segunda-feira, 6 de novembro de 2023

A TEOLOGIA WESLEYANA DE SANTIDADE




A Teologia Wesleyana de Santidade está fundamentada nos ensinamentos de John Wesley (1703-1791). Wesley e seu irmão Charles eram clérigos ordenados e treinados em Oxford na Igreja da Inglaterra. Enquanto estavam em Oxford, eles fundaram um pequeno grupo de homens que eram ironicamente chamados por seus colegas de “Clube Santo”. Na mesma época, eles começaram a ser chamados de metodistas. Originalmente aplicado a uma antiga e obscura seita de médicos [Os physicians do século I a.C.], foi o nome que pegou; assim nasceu o Metodismo de Oxford. O único desígnio destes metodistas era, como disse Wesley, ser “absolutamente cristãos da Bíblia; tomando a Bíblia, conforme interpretada pela igreja primitiva [pais da igreja primitiva]… como seu governo único e completo.” [i]

O foco principal de John Wesley estava na doutrina da salvação e na relação entre graça, fé e santidade de coração e de vida. Wesley identificou três doutrinas em “Uma Breve História do Metodismo” (1765) que resumiu o núcleo do ensino Metodista e Wesleyano de Santidade. [ii] O que ele diz reflete essencialmente o seu pensamento no início do reavivamento metodista contido em dois tratados principais, “Caráter de um Metodista” e “Os Princípios de um Metodista”, ambos publicados em 1742.

Primeiro, Wesley ensinou a doutrina clássica do pecado original e da absoluta incapacidade dos seres humanos de se salvarem através de obras virtuosas. [iii] Tal como aconteceu com os reformadores protestantes, Lutero e Calvino, Wesley sustentou que a desobediência de Adão mergulhou a raça humana numa matriz de pecado da qual, salvo a intervenção divina, não há escapatória. Afastando-se dos Reformadores, contudo, Wesley rejeitou as suas noções de eleição, predestinação, graça irresistível e coisas do gênero como questões de opinião. Ele acreditava que essas idéias não apenas não refletiam o ensino da Bíblia e da igreja primitiva, mas também não retratavam com precisão o caráter ou a obra de um Deus amoroso. Em vez disso, seguindo as discussões de São Paulo sobre lei e evangelho, pecado e justificação em Gálatas e Romanos, Wesley insistiu que a graça de Deus está gratuitamente disponível para todos os que ouvirem o evangelho, se arrependerem e crerem; a graça precede a fé para que a escolha de acreditar seja livre e não coagida. A doutrina da graça preveniente (“graça que vem antes”), que Wesley recolheu dos pais da igreja, aponta para um Deus que salva os perdidos sem transgredir a sua liberdade moral de escolha. Tal graça permite que o indivíduo se arrependa dos seus pecados e creia em Jesus Cristo.

Em segundo lugar, Wesley ensinou que a salvação, ou justificação como é chamada, vem somente pela fé. [iv] Ele rejeitou a noção de que as obras justas, embora boas em si mesmas, acumulam qualquer mérito para a salvação. Wesley observou que há três coisas que trabalham juntas para produzir a salvação. A primeira é a infinita misericórdia e graça de Deus; a segunda é a satisfação do justo julgamento de Deus sobre o pecado, baseado na morte sacrificial e substitutiva de Cristo; a terceira é a fé pessoal do indivíduo nos méritos de Jesus Cristo. Wesley insistiu que tal fé não consiste apenas em dar consentimento cognitivo, mas é uma confiança sincera em Cristo para o perdão dos pecados e a confiança de que Deus salva aqueles que verdadeiramente crêem. Os Wesleyanos ensinam que no momento em que alguém crê, ele/ela é salvo; e crendo podem esperar receber um testemunho interior de terem sido libertados da escravidão do pecado e da condenação eterna para a libertação do pecado e da vida eterna. Este testemunho não é apenas um sentimento: é a obra do Espírito Santo e o início da regeneração interior do carácter descrita metaforicamente no Evangelho de João como o novo nascimento.

Terceiro, Wesley ensinou que a fé genuína produz santidade interior e exterior. O processo regenerativo interiormente não pode deixar de encontrar expressão num caráter moral melhorado exteriormente. A doutrina da santidade está fundamentada no mandamento de ser santo como Deus é santo (Lev. 19:2 e outros locais do Antigo Testamento). Jesus ordenou: “Sede perfeitos, pois, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:48). Jesus também ensinou que o verdadeiro discipulado cristão requer amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força, e amar o próximo como a si mesmo (Mateus 22:34-40). Enquanto Lutero e Calvino tendiam a ver a perfeição no sentido absoluto (isto é, desempenho perfeito), Wesley entendia-a no sentido teológico como tendo a ver com maturidade de carácter e amor cada vez maior por Deus. A palavra “perfeição” do Novo Testamento é traduzida de um termo grego que significa maturidade ou conclusão: não significa perfeição. Portanto, sempre que Wesley discutia santidade, santificação ou perfeição (todas teologicamente sinônimos), ele preferia a expressão “perfeição cristã”. Ao acrescentar o adjetivo cristão, ele procurou evitar comparações com os reformadores, cujas noções idealistas de perfeição os levaram a acreditar que a santidade ou a santificação pessoal não são possíveis nesta vida. A perfeição cristã, para Wesley, é alcançável nesta vida presente porque tem a ver com os afetos. Quando, pela graça de Deus infundida na alma através do Espírito Santo, o amor de uma pessoa por Deus e pelos outros se torna puro e completo, o seu estilo de vida não pode deixar de aumentar em virtude, encontrando expressão em ações amorosas e altruístas. A fé atuando exteriormente através do amor era um dos temas bíblicos favoritos de Wesley (Gálatas 5:6).

Um dos principais debates dentro da tradição Wesleyana de Santidade é se a perfeição cristã ou, como é frequentemente chamada, “inteira santificação”, é uma segunda obra instantânea da graça ou a operação gradual do Espírito. É crise ou processo? Na verdade, Wesley disse que são as duas coisas. Wesley argumentou consistentemente que a salvação deve produzir santidade de coração e de vida, mas ele nunca viu o processo como uma espécie de escada de ascensão, como fizeram os místicos cristãos antigos e medievais. Ele nunca imaginou um estágio nesta vida em que alguém chegasse e não pudesse ir mais longe. Em vez disso, Wesley via biblicamente a santidade cristã como um movimento linear para a frente. Ele ensinou que, apesar da segurança interior e da regeneração de caráter que resulta da justificação, nunca demora muito para que o novo crente descubra que ainda existe uma raiz de pecado dentro dele. Ao contrário dos Reformadores, que ensinavam que a santificação só ocorre na morte, Wesley argumentou que não via razão para que ela não pudesse ocorrer dez, vinte ou mesmo trinta anos antes da morte. Certamente, disse ele, não há nenhuma evidência bíblica que leve alguém a pensar de outra forma. Embora ele próprio nunca tenha afirmado ser inteiramente santificado (ele acreditava que afirmar isso era um sinal justo de que alguém não o era), Wesley registrou as experiências de outros dos quais ele não tinha dúvida de que foram libertos de todo pecado e cheios inteiramente do puro amor de Deus. Alguns desses relatos são encontrados em seu tratado “A Plain Account of Christian Perfection” (1767) - lançado pela Mundo Cristão sob o título "Explicação Clara da Perfeição Cristã".

A Universidade de Asbury, com as suas raízes na tradição metodista americana e na tradição de santidade, seguiu o ensinamento de Wesley sobre a inteira santificação. Os crentes podem e devem buscar uma obra subsequente de Deus onde, através da graça concedida pelo Espírito, eles sejam cheios do amor de Deus. Contudo, como Wesley advertiu, não existe estado de existência cristã em que não admita um aumento no amor a Deus e ao próximo. Para Wesley e para os cristãos na tradição de santidade wesleyana, a vida cristã de fé sempre oferece o potencial de uma semelhança cada vez maior com Cristo em amor, através da presença graciosa e habitante do Espírito Santo.

[i] “A Short History of Methodism,” WJW, 9: 348.

[ii] Ibid., 349.

[iii] Ibid., 349.

[iv] “Principles of a Methodist,” BE, 9: 50 ff.


#teologia #arminianismo #Santidade #Wesleyana #reformando #pentecostal #cristianismo #patristica #solascriptura #SolaFide #solagratia #johnwesley #asbury

https://www.asbury.edu/about/spiritual-vitality/wesleyan-holiness-theology/



0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!