quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Thomas Oden (1931-2016), 'herói da convicção ortodoxa',


NASHVILLE (BP) – Thomas C. Oden, um prolífico teólogo metodista cuja meia-idade abandonou o liberalismo teológico e inspirou uma geração de estudiosos batistas do sul, morreu em 8 de dezembro de 2016.

Entre aqueles que citaram a influência de Oden em suas vidas estão o presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, R. Albert Mohler Jr., o reitor do Seminário Teológico Batista do Meio-Oeste, Jason Duesing, o reitor da Beeson Divinity School, Timothy George, o presidente da Trinity Evangelical Divinity School, David S. Dockery e Ethics & Religious. Presidente da Comissão de Liberdade, Russell Moore.

Criado em um lar protestante tradicional, Oden ficou “interessado em explorar coisas que [ele] não conhecia” quando era estudante universitário, disse ele a Mohler em uma entrevista em 2015, e logo se viu estudando “ideologia socialista”, bem como teologia de pensadores “existencialistas” como Rudolf Bultmann e Paul Tillich, ambos os quais negaram a completa veracidade das Escrituras.

“Adorei as fantasias e adorei as ilusões revolucionárias”, disse Oden. “Eu realmente as amei. Eu adorava a heresia.”

Depois de obter o título de doutor em filosofia na Universidade de Yale, Oden começou a lecionar na Universidade Drew em Madison, NJ, onde um colega judeu conservador lhe disse na década de 1970: “Você nunca será um teólogo até que se aprofunde na tradição cristã clássica, ”Oden contou a Mohler.

Oden levou a sério a advertência de seu colega, lendo as obras de cristãos antigos como Atanásio de Alexandria e Agostinho de Hipona. No processo, Oden disse: “Eu conheci Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo”.

Após essa experiência, Oden começou a defender o cristianismo tradicional e ortodoxo, incluindo a confiabilidade das Escrituras e a historicidade da ressurreição de Cristo.

Junto com esta epifania espiritual, Oden experimentou uma conversão de opiniões políticas, incluindo uma mudança de apoiar o aborto para ser pró-vida.

Entre aqueles que o desafiaram antes de sua mudança de opinião, Oden lembrou-se de “uma advertência gentil” na década de 1960 feita pelo então presidente do Seminário Teológico Batista do Sudoeste, Robert Naylor, que, após uma palestra de Oden no Southwestern, “muito habilmente abordou quase todos os pontos que eu tinha feito” e refutei.

As quatro décadas de vida de Oden que se seguiram à sua mudança do liberalismo levaram-no a escrever uma teologia sistemática em três volumes e um livro de memórias de 2014 chamado “A Change of Heart”, entre outras obras. Ele também atuou como editor geral do Ancient Christian Commentary on Scripture, de 29 volumes, que compila comentários sobre vários livros da Bíblia escritos por teólogos e pastores do segundo ao oitavo século.

Além disso, Oden colaborou com a Christianity Today, First Things, a Sociedade Teológica Evangélica e grupos que tentavam trazer renovação teológica à Igreja Metodista Unida.

A história de Oden, escreveu Mohler em uma postagem no blog em 9 de dezembro, “é um dos maiores testemunhos teológicos de nossa época”, e “A Change of Heart” é “uma das autobiografias cristãs mais comoventes que já li”.

George disse à Baptist Press que Oden “teve uma grande influência sobre toda uma geração de teólogos batistas do sul”.

“Numa época em que o liberalismo reinava supremo em muitos círculos”, disse George em comentários escritos, Oden “mostrou como um envolvimento robusto com as fontes clássicas da fé cristã poderia trazer renovação para toda a igreja. Ele falou na Beeson Divinity School [da Universidade de Samford] em muitas ocasiões e atuou como membro de nosso Conselho Consultivo.”

Dockery chamou Oden de “um amigo e encorajador” em uma coluna da BP , acrescentando: “A comunidade cristã perdeu um gigante… Um amigo e fonte de encorajamento para muitos, nos unimos a muitos outros para oferecer graças a Deus pela vida, ministério, escritos influentes e compromissos conviccionais de Thomas C. Oden.”

Duesing escreveu em uma postagem no blog de 9 de dezembro sobre ter conhecido Oden “pessoalmente apenas uma vez, há 11 anos”, mas sendo “treinado e influenciado… por aqueles que ele influenciou”.

Moore twittou: “Que perda para todos nós é a morte do teólogo metodista Thomas Oden. Ele é um herói de convicção ortodoxa.”

Em várias ocasiões, Oden contou um sonho após sua virada para a ortodoxia, no qual viu uma inscrição em sua própria lápide afirmando: “Ele não fez nenhuma nova contribuição à teologia”.

“No sonho fiquei extremamente satisfeito”, disse Oden ao Christianity Today em 1990, “pois percebi que estava a aprender… a não inventar novas doutrinas”.

Oden foi precedido na morte por sua esposa Edrita.

#thomasoden #metodism #metodismo #metodista #ortodoxia #ortopraxia #ortopatia #ortocardia #teologia #arminianismo #Santidade #Wesleyana #reformando #pentecostal #cristianismo #patristica #solascriptura #SolaFide #solagratia #johnwesley #calvinismo #reformados #reforma

https://www.baptistpress.com/resource-library/news/thomas-oden-hero-of-orthodox-conviction-dies/

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!