sábado, 8 de outubro de 2011

O Treinador da Equipe de Cristo - Subsídio para EBD adolescentes

Segundo a WIKIPEDIA Nos desportos, um treinador ou técnico é o indivíduo responsável pela coordenação e direção das atividades de uma equipe ou de apenas um atleta. O treinamento exige o conhecimento de táticas e estratégias de jogo e também de competição, normalmente envolvendo a elaboração de esquemas, substituição de jogadores e outras ações dentro e fora do campo ou quadra. A grande maioria dos treinadores são ex-jogadores da modalidade em que estão envolvidos, tendo ou não formação acadêmica” (acessado em 08/10/2011).
Não obstante os “atletas de Cristo” também possuem um treinador, Jesus é o coordenador técnico e o Espírito Santo é o coach (treinador em inglês), quem não lembra do ano passado quando a seleção brasileira disputou a Copa do Mundo e tinha como coordenador técnico Jorginho, hoje treinador do Figueirense e como técnico Dunga, apesar da bela campanha nas eliminatórias da copa, copa América e a Copa das confederações, o Brasil por um lapso foi eliminado precocemente nas quartas-de-final, digo precocemente porque o brasileiro não se contenta com um 5º lugar em um torneio de futebol chamado Copa do Mundo.

Não diferente da seleção brasileira nós também temos alguém responsável pela coordenação da congregação de Cristo aqui na Terra, nossa equipe é formada pelo melhor coordenador técnico e o maior de todos os treinadores, Por quê? Simplesmente porque o mesmo sonda (Sl. 129) o coração de todos seus “atletas” e conhece todas as limitações e fraquezas, por isso é um grande conselheiro, nos capítulos 14 a 17 do evangelho segundo João este treinador é conhecido como conselheiro. Nesse trecho os discípulos questionavam “Mestre, quem nos ajudará quando partires? Quem nos ensinará e nos guiará para pregarmos? Como poderemos enfrentar o adversário?” Perguntas que se encaixam numa personalidade de conselheiro “treinador”.
A palavra conselheiro vem do grego “paracleto, no grego, ou alguém que está ao lado dando apoio em qualquer eventualidade a alguém. O Espírito Santo que é um grande conselheiro veio substituir Jesus aqui na Terra e todos os dias nos ensina, nos mostra como treinarmos a nossa vida espiritual.
O Conselheiro ensina as coisas de Cristo, mais até do que Jesus ensinou, pois nos ajuda a entender a Palavra de Deus e a interpretar as intempéries da vida cotidiana, foi ele quem orientou homens como Paulo para ensinar a doutrina de Cristo, sem mesmo Paulo ter tido contato físico com Jesus durante o ministério messiânico na Terra, foi ele quem orientou a Paulo passar a Macedônia (Europa) e levar o evangelho que de lá iria se expandir por todo o globo terrestre, foi ele quem usou Martinho Lutero para ir contra o sistema de indulgências clerical, foi ele quem usou Myer Pearlman para organizar um dos melhores sistemas de doutrina da Bíblia, foi ele quem orientou Halley a criar um dos melhores manuais bíblicos de todos os tempos, mesmo quando o sistema de comunicação ainda era embrionário, foi ele quem despertou homens como Billy Graham, David Wilckerson, Josué Irion, Daniel Berg, Gunnar Vingren e tantos outros para expandir o evangelho com inúmeras estratégias muito bem elaboradas, e tantos outros que o Espirito Santo treinou e usou para expansão do evangelho do Senhor Jesus Cristo!
O Espírito Santo também nos ajuda a entender quando erramos e nos dá orientações quando e como devemos adorar ao Senhor, o quanto devemos ler e estudar a Palavra, o quanto devemos orar, que na realidade é incessantemente, pois precisamos de sua santificação e de um espírito puro para sermos considerados varões perfeitos, ou seja, um bom Atleta.
Por isso, façamos de tudo para não o decepcionar, ele espera o melhor de nós!

1 comentários:

Faça valer a sua ideia!