quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lição 5 A Conspiração dos Inimigos contra Neemias, Escola Dominical, CPAD, 30 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Objetivo: O aluno após a aula deverá entender que o discernimento espiritual é necessário para que realize a melhor obra entendendo que os inimigos, como os de Neemias, utilizam estratégias para prejudicar a obra de Deus, sabendo que o inimigo não se cansa em investir nas suas tramas!

Observação: Querido professor se você quiser utilizar os Slides dessa lição < Clique Aqui > eles estão de acordo com o Plano de Aula.

1º Momento: Professor é importante que você conheça o contexto dessa batalha espiritual e psicológica que Neemias enfrentou, para isso Leia o artigo Vencendo o Inimigo Covarde!
No início da aula faça a Dinâmica Defendendo o seu Sonho!
Após a dinâmica fale sobre o medo de Sambalat e Tobias, mostre que por causa desse medo eles queriam destruir os sonhos de Neemias, pergunte: Qual era o sonho de Neemias? Ele já tinha realizado seu sonho? Logo depois continue comentando sobre a obra que Neemias tinha como sua responsabilidade e sonho que era reconstruir sua cidade, a cidade de seus pais, que Neemias queria restaurar a moral do povo e a espiritualidade (leia com calma e imprima o texto  Vencendo o Inimigo Covarde).

Fale sobre a carta enviada pelos inimigos e diga qual foi a resposta de Neemias! Pergunte: Por que a resposta de Neemias foi sábia?
Comente sobre o foco de Neemias na obra, sua persistência e responsabilidade em não querer perder tempo.
Finalize o tópico com o seguinte questionamento: O que podemos tirar de lição das atitudes de Neemias? Espere as respostas e vá para o segundo momento.

2º Momento: Comece o tópico perguntando: O que é subornar? Espere as respostas dos alunos e comente sobre a atitude de Semaías, a covardia com que ele estava tramando a queda de Neemias junto aos opositores samaritanos, comente sobre os homens que se eram chamados de nobres e suas atitudes sem nenhuma nobreza.
Pergunte: O que são falsos profetas? Espere as respostas e diga que existem falsos profetas não só no meio dos membros da igreja, mas no meio da liderança e que esses são piores, semelhantes aos falsos mestres fariseus que oprimem ao povo com mentiras e ainda usam a Bíblia, usam seus cargos como o sacerdote Semaías e os "nobres".
Fale também sobre a pressão dos familiares e conhecidos de Tobias que está no texto  Vencendo o Inimigo Covarde.

3º Momento: Pergunte: Quando você termina algo qual a sensação que você sente? Por exemplo quando termina um trabalho da escola, ou uma meta a cumprir no trabalho, ou uma encomenda, e etc.
Imagine como Neemias se sentiu, após tanta perseguição ter conseguido terminar quase dois quilômetros de muralhas com quase 6 metros de altura e mais de 1 metro de largura em menos de dois meses, exatamente 52 dias.
Comente outra vez sobre o medo de Sambalat, que agora era maior, pois a construção havia terminado, diga que o inimigo quando derrotado ele recua, Neemias mostrou ter moral e segurança e persistiu até o fim, diga aos alunos que quando começamos a obra de Deus devemos ir até o fim!

4º Momento: Faça uma pequena revisão com as seguintes perguntas:
  1. O que podemos aprender com a resposta dada por Neemias a Sambalat?
  2. Qual a intenção de Semaías ao convidar Neemias para ir ao Templo?
  3. Quanto tempo durou a reconstrução dos muros?
  4. Quais as atitudes de Neemias que lhe deixou surpreso?
  5. Os falsos profetas só são membros da igreja que perseguem os pastores?
Seu comentário no Livro!

Faça um comentário sobre o Blog EBD Brasil e tenha-o publicado em um livro, para participar é muito simples, basta deixar seu comentário na caixa de comentários dos leitores < Clique Aqui > e Participe!!!

UMA BOA AULA E QUE A PAZ DO SENHOR SEJA COM TODOS VOCÊS!!!

12 comentários:

  1. Queridos o Blog EBD Brasil ficou temporariamente pesado porque o Blogger juntamente com o Google fizeram atualizações em plug-ins e algumas páginas hospedadas pela Google ficaram pesadas, mas com toda eficiência do Google tudo foi resolvido!
    APROVEITEM AO MÁXIMO AS LIÇÕES HOJE E NO TRANSCORRER DA SEMANA!!! ABRAÇOS A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Professor que benção descobrir este blog! Vou estar aqui todas as semanas!

    ResponderExcluir
  3. Amém João Carlos, estou aqui para servir todos vocês!

    ResponderExcluir
  4. Esse blog é ótimo, me ajuda muito a preparar as minhas aulas!! Que Deus continue o abençoando vc e sua família ! A PAZ DO SENHOR!!

    ResponderExcluir
  5. Amém querido!
    Obrigado pela visita! Sou servo do Deus altíssimo e em consequência de vocês também!

    ResponderExcluir
  6. Que Deus continui te abençoando, ficamos pronto com seus comentarios no domingo damos uma aula enriquecida. Deixamos os alunos bem instruidos e com vontade (SEDE) de Deus para está no proximo domingo na EBD.
    Roberto
    Vice- Dirigente da EBD
    ASSEMBLEIA DE DEUS - ministerio Abreu e Lima -PE Av. Brasil

    28 de outubro de 2011 16:33
    Roberto disse...
    Outra coisa EricK, vc não vende a sabedoria que Deus lhe deu, pelo contrario a divide com os outros.
    Roberto
    Vice- Dirigente da EBD
    ASSEMBLEIA DE DEUS - ministerio Abreu e Lima -PE Av. Brasil

    ResponderExcluir
  7. Roberto, meu querido irmão! não sou digno de tais palavras, fico deveras feliz em está ajudando, não quero jamais ter como meta manipular os outros e persuadi-los por palavras humanas com intuito monetário ou qualquer outra forma de deturpação do evangelho de Cristo "De graça recebeste, de graça darás!"

    QUE O SENHOR DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS!!!
    DO SEU SERVO!!!

    ResponderExcluir
  8. gosto muito das dinamica, poste mais em nome de JESUS.

    ResponderExcluir
  9. Querida irmã, essa é minha vontade!!!
    Tudo será no tempo certo!

    ResponderExcluir
  10. já sou fã de carteirinha desse blog desde que o descobrir...tem sido benção em minha vida e tem me ajudado muito em todas as aulas. Que Deus continue abençoando e inspirindo meu amado irmão, para que juntos possamos continuar a ensinar o querer de Deus a diversos corações. fike na Pazzz abç♥!

    ResponderExcluir
  11. Paz do Senhor,tenho usado o conteúdo de seus comentários na EBD aqui e tem sido uma benção.Que DEus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  12. Amém queridos Adilson e Lucy! Sejam sempre servos com o querer de construir da melhor forma a obra de Deus.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!