sábado, 20 de agosto de 2011

Lição 9 O Problema da Ansiedade - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 9
O Problema da ansiedade




Objetivos: O aluno deverá após a aula estar Consciente que o verdadeiro crente  não deve preocupar-se demasiadamente com o amanhã, diferenciando a preocupação da ansiedade e da responsabilidade que sentimos normalmente com as coisas da vida, enfatizando que o cristão deve buscar primeiro o reino de Deus.

1º Momento: Faça a dinâmica Primeiro as primeiras coisas < Clique Aqui >.

2º Momento: Pergunte aos alunos: O que é uma pessoa ansiosa? Espere as respostas e comente que a ansiedade trás muitos problemas para o ser humano e que pode prejudicar em muito o nosso desempenho em alguma atividade.
Comente sobre o primeiro tópico "Não ande ansioso!" Comente também que a sociedade capitalista tem criado mutas pessoas ansiosas com o que fará amanhã, com o que comerá, se vai conseguir ir a tal "show", se vai comprar tal bolsa da moda, ou sandália, ou carro, ou qualquer objeto. (Faça outros comentários que achar pertinentes)

3º Momento: Comece este momento agora fazendo a seguinte pergunta: Qual deve ser a prioridade na vida de um jovem cristão? Espere as respostas dos alunos e depois peça para que um leia (Mt 6.33) e comente o que é o Reino de Deus, indico que leia o artigo Enxertados no Reino de Israel, diga para os alunos que o buscar "primeiro", significa buscar antes de tudo e vem da palavra grega 'próton', ou seja, no sentido original ainda é mais profundo que primeiro.

4º Momento: Comente: "Muitas vezes somos injustiçados, até na igreja, também sofremos pela falta de justiça humana...(fale mais sobre isso)" e depois pergunte: O que seria a justiça de Deus? Espere as respostas e conclua: "Aqui nesse trecho Jesus quis dizer que a justiça é andar em retidão ou seguir a lei de Deus, ou seja, sua Palavra, e muitos de nós hoje buscamos mais entretenimento a que a justiça, ou melhor, a Palavra de Deus!".

GRAÇA E PAZ A TODOS E BOA AULA!!!

6 comentários:

  1. cadê o resto?

    ResponderExcluir
  2. Querido(a) perdoe-me a demora na postagem, mas já está concluída!
    Fiquem na Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom. parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. Professor Érick,paz

    Você vai postar a lição 10 ainda hoje???
    Pena que eu ainda não tive oportunidade de dar aulas usando suas dinâmicas que são muito boas,mas estou ansiosa para que isso aconteça logo..

    ResponderExcluir
  5. Professor Érick, a Paz do Senhor!
    Gostaria de saber se o senhor vai postar a lição "A árvore e seus frutos" - lição 11?
    Gostaria de estudarnovamente pelo seu plano de aula que é muito interessante.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Queridos, postei a lição 11 dos juvenis e adolescentes nos links abaixo:

    http://www.ebdbrasil.net/2011/09/licao-11-valores-em-conflito-vida-em.html#more

    http://www.ebdbrasil.net/2011/09/licao-11-arvore-e-seus-frutos-escola.html

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!