segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lição 2 - Plano de Aula - Nomes e símbolos do Espírito Santo, 10 de abril de 2011, Movimento pentecostal, As doutrinas da nossa fé, Comentarista: Pastor Elienai Cabral Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Lições Bíblicas 2 trimestre de 2011, Plano de Aula e Orientação pedagógica: Professor Érick Freire.

 Plano de Aula
Lição 2
10 de abril de 2011



TEMA: Nomes e símbolos do Espírito Santo
Objetivos:
Após a aula o aluno deverá estar apto a:
    Conhecer a pluraridade dos nomes do Espírito Santo. 
    Definir o que é simbologia bíblica;
     Saber saber as representações simbólicas do Espírito Santo.

Conteúdo:
Nomes e símbolos do Espírito Santo; Símbolos Bíblicos.

Tempo Estimado:
50 minutos (uma aula)

Material Necessário:
Lição da Escola Dominical; Folhas de Ofício A4 com escritos do segundo momento;

 
1º Momento: Começar perguntando aos alunos O que é símbolo? Seria o mesmo que signo? Logo depois explique que símbolo é aquilo que faz por princípio, uma analogia, representa ou substitui algo, ou seja, é o mesmo que signo, ou melhor, algo que representa um significado, por exemplo, o desemnho de uma pomba é o signo e o significado seria o nome "pomba", no caso bíblico quando vemos uma pomba lembramos do Espírito Santo, quando Jesus foi batizado por João.
2º Momento: Dividir a turma em 4 grupos e entregar a um representate do grupo uma folha de papel que em cima destas folhas estejam escritos: Na folha do primeiro grupo Consolador, na folha do segundo grupo o nome Espírito da Verdade, a do terceiro grupo terá Espírito de Graça, e no último grupo Espírito de Vida e peça para que cada grupo em cinco minutos escrevam o que eles entendem por estes termos, logo depois peça para que um componente do grupo leia em voz alta o conceito criado por eles e compartilhe e pergunte: Alguém gostaría de melhorar esse conceito? Alguém tem alguma objeção a esse conceito? Depois concluir e corrigir cada conceito de acordo com o que está escrito na lição nas páginas 13 e 14.
3º Momento: Perguntar Para que servem os símbolos? Citem alguns símbolos da Bíblia:
Logo depois falar sobre os símbolos que Jesus utilizou durante o seu ministério, também não se esqueça que Paulo utilizou-se de vários símbolos para caracterizar a nossa fé, as cartas paulinas são recheadas de símbolos para representarem características de algo espiritual.
4º Momento: Perguntar: Quais os símbolos do Espírito Santo que são mais conhecidos? Por que foram utilizados tais símbolos? O que eles representam em relação ao Espírito Santo?
Concluir dizendo que esses símbolos servem para caracterizar o Espírito Santo e representar suas particularidades e revelar sua personalidade.
Depois perguntar: Vocês já notaram que existem muitos símbolos naturais que representam o Espírito Santo? Digam quais são?
Concluir falando sobre o significado desses elementos e suas representações.

3 comentários:

  1. Sem dúvida alguma o Espírito Santo está envolto em mistério. Certa vez quando eu pertencia a uma seita, contrária a palavra de Deus, envolvido em dúvidas.
    Estava sentado no sofá lendo um trecho da bíblia onde dizia: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado pela imposição das mãos e profecia". E na medida que eu fazia a leitura, uma voz doce e suave moveu as palavras nos meus lábios.
    Era o próprio Espírito Santo de Deus falando pelos meus lábios.

    ResponderExcluir
  2. Sem sombras de dúvidas, o mover do Espírito Santo é realmente maravilhoso, amanhã no domingo irei ministrar a aula e esse site me ajudou muito, sabe porque.
    quando eu estava deitado na cama estudando a lição para domingo o Espírito santo tocou em meu coração eu eu sentir vontade de me aprofundar na aula, então o Espírito de Deus me fez ligar o notbook e pesquisar achei esse site recheado de informações importantes e por ele minhas aulas serão bem melhores, fico feliz por ter pessoas que usam a internet para o bem e evangelho da palavra de Deus
    John Warley

    ResponderExcluir
  3. Queridos o que faço é para glória do Senhor, senti a presença de Deus nesses comentários.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!