quinta-feira, 10 de março de 2011

Dinâmica: Um por todos, todos por um

Agora faça a dinâmica: Um por todos, todos por um
Objetivo: Conscientizar que a união vence as barreiras e a perseguição.
Material: Quantidade de palitos de churrasco igual ao dobro do número de alunos (recomendo ao professor que leve sobrando para não ocorrer erros, se geralmente sua sala tem em média 15 alunos leve 40 palitos) e barbante.
Introdução: Unidade na igreja.
Caminhar com amor é a nossa lição de hoje, pois ele produz a união e a força para vencermos barreiras.
Para quem ainda não sabe ou não se conscientizou, é importante dizer que aqui estamos, na Terra, para aproveitarmos a aprendizagem que ela nos oferece.
Essa lição é abrangente a todos, não importando a posição social que escolheu ou que lhe foi imposta visando seu crescimento.
Todos nós aqui viemos para crescer e desenvolver o amor e a união principalmente aqueles que são servos cristãos.
Por isso, irmãos, devemos aceitar as condições em que Deus permitiu estarmos, mesmo em meio a perseguição, pois ele é um Pai querido e amoroso. Devemos aceitar com resignação, coragem e humildade tudo aquilo que a vida tem para nos acrescentar.
O amor está acima de qualquer riqueza material que podemos almejar, e esse é o verdadeiro tesouro que nos acalentará na verdadeira vida, a vida eterna.
Portanto, amigos, se conseguirmos atuar dentro da nossa condição e de maneira correta, dividindo o que temos de melhor dentro de nós com o próximo, dividindo o nosso "necessário" com o outro, pensando que sempre nos sobrará o suficiente para prosseguirmos e conseguirmos continuar ajudando a quem por acaso precisar, mesmo diante das perseguições, estaremos trilhando o caminho certo.
Aproveitemos esse momento de reflexão para avaliar a nossa postura perante o que nos foi ensinado no decorrer desse período que já vivemos e analisemos, imparcialmente, como estamos agindo. Aí então, peçamos a Deus que continue nos encorajando para conseguirmos cumprir a nossa missão.

Como fazer: Acomode os alunos em círculo e entregue a um deles um palito de churrasco e peça que ele venha ao centro e tente quebrar, logo depois entregue a todos os alunos 2 palitos para cada um e peça que escolham uma pessoa para recolher e junte todos os palitos logo depois os envolva por completo com o barbante, após envolvê-los com o barbante peça que um dos alunos tente quebrá-los de uma só vez, o mesmo provavelmente não conseguirá. Então desamarre os palitos e entregue um dos que não quebraram a cada aluno e peça que coloquem seus nomes.
Questões a discutir: Por que foi fácil quebrar a vara que estava sozinha?
O que aconteceu ao tentarem quebrar os palitos que estavam juntos e entrelaçados?
Refletindo: A união da igreja resisti as perseguições, tenhamos amor, harmonia, comunhão, fidelidade e companheirismo um para com o outro, pois só assim venceremos as perseguições contra a igreja.

2 comentários:

Faça valer a sua ideia!