proclamava o evangelho, e isso quer dizer que ele se mantinha financeiramente de manhã para não pesar a ninguém, por isso tinha uma vida independente de ofertas de terceiros.
Já em Cencréia Paulo raspa a cabeça terminando seu voto nazireu feito em Corinto por ele mesmo.


Veja algumas fotos da antiga Corinto



























Para mais fotos das cidades das viagens de Paulo Acesse Viagens Missionárias de Paulo

Agora para conhecer melhor a terceira veiagem missionária de Paulo acesse o LINK e veja todas as cidades por aonde ele passou e suas respectivas referências em Atos dos Apóstolos.

Conclusão
A vida de Paulo foi dedicada exclusivamente a fazer a vontade de Deus e entregar sua vida em prol da evangelização principalmente do povo gentio, apesar de sempre começar pelo povo judeu, um dos principais pontos da conversão de Paulo para o evangelismo do mundo é que o mesmo era cidadão romano e por isso tinha facilidade em percorrer qualquer área daquela época que era chamada de império romano, todo o litoral em as principais cidades daquele império foi alcançada pelo evangelho e depois expandiu-se aos outros países, inclusive a escandinávia (Suécia entre outros) onde os nossos amados pastores Daniel Berg e Gunnar Vingren nasceram e de onde saíram para encontrarem com o poder pentecostal do outro lado do Atlântico nos Estados Unidos, na Rua Azuza e que trouxeram o evangelho pentecostal para o nosso país.
Que tenhamos essa chama para levarmos o evangelho a todos os rincões do mundo como na igreja de Antioquia que teve a ousadia de mandar a Barnabé e Paulo aos cantos do mundo antigo, desde nossas cidades do interior do nosso país a povos indígenas da nossa vasta Amazônia, o nosso polígono das secas e também às nações do mundo. Chegou a vez do Latino americanos despertarem e levarem o evangelho pentecostal cristiano ao mundo.
Visualize o mapa da Página A Paz do Senhor e veja a riqueza de detalhes postada pelo evangelista Luiz Henrique. Imprima esse Mapa se Possível!
Na semana que vem trataremos da quarta viagem, que na realidade não pode ser chamada de missionária, já que o mesmo estava viajando como prisioneiro, mas mesmo assim se utilizou dos seus meios para evangelizar a tempo e fora de tempo.


A PAZ DO SENHOR E BOA AULA!!!








4 comentários:

  1. Adriano / Parnamirim14 março, 2011

    Irmão em Cristo é uma satisfação ver uma página de tão alta qualidade em conteúdo!
    Parabéns por sua habilidade em escrevre e ajudar a nós professores da EBD com subsídios de qualidade imprescindíveis.

    Que o Senhor Jesus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Prof Herac14 março, 2011

    Profº Éric, o senhor é uma benção nas mãos de Deus! Espero que continue com essa qualidade. Fiquei feliz e ansioso por saber que o snhor vai postar planos de aula, essa é uma das minhas maiores dúvidas, ou seja, como dividir e planejar uma aula em um bom tempo com boa quantidade de conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Professor que riqueza esse seu comentário!
    Achei muito interessante essa forma de postar aos poucos suas orientações, só assim nos concentramos em parte por parte no material veiculado!
    Sou pedagoga e Psicóloga e gostei muito do seu Blog, que Deus Continue te abençoando!

    Dr. Inês, Professora EBD.

    ResponderExcluir
  4. Maria das Graças17 março, 2011

    Irmão em Cristo! Que sabedoria Deus te deu! Que Ele continue te dando muita inteligência!

    Graça, Ilha do Governador/RJ

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!