sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dinâmica - Trajetória Fatal

Objetivo:  Orientação quanto ao exercício da obediência e a resistência a cobiça.

Material: Folha de ofício com a seguinte palavra: Concupiscência.

Introdução: A concupiscência é uma das coisas do mundo. A Bíblia diz em 1 João 2:16-17 “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”
A concupiscência é pecado e conduz a outros pecados. A Bíblia diz em Mateus 5:28 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
O homem concupiscente pagará as consequências. A Bíblia diz em Provérbios 6:25-29 “Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem. Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? Ou andará sobre as brasas sem que se queimem os seus pés? Assim será o que entrar à mulher do seu proximo; não ficará inocente quem a tocar.” A graça de Deus dá-nos poder para dizer não à concupiscência. A Bíblia diz em Tito 2:11-12 “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente.”

Procedimento: Leitura do texto para reflexão.

        Um agricultor fixou residência num verdadeiro paraíso. Que solo maravilhoso! Tudo que plantava crescia. Sua terra era realmente abençoada! A lavoura frutificava praticamente durante todos os dias do ano. Tudo era perfeito, apesar da presença constante do vizinho no pomar. Por diversas vezes, ele trouxe uam proposta para comprar as terras do agricultor, queria tudo para ele; a felicidade dos moradores o incomodava tremendamente e a cada rejeição, se sentia derrotado, por isso, o invejoso vizinho resolveu planejar um meio de acabar com tudo.
         Um dia, quando o agricultor não estava em casa, ele resolveu conversar com sua bela esposa sobre o velho ribeiro atrás da plantação. O indivíduo assegurava que lá no lamaçal havia muitas pedras preciosas e ouro. Deixou a mulher curiosa, era tentadora umanotícia dessas. Ao entardecer, quando o marido chegou, ela não cansava de alimentar sua cobiça e pedia-lhe que fossem até o ribeiro dá uma olhadinha, só uma espiadinha. Pela insistncia, ele foi. Resolveu remover a lama do brejo com uma enxada. Que surpresa! Ao remover a lama, começaram a sair muitas cobras venenosas. Que susto, desesperados tentaram fugir, mas de nada adiantou, foram picados mortalmente. O vizinho ficou contente e agora podia se apossar de tudo o que aquele agricultor tinha juntado em toda sua vida, tudo agora era dele.

Respondendo francamente:
Distribua folhas e lápis para que as respostas sejam escritas.
As perguntas são: Compare a tática do vizinho inimigo com a tática da serpente no Éden (Satanás):
O desejo carnal, ou seja, a concupisciência é um sentimento normal ou perigoso?
Como comparar aqueles lavradores com pessoas que caem em tentação?
Qual o conselho que você daria para quem houve a voz do inimigo?

Dinâmica: Débora Ferreira da Costa no livro Dinâmicas Criativas - CLIQUE AQUI E ADQUIRA.
Adaptação para a aula:  Professor Érick Freire

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!