domingo, 21 de julho de 2013

Lição 4 - Jesus, o Modelo Ideal de Humildade, 28 de julho de 2013, Subsídio: Professor Érick Freire - Parte I.

"Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai".(Filipenses 2:1-11)
No texto anterior não acompanhamos a rota das notas feitas de acordo com a lição bíblica pelo simples motivo que, acho mais interessante, contextualizar o capítulo 2 da epístola aos filipenses desde o primeiro versículo até o décimo primeiro, já que, a temática da humildade de Yeshua (Jesus) começa e prescreve a razão da unidade em Cristo. E esta unidade só pode ser alimentada pela união através da humildade.
E o que é ser humilde? A palavra humildade tem origem latina, no grego a palavra que mais se aproxima de humilde é TAPEINOI, mas esta tem o sentido de pessoas humilhadas que serão exaltadas. Na origem latina, a palavra humus que é utilizada para significar 'a terra que pisamos' trás o sentido de humilde de Lc 1:48, ou seja, aquele que está abaixo dos pés, o chão. Então, conotando o sentido de que o humilde é aquele que não usurpa ser superior a alguém, pelo contrário, põe-se abaixo dos outros como o chão.
Para clarificar este significado temos uma referência bem esclarecedora sobre o Nosso Senhor, "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens"; (Filipenses 2:6-7) Que sublime exemplo o de Cristo! De Deus a simples homem, de Senhor dos senhores a lavador de pés de homens (Jo 13:5).
Paulo nos trás uma lição no variante hino a humildade de Cristo. Que lição é esta? Da encarnação à ressurreição Jesus nos mostra como se deve servir ao próximo, o próprio Deus encarnado veio a terra ensinar ao homem o que ele quer para sua prática de vida, o servir, ser doulos, ser escravo do outro.
O versículo 3 do capítulo 2 da epístola aos filipenses começa dando-os e a nós também um "tapa na cara", como? "Não façam nada por vanglória... cada um considere o outro superior a si mesmo". Será que fazemos isso? Será que estamos preparados para servir ao nosso irmão, será que estamos dispostos a despejarmos todo o nosso eu no humus, ou seja, na terra. Estamos prontos para servir ou para sermos servidos? Queremos ser escravos ou déspotas? Aquele que tinha todo o direito de ser o maior déspota da história não quis o ser. Cristo Jesus tinha poder suficiente para destituir poderosamente quem ele quisesse do poder, mas preferiu servir com sua própria vida uma humanidade carcomida pelo pecado, a ganância, o materialismo e principalmente, cheia de si, cheia do eu.
A vanglória, trás ao homem vaidade, encerra em seu peito ar jactante de superioridade, ar pujante de petulância, que lastimável é observar cristãos tão soberbos, cheios de si, esmerados na habilidade de humilhar os outros, olhar o próximo de cima pra baixo. O cristão verdadeiro, por mais que possua o Deus que é sobre qualquer forma de vida, e é superior a qualquer outra divindade inventada por homens, não pode e não deve olhar ninguém de cima para baixo, pelo contrário devemos sempre olhar para as pessoas de baixo pra cima. Nos considerarmos sempre menores e menos sabedores.
Uma característica latente da humildade é a renúncia de nosso próprio direito para darmos prioridade a outras pessoas, com isso, aliviamos o nosso coração, deixamos o rei que tem dentro de nós, aquele déspota que quer está acima de todos, ser o melhor, aparecer mais. O que ganhamos com isso? Nada. Mas, ao engendrarmos pelo caminho da cumplicidade e do servir e ouvir o próximo ganhamos muito, emocionalmente e espiritualmente. É uma via de mão dupla, servir nos trás prazer quando fazemos de coração. Jesus ficou tão satisfeito ao lavar os pés dos discípulos que quando Pedro negou permitir que o mestre fizesse isto Ele afirmou "Se eu te não lavar os pés, não tens parte comigo", Pedro, intrépido como sempre responde "Então, lava logo tudo!" Jesus estava cumprindo a risca o seu exemplo, deixava um legado de humildade para plenitude dos tempos. "Você ainda irá entender porque estou fazendo isso" Foi o que Jesus disse para Pedro. A lição estava dada, agora resta a nós cumprirmos!
A partir do versículo 5 Paulo passa a fazer algumas recomendações para a execução desta humildade, deixou bem claro que Jesus, como Deus, aniquilou o seu direito, para se tornar humano, demasiadamente humano, ele não só se humanizou, ele entregou sua vida demasiadamente pela humanidade, ele apanhou, foi cuspido, humilhado, escarnecido, mal tratado, pregado, transfixado, pregado em uma cruz, abandonado pelo próprio Pai, rejeitado pelos seus, posto em uma tumba e até esquecido por três dias no seio da terra cumprindo o sinal de Jonas. Que amor! Que entrega!
Mas, toda esta humilhação tinha o sentido de TAPEINOI, o humilhado que foi seria exaltado, após três dias ressurge com poder e grande Glória para mostrar que só ele é Senhor, para que todas as criaturas o adorem, para que todos reconheçam que a humilhação e a humildade de Cristo se converteriam em triunfo sobre a morte e todos os poderes vitais! Seu exemplo ficou e o legado deve ser levado. Não tenhamos um espírito jactante. Não nos enchamos de pompa e glamour, não busquemos honrarias. Homens, muitos homens que se dizem responsáveis pelo povo de Deus, na realidade hoje estão cheios de si, são papas do povo, são pop stars, são estrelas, não seguem o exemplo de seu mestre, se é que Jesus é mestre destes, na realidade, estes parecem ser mais discípulos do tinhoso, ele é quem tem em sua coração estultícia para própria exaltação. Mas, os exaltados serão abatidos!

1 comentários:

Faça valer a sua ideia!