sábado, 9 de abril de 2011

Lição 3 O discípulo e a tentação - Comentário: Pastores Marcos Tuler, Isael Araújo, Mardônio Nogueira, Geremias de Couto, Joel Dutra e Francisco Carlos. Orientação pedagógica e plano de Aula: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
Lição 3
O DISCÍPULO E A TENTAÇÃO

Objetivos: Após a aula o aluno deverá diferenciar os agentes da tentação, descrever personagens bíblicos que resistiram a tentação, saber relatar essas histórias e Fugir de toda a aparência do mal.

Conteúdos: Agentes da tentação (Carne, mundo e o Diabo), manifestação da tentação, vencer tentações.

1º Momento: Dinâmica Trajetória fatal (em processo de escrita)

2º Momento: Começar perguntando: O que é tentação? Alguém sabe dizer quem são os seus principais agentes? Falar sobre os três agentes da tentação O Diabo (leia o artigo), O mundo e a Carne (leia o artigo de forma crítica).


3º Momento:
Fale sobre a doutrina da Tricotomia (leia o artigo e julgue-o), depois falar sobre a influência da tentação e como ela atinge o nosso corpo, alma e/ou espírito.
4º Momento:
Agora falar como vencer as tentações. Fale sobre dois tipos de pessoas, o seguro(confiante) e o inseguro, se possível faça uma representação teatral, por exemplo, chame um voluntário e combine com ele falas simples, por exemplo, um amigo convidando um novo convertido para ir a uma festa numa casa de show da cidade (escolha o nome de uma casa de show conhecida), mostre como deve ser a resposta de um crente confiante, peça para ele utilizar o que aprendeu na aula, Abaixo após o plano de aula está um pequeno roteiro.
Também indico baixar a mensagem Resistindo às tentações de Billy Graham.

5º Momento:
Finalize com uma oração e peça para cada um dos alunos só orarem pedindo perdão por seus pecados e pedirem ajuda a Deus para resistirem às tentações que temos na vida neste mundo.
Complemento:
Roteiro: Um antigo amigo encontra o outro e não sabe que seu colega agora é um novo convertido, ou seja, um novo cristão, então lhe faz um convite: "Vamos à festa domingo à noite na Casa de Show (ponha o nome que achar melhor), lá vai ter um festão, aquela garota que você gosta estará lá! E aí? Vai encarar?
Resposta do irmão seguro: "Querido, tenho um convite melhor para você, sou agora um servo de Jesus e tenho muita alegria em te convidar à ir ao culto domingo! É muito bom servir a Jesus! Melhor que levar uma vida de pecado e cair em tentações, estando sujeito a pegar doenças, desgraçar a minha vida em uma briga e me embriagar, pois o álcool segundo a Bíblia trás brigas!"
Resposta do inseguro: "É legal, acho que a festa vai ser boa, mas não sei o que fazer, estou seguindo uma lei nova aí, e nã nã nããão sei o que fazer! Será que é errado eu faltar a igreja no domingo para ir à festa?! Sei lá, acho que vou, penso que não vou!"

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!