segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lição 5 - A conspiração dos Inimigos Contra Neemias, Subsídio: Teológico-prático, Histórico e sócio-crítico - Professor Érick Freire

Vencendo o Inimigo Covarde

Ao adentrarmos no capítulo 6 de Neemias podemos tirar uma série de lições para nossa vida cotidiana, principalmente quando falamos da obra de Deus e seus objetivos para nossas vidas, pena que continuaremos falando sobre o “sem vergonha” do Sambalat, ô homenzinho peçonhento e cheio de si, maquiavélico e com intentos cada vez mais destruidores à Obra de Deus.
Sambalat e Tobias junto a seus amigos e conspiradores ficaram sabendo que, toda a pressão psicológica e a ameaça Feitas não foi suficiente para amedrontar o governador de Judá (Neemias), pelo contrário, em cima da perseguição ele desenvolveu ainda mais força para execução esplêndida da obra em um período inferior a dois meses, isso encheu o coração de seus opositores de ira, misturada a inveja e ao medo. Ira porque seus planos maléficos não tiveram êxito, inveja porque demonstrava Neemias ser um líder mais “persuasivo” e motivador do que ele e medo porque achavam em seus corações que Judá fortalecida iria começar a retomar e dominar as terras circunvizinhas, tornando Jerusalém uma cidade forte política e economicamente, por isso, sua tática mudou, agora infiltrava-se em meio ao povo de Judá através de seus “espiões”, na realidade, através de fofoqueiros mesmo.

Após uma série de leva e trás dos fofoqueiros, dentro de Jerusalém, Sambalat e seus astutos companheiros tentam convencer a Neemias a fazer um tratado de paz, como se estivesse reconhecendo que eles agora tinham que aceitar o novo vizinho, já que havia conseguido o intento de reerguer sua capital, impor respeito por um povo que era oprimido, recuperando seu lugar de igual e vizinho, Neemias agora tinha dado o grito e recebido a alforria, não para pisar seus opositores, mas mostrar-lhes que o Deus de Jacó é vivo e grande, e aí está a grande tarefa humanista de Neemias, libertar o povo de seus opressores.
A cartada de Sambalat foi uma carta! Trocadilho necessário, mas Neemias era um homem com uma capacidade espiritual incomensurável, seu discernimento era superior ao da maioria de nossos líderes que tomam, atualmente, decisões afobadas, o governador de Judá foi sábio e no primeiro convite enviado por seus vizinhos ele dá uma resposta plausível e à altura, não mentiu, como pensam alguns, nem tampouco se esquivou, pelo contrário, estava ele sim em uma grande obra, pois após a reconstrução do muro ele precisava planejar os próximos passos, a restauração física da cidade estava quase completa, mas a restauração espiritual ainda estava por vir, mas sobre esse assunto trataremos em outro capítulo.
O mais importante dessa história é entendermos que Neemias desconfiou, na realidade discerniu que esse tratado era um conluio contra sua vida, o interesse na realidade era de matá-lo, e isso se confirmou com a insistência impetuosa e corriqueira com outras cartas, só confirmava então o que Neemias previa, ou seja, Sambalat sabia que a única forma de enfraquecer o povo judeu era destruindo o seu líder, levando-o a morte e em consequência ao esquecimento.
Enquanto isso, Neemias pensava nas conseqüências futuras, seu sacerdotes era um bando de mercenário sem vergonha, os seus juízes e seus nobres eram avarentos e presunçosos, a altivez dos príncipes é notória desde o início do livro de Neemias, a conduta do povo era influenciável por qualquer um desses, e o pior é que, dentre os que queriam o pescoço de Neemias estavam os próprios “profetas” do meio do povo, a cidade estava terminando seu processo de restauração física, mas sua restauração espiritual ainda estava longe, Neemias tinha consciência disso e sabia que essa obra era para ele e não outro, por isso, não deveria desviar seu foco dos planos de Deus.
A última tentativa de Sambalat foi a mais sem vergonha de todas, sem nenhum escrúpulo ele escreve e manda a carta aberta, impessoal e publica, isso era um atrevimento e uma forma de tentar desmascarar com uma calúnia, afirmando categoricamente que “ouviu dizer” que você está armando uma revolta contra o reino Persa, contra o rei Artaxerxes. Será que Neemias seria capaz disso? Será que ele “cuspiria” no prato que comeu? Será que ele trairia a confiança do rei que o liberou? NÂO MEUS QUERIDOS! Neemias era um homem de Deus, seu intuito não era se tornar um opressor, pelo contrário, só queria dignidade e respeito ao povo de Deus, por isso vai meu alerta aos pastores: “Tenham vergonha em escutarem o primeiro que chegar com uma fofoca ou calúnia de alguém! Tenham prudência ao acusarem alguém! Ponham–se no lugar de apaziguadores e não de multiplicadores de dissensões! Cuidado pastores! Deus cobrará muito de vocês!”
Caro leitor, não sei se você entendeu qual era o objetivo de Sambalat, mas vou deixar bem claro, Sambalat queria criar um mal estar dentre povo, queria provocar desconfiança entre os judeus em relação a Neemias, queria por a prova e acusar, como o Diabo faz, ao servo de Deus. Chegando ao cúmulo de se por como promotor publico de Neemias, isso era uma forma de represália, queria fazer com que o servo do Senhor fosse tirar satisfação com ele, abrindo um parêntese, o Diabo tem usado pessoas na igreja para lhe acusar, chamar de ovelha negra, pedra de tropeço, infame, sem caráter, entre outros adjetivos absurdos, mas o que querem é desviar você do foco de servir a Deus indo tirar satisfação com seus acusadores, mas faça como Neemias, ele continuou em seu lugar, não intentou contra os propósitos do Pai.
Mas, não pense que isso ficou barato não! Neemias pagou um preço alto, a carta manchou sua reputação, muitos nem o respeitavam mais, inclusive amigos e familiares de Tobias ficavam desdenhando Neemias, falando dos feitos dele, como que para atingir a honra de Neemias e deixá-lo com medo, além disso Tobias o enviava inúmeras cartas de ameaça, mas Neemias respondeu orando assim: “Agora, ó Deus, aumenta as minhas forças” (6.9b).
Mais audaciosos ainda foram Sambalat e Tobias, subornaram sacerdotes, profetas e outros para porem medo em Neemias, falavam-lhe conselhos como que preocupados com Neemias, mas na realidade eram armadilhas para o humilharem, tem muita gente no meio do povo de Deus, o joio, que fica procurando diminuir os outros para se mostrar superior e maior, mas tenhamos uma só percepção nisso, Deus não está procurando estrelas para aparecer, mas servos para fazer a sua obra, cuidado falsos sacerdotes, falsos profetas e falsos mestres, o Hades está cheio de pessoas como você! Tenha vergonha na cara e se converta, seja você só um “congregado” ou um “pastor” procure se santificar!
Então devemos ter, como Neemias, paciência, discernimento, cuidado com os falsos profetas, falsos sacerdotes, falsos pastores e acima de tudo direção de Deus para realizar toda a boa obra do Senhor aqui na Terra, não desista do que faz para o Senhor se alguém zombar de você, tentar diminuir seu valor diante das pessoas, tentar humilhá-lo, exilá-lo, excluí-lo, excomungá-lo. Só faça uma coisa, orar muito e pedir a Deus que redobre suas forças para aguentar a tribulação e no fim os inimigos terão medo de você, pois está sob a mão potente do Senhor, o respeitarão e sairás da condição de oprimido, não para a condição de opressor, mas à condição de libertador de si mesmo e do próprio opressor que, se sentirá acuado ao enfrentá-lo, porque você tem um escudo e proteção superior a qualquer arma que é a santidade e a fé!

Seu comentário no Livro!

Faça um comentário sobre o Blog EBD Brasil e tenha-o publicado em um livro, para participar é muito simples, basta deixar seu comentário na caixa de comentários dos leitores < Clique Aqui > e Participe!!!

9 comentários:

  1. Abençoado comentario.Deus continue-o usando.

    ResponderExcluir
  2. Amém querido(a) estou pronto ao serviço do Mestre dos mestres!!!

    ResponderExcluir
  3. Queridos o Blog EBD Brasil ficou temporariamente pesado porque o Blogger juntamente com o Google fizeram atualizações em plug-ins e algumas páginas hospedadas pela Google ficaram pesadas, mas com toda eficiência do Google tudo foi resolvido!
    APROVEITEM AO MÁXIMO AS LIÇÕES HOJE E NO TRANSCORRER DA SEMANA!!! ABRAÇOS A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. amados leitores peço a vocês que em seus comentários tenham o mínimo de respeito, o cometário de Gebelino foi excluído pela falta de decoro!!!

    ResponderExcluir
  6. Rubens - SP29 outubro, 2011

    Que Deus continue te usando nos seus comentarios , pois tem nos auxiliado mto nas aulas que ministramos nas EBD.

    ResponderExcluir
  7. Amém querido irmão Rubens, fico feliz em poder está ajudando!!!

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor para todo o povo de Deus
    Esta passagem nos deixa um alerta que devemos ser mais prudente e vigilantes para que o mal não venha usurpar o nosso direito de salvação.Que o senhor jesus nos abençoee o reino de Deus cresça cada dia mais e mais

    ResponderExcluir
  9. Amém querido leitor, sempre é bom ter comentários que visam a melhoria e alerta do povo de Deus!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!