sábado, 9 de abril de 2011

Lição 3 - O que é o batismo com Espírito Santo - Subsídio Doutrinário - Por Professor Érick Freire

Introdução
Vamos considerar vários fatos aqui neste artigo, trabalhando principalmente a teologia sistemática do Revestimento de Poder e/ou Batismo com Espírito Santo, iremos relatar todos os pontos mais importantes dessa doutrina dando respaldo bibliológico e teológico.

A Natureza

              No assunto agora abordado trataremos da natureza vivificadora do Espírito Santo, pois como já dito falaremos do revestimento de poder e essa a expressão nos leva a relacionar o revestimento como uma reveste, ou seja, uma roupa sobre outra, ou uma couraça sobre a armadura, por isso, reveste, ou melhor uma veste sobre outra.
            A característica principal desse revestimento seria o ato do serviço cristão. Querendo dizer assim, que o revestimento fortalece para que o serviço seja mais eficaz e não que se recebe esse revestimento para a regeneração para a vida eterna, ora, o batismo com Espírito Santo, nada tem haver com a regeneração para ser salvo, o revestimento é de poder para servir ao Senhor e a igreja.
Esse batismo não é dado a pessoas que não tenham o Senhor, já que vemos isso em Mt 10.1 como armas de poder e em Lc 10.20 "seus nomes já estão escritos nos céus". Em Jo 15.3 notamos que fala que eles já estavam limpos pela palavra, ou seja, vestidos da salvação, para serem revestidos de poder.
          Os fatos bíblicos mostram que aqueles de At. 1.8, careciam desse revestimento de poder, pois já estavam em Cristo e já conheciam a Cristo, mas faltava-lhes o revestimento de poder para terem mais ousadia na expansão do evangelho. Vemos também mais na frente em At. 8.12-16, pessoas que tinham sido salvas e batizadas em águas por Felipe, mas que receberam o dom do Espírito após algum tempo de suas conversões.

Leiam esse trecho do livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia < CLIQUE AQUI > (p.309)

         Acompanhando o cumprimento dessa promessa (At.1.8), houve manisfestações sobrenaturais (At. 2.1-4), das quais a mais importante e mais comum é o milagre de falar em outros idiomas. O fato de essa expressão oral, sobrenatural, ter acompanhado o recebimento de poder espiritual é declarado em duas outras ocasiões (At. 10.44-46; 19.1-6) e inferido em mais uma outra (At. 8.14-19).
         Esse revestimento é descrito como um batismo (At. 1.5). Quando Paulo declara que há somente um batismo (Ef. 4.5), ele se refere ao batismo nas águas. Tanto os judeus quanto os pagãos praticavam lavagens cerimoniais, e João Batista havia administrado o batismo nas águas para o arrependimento;  mas Paulo declara que agora somente um batismo é válido diante de Deus, a saber, o batismo autorizado por Jesus e efetuado em nome da Trindade - em outras palavras, o batismo cristão.

         A expressão batismo é usada para o revestimento de poder, como um símbolo, na realidade para denotar o sentido de imersão no poder do Espírito Vivificador de Deus. Outro ponto importante é que nesse mesmo evento de Atos a Bíblia fala do batismo como preenchimento, ou seja, "e foram cheios do Espírito", isso no dia de Pentecostes.
            Tudo o que falamos aqui nos leva a crer que o crente pode ser revestido de poder logo após a sua conversão, marcada e evidenciado por inicialmente o falar em línguas (independente se é língua de anjos ou estrangeiras), mas alguns não concordam com isso, pois há muitos cristãos que conhecem o poder regeneração e santificação do Espírito Santo, sem terem passado pela experiência do revestimento de poder, por isso sabemos através do Novo Testamento que todo cristão tem o Espírito Santo habitando nele pois Paulo afirma: "Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a Ele" (Rm. 8.9) - Nova Tradução da Liinguagem de Hoje.
            Também alguns afirmam que vários obreiros receberam unções do Espírito e foram capacitados para levar o evangelho de Cristo sem terem passado pela experiência do batismo com Espírito Santo. O que devemos entender é que há um só Espírito, mas Ele age de várias formas, e por isso, existem vários relatos bíblicos e atuais que demonstram ações diretas do Espírito na vida de vários servos de Deus, ou seja, é como  a água, ela serve para limpar, purificar, beber, refrescar, serve também para impulsionar turbinas de uma usina hidrelétrica, serve para fazer girar moinhos, serve para irrigar plantações e as fazer crescer, serve como fator primordial na fotossíntese das plantas e etc. Do mesmo modo o Espírito Santo de Deus tem suas ações mais variadas possíveis, mas nunca fora das atribuições Divinas no Deus Todo Poderoso (trino).
          Expressões muito interessantes utilizadas pela Bíblia para falar desse revestimento são: "a manifestação do Espírito" (1Co 12.7), também são utilizadas as expressões "descer sobre", "ser derramado", "cheio do", dando um direcionamento a algo pontual in loco e sobrenatural, extra-físico, (At. 1.5).
         A palavra dos dias de "hoje" que foi criada para melhor explicar esse "fenômeno" foi carismático, usado geralmente no grego para caracterizar um revestimento de poder especial.

Evidência Inicial
          Como saber se esse revestimento foi "concretizado"? O fator mais visível desse revestimento é evidenciado pelo falar em línguas, ou seja, um falar em êxtase espiritual, falar extático, algo sobrenatural apoderasse da expressão oral do Cristão e o mesmo passa a falar em uma língua que nunca havia estudado e muitas vezes, nem ouviu falar. Algumas pessoas acham que essa interpretação é feita só por um grupo de lunáticos, mas vários estudiosos comentam sobre esse assunto a chamando de glossolalia, para o doutro Rees, teólogo inglês de ideias liberais esse fenômeno era o dom mais evidente da igreja primitiva, para muitos era o fato que mais atraía pessoas para a igreja, vemos as pessoas ficarem atônitas ao verem e falarem "Não são esses galileus? Como conseguem falar nossas línguas?", o olhar de espanto de muitos mercadores e forasteiros que passaram ali era notável (Aleluia!) O Espírito de Deus se manifestava e deixava várias pessoas perplexas. Lembro-me de uma vez em um interior em um culto publico festivo, onde o juiz daquela cidade foi convidado (interior do RN) e quando Deus começou a usar uma irmã em profecia o Juiz fez cara de espanto e perguntou a um dos obreiros "Essa mulher estudou latim?" e ouviu a resposta que não e comentou: "Pois ela está falando em latim e é para mim" e começou a chorar! O Espírito Santo é Onisciente e  não precisa estudar nenhuma língua pois já conhece todas.

Continuidade do  revestimento de poder
           Existem três pontosa do aspecto contínuo do batismo com Espírito Santo, primeiro a plenitude inicial, que é quando há o pleno gozo de receber o batismo com Espírito Santo, segundo um condicional constante, pois é usada a expressão cheio do Espírito (At. 6.3) e isso se remete a pessoa possuir hábitos espirituais saudáveis demonstrados através dos frutos do Espírito. Outra referência escrita por Paulo aos Efésios afirma "Enchei-vos do Espírito" (5.18) dando sentido de constância na presença do Espírito, no terceiro podemos concluir que o revestimento de poder serve para unções ou preenchimentos para ocasiões especiais, por exemplo, "Pedro foi cheio do Espírito no dia de pentecostes, mas Deus lhe concedeu uma unção especial quando esteve diante das autoridades e líderes do povo em Jerusalém (At. 4.8)" (PEARLMAN, p. 315, 2010).

Como receber o batismo com Espírito Santo
                    Algumas pessoas se perguntam, como posso receber tal batismo?
Se formos analisar o contexto do dia de pentecostes veremos que o povo estavam reunidos em fervente oração, com um mesmo propósito de receber este revestimento de poder. As particularidades são grandes entre pessoas que buscam o batismo com Espírito Santo, já que há alguns que recebem assim que se convertem e outros que recebem muito depois de sua conversão, e também há outros que não recebem. O que vale salientar aqui é que o batismo jamais servirá como pré-requisito para a salvação, pois a salvação é dom gratuito de Deus.
                  Geralmente a conversão seguida de batismo com Espírito Santo, está diretamente ligada as orações dos obreiros cristãos, temos o exemplo dos conversos samaritanos quando Pedro e João os impuseram as mãos e foram cheios do Espírito (At. 8.15,17).
                   Como já falado também a comunhão em orações levam ao batismo com Espírito Santo, muitas vezes em coletivo, a Bíblia diz em 4.31 de Atos que durante a oração em coumnhão em Jerusalém o lugar tremeu e foram cheios do Espírito.
                   Existe também exemplos de que o batismo é espontâneo, não precisando dos esforços em orações, como os hóspedes da casa de Cornélio (At. 10.44; 15.9). Eu mesmo tenho um exemplo prático, em uma viagem do coral Amém da IEADERN em novembro de 1996, estávamos vindo de Alagoas e fui batizado com Espírito Santo dentro do ônibus, OH GLÓRIA! Quem estava nesse ônibus era o Pastor Klauber Maia (dono do portal EBD na Web) foi uma benção!
                  Como o batismo com Espírito Santo é tido como um dom de Deus, podemos requer-lo diante do trono da graça de Deus fazendo-se cumprir a promessa cristiana "Se vocês que são maus dão boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos Céus dará o Espírito Santo a quem pedi-lo!" (Lc. 11.13)
                   Paulo jejuou e orou durante três dias para ser cheio do Espírito de Deus, caracterizando que o batismo também pode ser feito de forma individual, quem sabe até no próprio quarto orando em secreto ao Senhor. O diácono Nelis Nelson da IEADERN relata que em sua juventude ele estava orando sentado em sua cama e logo depois começou a louvar ao Senhor, isso durante algumas horas e começou a falar em uma língua que outrora nunca tinha ouvido falar e o mais interessante é que ele não conseguia voltar a falar na língua materna (português).
                  Por fim, Deus concede aos obedientes, pois "Deus concedeu aos que lhe obedecem" (At. 5.32)
                  Em fim, não existe um receita pronta de como receber o batismo com Espírito Santo, pois sabemos que o Espírito age da forma que lhe aprás não sendo amarrado a lógica e sentido humanos, mas sabemos que só quem é converso em Cristo o pode receber, já que o Espírito Santo já faz morada dentro dele e o batismo é o transbordar dessa ação interna e intrínseca ao homem espiritual cristão.

Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos!!!

1 comentários:

  1. Professor Erick, muito sabias suas palavras. Foi de grande ajuda aos meus estudos. Que Deus continue habilitando voce ao ensino e o capacitando para o servico cristao. Deus o abencoe.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!