segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lição 2 Liderança em Tempos de Crise, Escola Dominical, CPAD, 09 de Outubro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 2 - Liderança em Tempos de Crise



Objetivos: O aluno após a aula deverá descrever as principais características da liderança de Neemias; Compreender os aspectos gerais da liderança de Neemias; Saber que Neemias possuía um plano sistemático para reconstrução de Jerusalém.

Dica pedagógica: Professor produza em seu aluno a vontade de ler e descobrir a Bíblia, durante este trimestre isso será possível porque tratasse de um desenrolar da história de Judá, por isso, no fim das aulas deixe uma lacuna e uma pergunta para ser respondida na semana seguinte, peça a seus alunos que verifiquem algum fato curioso ocorrido, no último momento deixarei algumas sugestões de perguntas.

1º Momento: Comprimente os alunos e faça logo uma pergunta: O que é liderança? Espere as respostas e complemente perguntando: Por que liderar não é fácil? Depois fale que ser um líder ideal não é ser um ditador, nem tampouco obrigar alguém a fazer o que se quer, pelo contrário, o verdadeiro líder é um conquistador de corações, ele consegue atingir a alma de seu liderado, acha as melhores qualidades deste para executar de forma mais eficiente o que se é proposto. Leia o artigo liderança, descubra e/ou entenda os vários tipos de líderes.
Leia o artigo Liderança em Tempos de Crise - Subsídio, e veja as características marcantes de Neemias.


3º Momento: Fale sobre os ASPECTOS DA LIDERANÇA DE NEEMIAS, se achar pertinente comece o tópico com a seguinte pergunta: Por que é importante que um líder seja motivado? espere as respostas e comente que Neemias era um homem muito motivado e um grande motivador (leia o artigo) e multiplicador de empatia, o povo passou a trabalhar mais.


4º Momento: Comece o tópico É HORA DE RECONSTRUIR! Leia o artigo Reconstrução espiritual da Igreja.
Passe o vídeo Abaixo:
5º Momento: Peça a um(a) aluno(a) para fazer um resumo do que aprendeu na aula de hoje. Dê cinco minutos para isso!

12 comentários:

  1. Queridos fiquem a vontade para dar opiniões, sugestões, pois só assim poderemos melhorar a qualidade do nosso conteúdo!
    QUE DEUS OS ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Parabéns!Que você continue deixando DEUS lhe usar.

    ResponderExcluir
  3. A paz do sernhor!!!
    Irmao vc nao posta sobre as aulas da licao para pre adolescentes???
    Pois eu procurei e nao achei!
    Obrigado e a paz do senhor Jesus

    ResponderExcluir
  4. Querido, ainda estou sem tempo para postar para pré-adolescentes, pois sou muito atarefado, trabalho todos os dias de manhã e tarde e à noite também ocupo-me em minha congregação e em aulas de teologia, é bastante difícil fazer as postagens para adolescentes e juvenis já que o tempo é escasso, estou buscando parceria e ajuda de alguém, acho que no próximo ano poderei estar postando!!!
    QUE O SENHOR VOS ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  5. Pastor tó sem entender a finalidade desta lição...como explica para os que não são líderes,pois o q/ percebo é q/ esta lição é direcionada mais para lideres...

    ResponderExcluir
  6. Nada disso querido!
    Todos nós somos líderes, em tempos de crise devemos tomar a dianteira e ter atitude de reconstruir espiritualmente a Igreja!

    FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS!!!

    ResponderExcluir
  7. o senhor continue te abençoando vaso de Deus

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito das dinamicas posta mais de uma que vai ser uma benção.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom os recursos encontrados aqui..
    Que DEUS continue dando orientações divinas para que possamos ministrar sua palavra como ousadia..
    PAZ DO SENHOR.

    Prof..EBD

    Jonas Vieira

    ResponderExcluir
  10. Cristiane e Jonas obrigado pelas palavras de incentivo, sou apenas servo do Senhor e de vocês e nada mais! QUE O SENHOR APAREÇA E QUE EU NEM SEJA VISTO!!!
    Meu objetivo é que a Escola Dominical se torne prazerosa e dinâmica, tendo a Palavra de Deus como base e também acima de tudo!!!

    DEUS VOS ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  11. louvo a Deus pela sua vida querido, já não consigo dar minha aula sem passar por aqui antes rsrs, que Deus continue te abençoando e dando essa inspiração abençoada...fica na Paz.

    ResponderExcluir
  12. Amém Lucy, que o Senhor Jesus te abençoe, querida irmã, estou aqui pra servir sempre!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!