terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lição 5 - Os engodos da Ufologia, lições bíblicas de Juvenis para Escola Dominical

Plano de Aula
Lição 5 - Os engodos da Ufologia


Objetivo: Mostrar que a Ufologia não tem base na Bíblia e que há alguns perigos que podem prejudicar a vida daqueles que se obcecam com o tema.

Observação: Querido professor da Escola Dominical, tenha muito cuidado ao falar sobre um tema como esse, não seja um mero reprodutor da ideia do autor da lição, saiba que a Bíblia não trata sobre esse assunto, nem sequer tem interesse em falar algo sobre ufologia, ovnis, Ets e etc. Por isso, tenha bem claro que o problema da ufologia está na crendice de seres superiores e na obcecação para encontrar um disco voador, na realidade, não devemos perder tempo procurado outros seres a não ser o nosso Deus.

1º Momento: Ao começar a aula peça a seus alunos para dizerem o que eles acham o que é ufologia, pergunte também se eles têm medo desse assunto, espere suas respostas e indagações e depois complemente com o que significa ufologia < Clique Aqui > . Ao ler o artigo você notará que a ufologia não passa de hipóteses e chega ao mesmo patamar de Papai Noel e Saci pererê inúmeras vezes. Querido professor consulte também o Portal da Ufologia brasileira para você compreender o que eles pensam sobre o assunto!
Comente que não há nenhuma referência bíblica que trate de outros seres físicos e inteligentes semelhantes ao ser humano.

Dinâmica: Desvendando Mitos

Objetivos: Entender que os homens tentam por mitos e fantasias na Bíblia.


Material: Caneta e envelope de carta para 3 grupos.


Procedimento: O professor divide a sala em três pequenos grupos, logo depois diz que irá entregar a cada grupo um envelope com as seguintes indagações:  Grupo 1. Os demônios podem se transformar em um ser físico? Grupo 2. Em Mt. 2.9 se refere a um disco voador? Por quê? Grupo 3. A ufologia pode ser comparada a astrologia? Por quê?
Depois de entregar cada envelope para seus alunos, peçam que os abram e discutam dentro do grupo uma resposta para o questionamento.
Agora você escolherá um do grupo, ou eles mesmos escolherem para expor a ideia do grupo, como também os outros dois grupos subsequentemente!

Respostas coerentes: 1. Biblicamente não há indícios de demônios se transformando em seres físicos, mas na realidade possuindo corpos de pessoas; 2. Não, era realmente uma estrela; 3. Sim, porque não tem base científica.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A conspiração dos Inimigos de Neemias - Dinâmica: Defendendo o Seu Sonho!


Objetivo: Fazer o aluno refletir que para defender o seu sonho não é preciso destruir o sonho de seu próximo (importante! Não diga o objetivo da dinâmica antes dela).

Tempo estimado: 10 minutos

Material: Balões (bexigas) e palitos de dentes, papel e lápis.

Procedimento: O professor entrega a cada aluno um pedaço de papel e lápis e diz: "Escreva nesse papel o seu sonho que gostaria de realizar!" depois dê uma bexiga vazia e diga que encham e amarrem a ponta para que não escape o ar, logo depois o professor pede para que formem um círculo e entrega um palito de dente a cada aluno e diz o seguinte: "Cada um desses balões aí representam os sonhos de vocês, alguns tem sonhos pequenos, pois encheram pouco os balões, outros tem sonhos maiores, enfim, mas o mais importante é que vocês agora tem 5 minutos para defenderem seus sonhos, boa sorte!!!"

Lição 5 - A conspiração dos Inimigos Contra Neemias, Subsídio: Teológico-prático, Histórico e sócio-crítico - Professor Érick Freire

Vencendo o Inimigo Covarde

Ao adentrarmos no capítulo 6 de Neemias podemos tirar uma série de lições para nossa vida cotidiana, principalmente quando falamos da obra de Deus e seus objetivos para nossas vidas, pena que continuaremos falando sobre o “sem vergonha” do Sambalat, ô homenzinho peçonhento e cheio de si, maquiavélico e com intentos cada vez mais destruidores à Obra de Deus.
Sambalat e Tobias junto a seus amigos e conspiradores ficaram sabendo que, toda a pressão psicológica e a ameaça Feitas não foi suficiente para amedrontar o governador de Judá (Neemias), pelo contrário, em cima da perseguição ele desenvolveu ainda mais força para execução esplêndida da obra em um período inferior a dois meses, isso encheu o coração de seus opositores de ira, misturada a inveja e ao medo. Ira porque seus planos maléficos não tiveram êxito, inveja porque demonstrava Neemias ser um líder mais “persuasivo” e motivador do que ele e medo porque achavam em seus corações que Judá fortalecida iria começar a retomar e dominar as terras circunvizinhas, tornando Jerusalém uma cidade forte política e economicamente, por isso, sua tática mudou, agora infiltrava-se em meio ao povo de Judá através de seus “espiões”, na realidade, através de fofoqueiros mesmo.

domingo, 23 de outubro de 2011

Concurso - Seu Comentário no Livro


Faça um comentário sobre o Blog EBD Brasil e tenha-o publicado no livro "A Alegria de Aprender na Escola Dominical", para participar é muito simples, basta deixar seu comentário na caixa de comentários dos leitores Abaixo, com os seguintes dados:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lição 4 Como enfrentar a Oposição à Obra de Deus, Escola Dominical, CPAD, 23 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Objetivos: O aluno após a aula deverá identificar que houve uma grande oposição ao seu trabalho, compreendendo a importância da união do povo de Deus diante da oposição, sabendo que a importância da oração e vigilância são imprescindíveis.

1º Momento: Pergunte aos alunos: O que é oposição? Espere as respostas e diga que oposição é quando alguém se dispõe a contrariar ou se por contra algo ou alguma causa, um dos exemplos que podemos ter é o próprio Diabo que se opõe a obra de Deus. Logo depois diga que a oposição de Sambalat era uma oposição externa que se utilizou do escárnio, a ameaça e nutriu o desânimo do povo, leia o artigo Como enfrentar a Oposição à Obra de Deus < Clique aqui >.
Comente sobre os pontos 1, 2 e 3 do tópico I e pergunte: Alguém aqui conhece pessoas como Sambalat como elas procedem? espere as respostas e depois continue dizendo "Pessoas como Sambalat se alegram em diminuir os outros, por exemplo, quando uma pessoa é chamada para assumir uma função na casa do Senhor alguém chega e diz "O pastor só pôs você porque ninguém queria essa função". E nós não devemos cair nesse discurso pessimista que tem como objetivo nos desanimar e não dá o nosso melhor, são palavras zombeteiras, mas para isso temos uma resposta, a oração. Muitas vezes essas palavras desanimadoras estão recheados de falsas acusações. Como Neemias devemos reagir a isso, mas com oração ao Senhor.

Dinâmica - Obstáculos na estrada

Objetivo: Conscientização acerca do grau de confiança pessoal e segurança.
Material: Objetos diversos que podem servir de obstáculos.
Procedimento: O grupo que vai competir se reúne em uma sala e o professor mostrará um pequeno percurso de obstáculos, que poderá ser de um banco, um colchão, um tapete enrolado, livros ou alguns pequenos objetos se não houver muito espaço.
Mostre a linha de largada e de chegada antes de começar o percurso. Deixe-os estudar os locais dos objetos com cuidado. Em seguida, os escolhidos saem da sala e decidem quem fará primeiro o percurso dos obstáculos; neste tempo, remove-se os obstáculos da sala. Coloque uma venda nos olhos do primeiro participante e leve-o ao local inicial. Enquanto ele percorre o caminho com muita cautela, o grupo pode rir e falar baixinho com gritos de cuidados e risos para indicar dificuldade. Quando terminar seu trajeto, tire a venda. Ele ficará surpreso. O segundo escolhido começa a sua trajetória de olhos vendados, enquanto os murmúrios e gritos aumentam.

Dinâmica: Palavra que transforma

Objetivo: Entender que o servo do Senhor é transformado pela Palavra de Deus e que ele a inspirou.

Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água. 


Desenvolvimento: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja.Então refletimos:- Como a Palavra de Deus age na minha vida?- Eu estou agindo como o isopor que não absorve nada e também não afunda ou aprofunda?- Ou estou agindo como o giz que guarda a água para si sem partilhar com ninguém?- Ou ainda agimos como o vidrinho que tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo?- Ou agimos como a esponja absorvendo bem a água e mesmo espremendo continuamos com água? Versículos bíblicos: Is 40.8; Mt 7.24; 2Tm 3.16.

Lição 4 – Juvenis - A Bíblia e a Ciência - O valor da Bíblia, subsídio para Escola Dominical.

Quando falamos na Bíblia, tratamos do livro mais lido de toda a história da humanidade, podendo-se dizer que ela é o maior de todos os bestsellers, entretanto o seu conteúdo é o mais perfeito de todos, a caracterizando como um livro singular formado por uma biblioteca de 66 livros de variadas épocas e locais. Sabemos que ela foi formada e completamente escrita no mundo oriental, está cheia da cultura deste lado do mundo, mas influenciou diretamente as ações do povo ocidental.
Muitos se questionam qual é o valor científico da Bíblia, devemos ter em mente que os escritores da Bíblia, como também aquele que os inspirou, jamais queria dar respaldo científico para o desenvolvimento da ciência, tampouco construir uma série de trabalhos acadêmicos, o único interesse da Bíblia é simples, restaurar a condição humana, tirar o homem da condição de pecado e levá-lo a condição de varão perfeito.

domingo, 16 de outubro de 2011

Lição 4 - Nosso Adversário e suas armas, Adolescentes - subsídio para Escola Dominical.


“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”
. 
(Tiago 1:12-15)
Na lição dessa semana o tema principal é como o nosso adversário se organiza para nos afastar de Deus, utilizando armas bastante conhecidas, que são os desejos ao pecado como a busca do prazer desenfreado, ou seja, o desejo pelo sexo, que é latente na adolescência.
Costumo dizer que quando chegamos a uma sala de aula onde há adolescentes, sentimos o cheiro dos hormônios a flor da pele, os jovens adolescentes começam a se descobrir como seres dotados do desejo sexual, por isso, querem provar deste prazer, isso vem com a concupiscência da carne, é nessa época também que os adolescentes conhecem colegas que os oferecem drogas que trás um prazer carnal e psicológico sem precedentes, só que recheado de conseqüências desastrosas que vão de uma dependência física, química e/ou psicológica até casos corriqueiros de morte, essa é uma das armas contra a santidade do adolescente cristão, o fato de estarem se descobrindo e ao mesmo tempo querendo distancia dos pais, tendo até vergonha destes, faz com que muitos adolescentes caiam nesse submundo quase sem volta.

sábado, 15 de outubro de 2011

Lição 4 - Como enfrentar a Oposição à Obra de Deus - Subsídio Para Escola Dominical, por Professor Érick Freire


“E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra.
Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-los por presa, na terra do cativeiro.
E não cubras a sua iniqüidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram na presença dos edificadores.
Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.
E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo, E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.
Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.
(Neemias 4:1-9)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lição 3 Aprendendo com as portas de Jerusalém, Escola Dominical, CPAD, 16 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 3 - APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM

Objetivos: Conhecer um pouco da História das portas de Jerusalém e entender que cada porta tem um significado simbólico para nossa vida espiritual contemporânea.

Dica Pedagógica: A Dinâmica da nossa aula dessa semana será bem diferente, a criei especialmente para essa lição, ela trará um recurso visual simples, mas acurado. O Nome da dinâmica é As portas de Jerusalém.

1º Momento: Introduza a lição fazendo um resumo da lição anterior e comente sobre o que é Tipologia e simbologia bíblica.
Veja o vídeo A porta das Ovelhas, se possível passe para os alunos antes de iniciar a primeira porta:

Dinâmica: As portas de Jerusalém

Objetivo: Familiarizar os alunos ao entendimento e aprendizado do dignificado simbólico das portas de Jerusalém.

Material: Uma cartolina ou folha de EVA, sete envelopes pequenos.

Produzindo o Material: Desenhe sete portas da cartolina ou na folha de EVA, as deixe mais ou menos como a imagem abaixo (Só a porta e o nome em cima, as figuras não são necessárias):
Do mesmo jeito que está escrito o nome da porta acima, você fará na cartolina ou EVA, na seguinte ordem: 1ª Porta (Ovelhas, como acima), 2ª Porta (Peixe), 3ª Porta (Velha), 4ª Porta (Vale), 5ª Porta (Lixo), 6ª Porta (Fonte), 7ª Porta (Guarda).
Após desenhar ou colar cada porta produza os envelopes que podem ser envelopes de cartão de presente que são pequenos e de fácil manuseio, se puder compre um de cada cor diferente, azul, amarelo, vermelho, verde, laranja, branco e rosa (isso fica a seu critério, se quiser todos podem ter a mesma cor desde que identifique na parte de fora o nome da porta).
Agora pregue com uma fita adesiva ou durex levemente cada envelope na sua porta correspondente. Dentro do envelope escreva o significado de cada uma das portas, tanto o significado histórico quanto o significado simbólico.

Lição 3 - Criação X Evolução, Subsídio para Escola Dominical, Classe dos Juvenis.

CRIAÇÃO X EVOLUÇÃO


“Esforcei-me muitíssimo para eliminar a existência de um Deus como originador e sustentáculo da própria existência. Não consegui. Hoje eu não defendo literalmente nenhuma religião, mas cheguei a uma grande conclusão. Concluí, depois de exaustiva análise filosófica, que Deus não pode ser simplesmente uma hipótese da fé, mas uma verdade científica” (CURY, 2007, p. 35-36).
Por muito tempo os homens procuram explicar a origem da humanidade, seja através da filosofia, antropologia, arqueologia, história entre outras ramificações da ciência procuram tentar explicar o já explicado na Bíblia, questionam que falar em criação feita por um Deus é coisa de gente com a mente fraca e que são bitolados a um conto de fadas chamado Éden, mas aí é que se enganam “... a crença em Deus não é fruto de uma mente pequena como alguns ateus afirmam, mas de uma complexa inteligência” (CURY, 2007, p.37). Se formos observar a história da criação ficamos estupefatos com a complexidade de como se deu, a criação tem razão científica superior a qualquer ciência humana, não por acaso, mas pela onisciência e onipotência do Autor da criação.

domingo, 9 de outubro de 2011

Aprendendo Com as Portas de Jerusalém - lição 3 - Subsídio Histórico


NEEMIAS
Retrato Histórico de Jerusalém antes e após a Chegada de Neemias em Jerusalém – Parte II.



No subsídio histórico anterior vimos um panorama de como se deu a divisão do trabalho, o início da construção e as barreiras internas (alguns fazendo oposição), como também a força da liderança motivacional de Neemias, a forma como ele instiga o povo a não continuar em uma situação de destruição, ruína e pobreza física e espiritual.
Neste texto dessa semana veremos outro lado do início dessa construção, na realidade será feito um paralelo entre a reestruturação das portas e como aplicar o nome dessas portas simbolicamente com o mundo espiritual da Jerusalém de Deus (A igreja). A Jerusalém de Neemias era menor que a destruída pelos babilônicos, como também era menor que a Jerusalém de Salomão, tinha cerca de 86 hectares e quase 2 Km de muralhas, e nessa muralha haviam várias saídas/entradas ou portas a primeira que vamos falar aqui é a Porta das Ovelhas onde provavelmente se efetuava o comércio de gado ovino “simbolizava consagração, mais tarde recebeu o nome de porta das ovelhas. Ficava nas proximidades do Templo; e do tanque de Betesda.

sábado, 8 de outubro de 2011

O Treinador da Equipe de Cristo - Subsídio para EBD adolescentes

Segundo a WIKIPEDIA Nos desportos, um treinador ou técnico é o indivíduo responsável pela coordenação e direção das atividades de uma equipe ou de apenas um atleta. O treinamento exige o conhecimento de táticas e estratégias de jogo e também de competição, normalmente envolvendo a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras ações dentro e fora do campo ou quadra. A grande maioria dos treinadores são ex-jogadores da modalidade em que estão envolvidos, tendo ou não formação acadêmica” (acessado em 08/10/2011).
Não obstante os “atletas de Cristo” também possuem um treinador, Jesus é o coordenador técnico e o Espírito Santo é o coach (treinador em inglês), quem não lembra do ano passado quando a seleção brasileira disputou a Copa do Mundo e tinha como coordenador técnico Jorginho, hoje treinador do Figueirense e como técnico Dunga, apesar da bela campanha nas eliminatórias da copa, copa América e a Copa das confederações, o Brasil por um lapso foi eliminado precocemente nas quartas-de-final, digo precocemente porque o brasileiro não se contenta com um 5º lugar em um torneio de futebol chamado Copa do Mundo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lição 2 - O Bom e o mau atleta, lições bíblicas da Escola Dominical para adolescentes (CPAD) O Atleta cristão 4º Trimestre de 2011.

Objetivos: Ao concluir a lição, o aluno deverá ser capaz de:

  • Mostrar as diferenças entre o bom e o mau atleta;
  • Atentar à sua vida espiritual. Lembrando-se que é um dever cristão glorificar a Cristo em sua vida;
  • Identificar as virtudes do bom atleta cristão e as conquistas decorrentes da fidelidade a Deus.
Sugestão pedagógica e interação da turma: Professor, a sugestão que darei nessa lição será para substituir a nossa dinâmica semanal, servindo para iniciar sua aula de forma diferente, para que o aluno não pense que só faz brincar na sala de aula, ou seja, nem todos os alunos entendem que dinâmica é diferente de brincadeira, por isso indico que leve de casa revistas com fotos de atletas ou tire da internet, leve fotos de atletas vitoriosos e conhecidos, como também de desconhecidos, divida a sala em dois ou três grandes grupos e peça para que cada grupo escolha alumas fotos desses atletas e colem em uma cartolina, leve uma cartolina por grupo, depois peça para que o grupo escreva na cartolina as características de um bom e um mal atleta e façam comparações com o mundo espiritual, depois peça pra cada grupo vir a frente explicar seu trabalho.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lição 2 - A mentira dos astros e dos horóscopos, lições bíblicas da Escola Dominical para Juvenis (CPAD) O Perigo da falsa ciência e das filosofias antibíblicas, 4º Trimestre de 2011.

Plano de Aula
Lição 2 - A mentira dos astros e dos horóscopos


Objetivos: O aluno após a aula deverá entender o perigo da astrologia, sabendo que só em Deus podemos confiar; Definir o que é a prática da consulta dos astros.

Informação pedagógica adicional: Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em esse Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores do seu "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa te aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lição 2 Liderança em Tempos de Crise, Escola Dominical, CPAD, 09 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 2 - Liderança em Tempos de Crise



Objetivos: O aluno após a aula deverá descrever as principais características da liderança de Neemias; Compreender os aspectos gerais da liderança de Neemias; Saber que Neemias possuía um plano sistemático para reconstrução de Jerusalém.

Dica pedagógica: Professor produza em seu aluno a vontade de ler e descobrir a Bíblia, durante este trimestre isso será possível porque tratasse de um desenrolar da história de Judá, por isso, no fim das aulas deixe uma lacuna e uma pergunta para ser respondida na semana seguinte, peça a seus alunos que verifiquem algum fato curioso ocorrido, no último momento deixarei algumas sugestões de perguntas.

1º Momento: Comprimente os alunos e faça logo uma pergunta: O que é liderança? Espere as respostas e complemente perguntando: Por que liderar não é fácil? Depois fale que ser um líder ideal não é ser um ditador, nem tampouco obrigar alguém a fazer o que se quer, pelo contrário, o verdadeiro líder é um conquistador de corações, ele consegue atingir a alma de seu liderado, acha as melhores qualidades deste para executar de forma mais eficiente o que se é proposto. Leia o artigo liderança, descubra e/ou entenda os vários tipos de líderes.
Leia o artigo Liderança em Tempos de Crise - Subsídio, e veja as características marcantes de Neemias.

Dinâmica: Características de um líder

OBJETIVOS:
  • Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal.
  • Explorar valores que caracterizam um líder.
TAMANHO DO GRUPO: 4 pessoas


MATERIAL:
  • Uma cópia das características de um líder, conforme consta no final deste exercício, para cada participante.
  • Lápis ou caneta para cada participante.
AMBIENTE FÍSICO: Uma sala, com cadeiras, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.


PROCEDIMENTO:
  • O professor, caso o número de participantes for acima de 12 pessoas, formará subgrupos para facilitar o trabalho, distribuirá uma cópia das características de um líder.
  • A seguir, todos procurarão tomar uma decisão individual, procurando seguir as instruções que se encontram na folha que todos receberam.

Liderança em Tempos de Crise - Subsídio para Escola Dominical e Educação Cristã


NEEMIAS
Retrato Histórico de Jerusalém antes e após a Chegada de Neemias em Jerusalém – Parte II.



“E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo”.
(Neemias 2:5-6)

Como havia prometido no último subsídio histórico, nos deteremos agora no grupo de Neemias que foi liberado pelo rei para as ações de reconstrução de Jerusalém, principalmente a estrutura física dos muros que estavam comprometidas. Ele, Neemias, seguiu viajem em 444 a.C. após 94 anos do decreto de Ciro que permitiu o primeiro retorno com Zorobabel, e treze anos atrás do segundo grupo liderado por Esdras, como havia dito no texto anterior, o novo “Moisés” daquela época. Como Esdras era sacerdote, descendente direto de Arão, após a reforma e construção do templo, ele se dedicou as suas funções de origem, ou seja, intercessão sacerdotal pelo povo que estava em Jerusalém, por isso, Deus separa Neemias para executar e finalizar a tarefa de recuperação física e moral de Judá através da “reconstrução das defesas militares e da segurança civil da nação que estava renascendo” (HOFF, p. 300, 2003). A reconstrução das muralhas durou cinquenta e dois (52) dias, e nesse período remonta o quanto é difícil ser um líder com tantas perseguições e oposições.

sábado, 1 de outubro de 2011

Dinâmica: Evangelho em pedaços

Retirado de Ida Gospel e adaptado pelo Professor Érick Freire.

Participantes: número par preferencialmente
Tempo Estimado: 15 minutos
Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.
Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.
Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (Is. 47.1-15; Jr 10.1-25).
Descrição: Divida a turma em dois grupos e entregue um papel com o texto descrito acima a cada grupo para procurarem compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debate sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quando a Crise Mostra Sua Face - subsídio para Escola Dominical e Educação Cristã

NEEMIAS
Retrato Histórico de Israel antes e após a Chegada de Neemias em Jerusalém – Parte I.

Império Babilônico
“Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão: Vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo. A sua cesta e a sua amassadeira serão amaldiçoadas.
Os filhos do seu ventre serão amaldiçoados, como também as colheitas da sua terra, os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. Vocês serão amaldiçoados em tudo o que fizerem.
O Senhor enviará sobre vocês maldições, confusão e repreensão em tudo o que fizerem, até que vocês sejam destruídos e sofram repentina ruína pelo mal que praticaram ao se esquecerem dele. O Senhor os encherá de doenças até bani-los da terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse. O Senhor os ferirá com doenças devastadoras, febre e inflamação, com calor abrasador e seca, com ferrugem e mofo, que os infestarão até que morram.
O céu sobre a sua cabeça será como bronze; o chão debaixo de vocês, como ferro.
Na sua terra o Senhor transformará a chuva em cinza e pó, que descerão do céu até que vocês sejam destruídos. O Senhor fará que vocês sejam derrotados pelos inimigos. Vocês irão a eles por um caminho, e por sete fugirão, e vocês se tornarão motivo de horror para todos os reinos da terra. Os seus cadáveres servirão de alimento para todas as aves do céu e para os animais da terra e não haverá quem os espante. O Senhor os castigará com as úlceras do Egito e com tumores, feridas purulentas e sarna, males dos quais vocês não poderão curar-se. O Senhor os afligirá com loucura, cegueira e confusão mental. Ao meio-dia vocês ficarão tateando às voltas, como um cego na escuridão. Vocês não serão bem sucedidos em nada que fizerem; dia após dia serão oprimidos e roubados, sem que ninguém os salve. Você ficará noivo de uma mulher, mas outro homem a possuirá. Construirá uma casa, mas não morará nela. 
Plantará uma vinha, mas não provará dos seus frutos. O seu boi será abatido diante dos seus olhos, mas você não comerá da sua carne. O seu jumento lhe será tirado à força e não lhe será devolvido. As suas ovelhas serão dadas aos inimigos, e ninguém as livrará. Os seus filhos e as suas filhas serão entregues a outra nação e os seus olhos se consumirão à espera deles, dia após dia, sem que você possa erguer uma só mão para trazê-los de volta. Um povo que vocês não conhecem comerá aquilo que a terra e o seu trabalho produzirem, e vocês sofrerão opressão cruel todos os seus dias. Aquilo que os seus olhos virem os levarão à loucura. O Senhor afligirá os seus joelhos e as suas pernas com feridas dolorosas e incuráveis, e que se espalharão sobre vocês desde a sola do pé até o alto da cabeça. O Senhor os levará, e também o rei que os governar, a uma nação que você e seus antepassados nunca conheceram. Lá vocês adorarão outros deuses, deuses de madeira e de pedra. Vocês serão motivo de horror e motivo de zombaria e de riso para todas as nações para onde o Senhor o levar. Vocês semearão muito em sua terra, mas colherão bem pouco, porque gafanhotos devorarão quase tudo. Plantarão vinhas e as cultivarão, mas não beberão o vinho nem colherão as uvas, porque os vermes as comerão.Vocês terão oliveiras em todo o país, mas vocês mesmos não utilizarão o azeite, porque as azeitonas cairão. Os seus filhos e filhas não ficarão com vocês, porque serão levados para o cativeiro. Enxames de gafanhotos se apoderarão de todas as suas árvores e das plantações da sua terra. Os estrangeiros que vivem no meio de vocês progredirão cada vez mais, e cada vez mais vocês regredirão. Eles lhes emprestarão dinheiro, mas vocês não emprestarão a eles. Eles serão a cabeça, e vocês serão a cauda. Todas essas maldições cairão sobre vocês. Elas o perseguirão e o alcançarão até que sejam destruídos, porque não obedeceram ao Senhor, ao seu Deus, nem guardaram os mandamentos e decretos que ele lhes deu. Essas maldições serão um sinal e um prodígio para vocês e para os seus descendentes para sempre. Uma vez que vocês não serviram com júbilo e alegria ao Senhor, ao seu Deus, na época da prosperidade, então, em meio à fome e à sede, em nudez e pobreza extrema, vocês servirão aos inimigos que o Senhor enviará contra vocês. Ele porá um jugo de ferro sobre o seu  pescoço, até que os tenham destruído. O Senhor trará, de um lugar longínquo, dos confins da terra, uma nação que virá contra vocês como a águia em mergulho, nação cujo idioma não compreenderão, nação de aparência feroz, sem respeito pelos idosos nem piedade para com os moços. Ela devorará as crias dos seus animais e as plantações da sua terra até que vocês sejam destruídos. Ela não lhes deixará cereal, vinho, azeite, como também nenhum bezerro ou cordeiro dos seus rebanhos, até que vocês sejam arruinados. Ela sitiará todas as cidades da sua terra, até que caiam os altos muros fortificados em que vocês confiam. Sitiará todas as suas cidades, em toda a terra que o Senhor, o seu Deus, lhe dá”  (Deuteronômio 28:15-52).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lição 1 Quando a Crise Mostra a sua Face, Escola Dominical, CPAD, 02 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 1 - Quando a Crise Mostra sua Face






Objetivos: O aluno após a aula deverá Reconhecer que em tempos de crise Deus dá o escape; Compreender a chamada de Neemias; Saber que devemos orar e agir em tempos de crise.

1º Momento: Fale introdutoriamente sobre a situação e as condições físicas e históricas de Israel, veja o vídeo das lições bíblicas do 4º trimestre. Se achar interessante passe o vídeo para os alunos até o momento de 50 segundos.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lição 13 A Plenitude do Reino de Deus, Escola Dominical, CPAD, 25 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 13 - A Plenitude do Reino de Deus




Objetivos: O aluno após a aula deverá Compreender que a plenitude do Reino é a nossa bendita esperança, sabendo que o Reino de Deus é uma sublime realidade, conscientizar-se de que a efetivação do Reino se dará com a segunda vinda de Cristo.


Observação: Nessa semana não recomendarei nem farei uma dinâmica para a lição por se tratar de final de trimestre e é recomendável que o tempo da dinâmica seja o usado no início para revisar as lições anteriores.


1º Momento: Faça um resumo das lições do 3º trimestre de 2011.

2º Momento: Pergunte aos alunos o que eles acham que é plenitude do Reino de Deus, outra pergunta muito importante de se fazer é: O que é o Reino de Deus? Espere as respostas e logo depois lembre que a Lição 1 < Clique Aqui > falou sobre o que é o Reino de Deus, comente que a plenitude do Reino de Deus se dará com a segunda vinda de Cristo a Terra e esta é mencionada mais de 300 vezes no Novo Testamento, só o apóstolo Paulo repete sobre essa vinda (chamada hoje de arrebatamento) mais de 50 vezes, se quiser observe (1Tessalonicenses e 2Tessalonicenses), também os capítulos de Mateus 24 e Marcos 13 estão estritamente relacionados a segunda vinda de Cristo a Terra.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dinâmica: A Construção - Por Sulamita Macedo


Objetivo: Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.

Material: figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.

Procedimento:
- Leiam o texto abaixo:
“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou.        Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
                Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:

Lição 13 Os dois construtores - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 13 - Os dois Construtores

Objetivos: Na conclusão dessa lição o aluno terá adquirido a habilidade de explicar o significado e aplicar a parábola dos dois construtores à realidade da nossa vida cristã. Como também saber firmar a sua vida espiritual na sabedoria de Deus e na sua vontade, destacando a importância desse firmamento nos alicerces da fé em Cristo.

1º Momento: Faça a Dinâmica A Construção.

2º Momento: Falar sobre o tópico os dois fundamentos, enfatize o mais importante entre os dois fundamentos, mostre que o conhecimento humano (areia) é passageiro e que qualquer sopro natural pode levá-la para longe, leia o artigo Dunas da Wikipedia, veja que a areia da duna é facilmente transportada e sempre muda sua posição, isso é semelhante ao conhecimento humano que é muito volátil.

domingo, 18 de setembro de 2011

Resultado final da enquete

O resultado da enquete sobre o novo assunto a ser postado semanalmente no blog EBD Brasil já foi computado, como transcrito abaixo, dando ligeira vantagem para escatologia , por isso, deveremos ter uma nova enquete com os dois assuntos mais votados, para termos números finais escolhidos por mais da metade dos internautas, a enquete será iniciada hoje dia 18/09/2011 e se encerrará às 0:00h do dia 18/10/2011.

                                                             Votos                          %
Escatologia                                         53                           23,6%
Psicologia Educacional                     49                           21,8%
Didática                                               40                           18,8%
Pedagogia                                           30                           13,0%
Hermenêutica                                      28                           12,0%
Sistemática                                          14                           6,0%
Outros                                                  11                           4,8%

TOTAL                                               225                         100,0%

sábado, 17 de setembro de 2011

Lição 12 A Ética dos Filhos de Deus - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 12 - A Ética dos Filhos de Deus

Objetivos: O aluno após o fim da aula deverá:

  • Definir ética cristã
  • Descrever as bases da ética cristã.
  • Fundamentar sua vida e relacionamentos na Bíblia.
1º Momento: Professor de adolescentes, a lição desta semana diz que existem quatro características do relacionamento dos filhos de Deus com seus pares e com os não cristãos, mas acho que além destas características o Fruto do Espírito também deve fazer parte dessa ética, pois se o cristão tem esse fruto com certeza terá ética, então bom seria que você relembrasse esse Fruto através da dinâmica Fruto do Espírito.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lição 12 A Integridade da doutrina Cristã, Escola Dominical, CPAD, 18 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 12 - A Integridade da Doutrina Cristã

Objetivos: Espera-se do aluno que Compreenda que a verdadeira doutrina bíblica produz vida, sabendo que as doutrinas bíblicas tem sido atingidas por inúmeras distorções dentro das nossas denominações e por isso, Conscientizemo-nos que a fidelidade a verdadeira doutrina é imprescindível.

Dica: Professor recomendo que indique aos alunos o livro de Myer Pearlman que tem por título Conhecendo as doutrinas da Bíblia.

1º Momento: Comece a aula perguntando aos alunos: O que é doutrina? Para que serve? Espere as respostas dos alunos e diga que a doutrina é o ensino e estudo organizado das verdades bíblicas, como doutrina do pecado, da salvação, do homem, de Deus, da igreja, das últimas coisas, entre outras, ou seja, o ensino sistemático da Bíblia.

Dinâmica: Marca Registrada - Por Sulamita Macedo


Objetivo: Refletir sobre a identidade da Igreja e sua preservação diante das ameaças.

Material: Rótulos ou caixas de objetos bastante conhecidos por sua boa qualidade.

Procedimento:
- Perguntem: Quais as características que identificam este produto? Mostrem um rótulo ou caixa do produto um de cada vez.
- Aguardem as respostas dos alunos.
- Falem que as características do produto,  apontadas por eles, identificam o objeto, associado a sua marca.
- Perguntem também: O que pode ameaçar as empresas que produzem estes produtos?
Possíveis respostas: outros concorrentes, falta de qualidade, preço etc.
- Agora, pergunte:
Quais as características que identificam a Igreja?

domingo, 11 de setembro de 2011

Lição 12 O caminho para o Céu - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 12 O caminho para o Céu

Objetivos: Após a aula o aluno deverá Conscientizar-se que para entrar no Reino de Deus precisamos andar pelo caminho apertado que conduz a porta estreita, entendendo que para tomar posse do Reino de Deus é necessário muitas renúncias e assumir os princípios ensinados por Cristo Jesus, compreendendo que para poder fazer parte do Reino se deve obedecer ao rei e à sua vontade.

Dinâmica: O outro Lado

Objetivos: ver o objetivo comum do grupo. Processo de comunhão e união. Análise da realidade.
Desenvolvimento: (não dizer o objetivo da dinâmica).
O professor pede a todos que se coloquem no fundo da sala ocupando toda parede. Pede silêncio absoluto, muita atenção para a ordem que vai ser dada e que sejam rigorosamente fieis a ela. Deve manter silêncio durante a dinâmica.
A ordem é a seguinte: Vocês deverão procurar como grupo, atingir o outro lado da sala, da forma mais rápida possível e mais eficiente.
Repete-se a ordem várias vezes.
O professor dirá que a ordem não foi cumprida, pede ao grupo que recomece. Repita a ordem várias vezes, pedindo que haja silêncio.
NOTA: É bom que haja obstáculos pelo meio da sala (cadeiras...) dificultando a passagem. Ele considerará a tarefa cumprida quando julgar que o grupo se aproximou do ideal alcançando o outro lado unido, obedecendo ao ritmo um dos outros, tendo incluindo todos na travessia.