sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lição 8 Consumir ...consumir ...consumir - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 8
Consumir ...consumir ...consumir


Objetivos: O aluno após a aula deverá Definir o sentido de consumismo, distinguir entre os dois tipos de consumo, viver moderadamente.

1º Momento: Faça as orientações de debate do quebra-gelo.

2º Momento: Leia o artigo Consumismo para entender melhor o que irá trabalhar sobre o assunto.

3º Momento: Olhe esse artigo postado em dinheirama.com "Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo?

A sociedade do consumo, caracterizada pelo desejo de adquirir mais do que precisamos, teve sua lógica originada a partir da Revolução Industrial, acelerando-se após a segunda metade do século XX. Nesse momento, observa-se uma revolução da maneira de se fazer o comércio, com a introdução do marketing e de estratégias de segmentação de mercado. A atividade de consumo deixa ser apenas uma atividade econômica para se tornar um campo de criação de significados.
O conceito de progresso se transforma em melhores condições materiais de vida, bem como a felicidade passa a ser associada a uma rotina confortável, fruto da aquisição de bens de consumo. Dessa forma, como podemos nos negar ao bem estar cada vez mais ao alcance do cartão de crédito? A busca pela felicidade passou a ser a busca por mais dinheiro, por mais crédito, por mais status. Ter conforto não é mais suficiente; é preciso ter a melhor TV[bb], o carro novo, o celular[bb]moderno.
Se antes a aquisição de bens de consumo devia atender às necessidades das pessoas, o que observamos hoje é o consumo pelo consumo. Um desejo atendido gera outro quase que imediatamente, tornando o ato consumista a razão final para o consumo. Basta avaliar a facilidade com a qual trocamos itens perfeitamente funcionais por outros usando as mais diversas justificativas.
Ou como é forte o impulso para comprar itens dispensáveis, ou que serão pouco usados, como os tais multiprocessadores com um milhão de funções. Não é o atendimento ao desejo ou à necessidade; é a busca pela sensação de bem estar proporcionada pelo ato de consumir. Vale a pena dar uma lida no artigo “Marketing e neurociência: um casamento perfeito?”, que publiquei aqui mesmo alguns meses atrás.
Como diferenciar consumo de consumismo
O dicionário Michaelis esclarece consumismo como “situação própria de países altamente industrializados, caracterizada pela produção e consumo ilimitados de bens duráveis, sobretudo artigos supérfluos”. Já em outros artigos que procuram definir consumismo[bb], encontramos também palavras como excedente e luxo, confirmando esse comportamento como o uso de muito mais do que se necessita para viver.
De forma a diferenciar o ato de consumir do nocivo comportamento consumista é preciso refletir sobre o que se deseja obter em cada ato de consumo. Para exemplificar, imagine que alguém quer comprar um automóvel. A necessidade que precisa ser atendida é conseguir chegar ao trabalho no horário e voltar mais cedo para casa. A partir desse raciocínio, qualquer veículo serve.
Um automóvel popular resolveria o problema. Preço adequado à renda, IPVA mais em conta, seguro razoável e motor econômico. Ótima opção para atender a necessidade, certo? Mas então porque acontece de se optar por modelos mais dispendiosos, acima da renda, e que até inviabilizam outras conquistas? A resposta está no apelo consumista pelo supérfluo, o excesso, o luxo, o “você merece”.
Claro, tem a questão do conforto, mas acho que entenderam o ponto principal do artigo: o consumismo pode nos fazer crer que tudo é ilimitado. Mas, como o consumo de bens duráveis pode ser ilimitado se os recursos existentes para produzi-los são escassos? Assim, os limites existem e é a nossa maneira de lidar com eles que determina se agimos como consumidores ou consumistas".
Minha Observação é que faça uma análise crítica do texto acima citado.
4º Momento: Fale sobre os tópicos (Consumidores manipulados pela mídia e o valor das pessoas) e o tópico (Sociedade de Consumo individualista).
5º Momento: Pergunte: Por que as pessoas hoje em dia consomem tanto? O que elas buscam? Espere as respostas e pergunte, Quais as consequências disso? Fale sobre a necessidade da auto-afirmação das pessoas hoje e que elas necessitam de algo que as preencham, por isso, as pessoas estão mais preocupadas com o "ter" do que com o "ser", precisamos ser autênticos e mostrarmos que temo valores morais seja sociedade corrompida pelo dinheiro e consumismo, pois o amor ao dinheiro é o princípio de mutos males.

A PAZ DO SENHOR JESUS E UMA BOA AULA A TODOS!!!

6 comentários:

  1. Olá,
    Obrigada pela lição e pelo planejamento.Vou imprimí-la para passar para os professores.
    Abraços,
    Edenícia- Coord. do DI-Igreja Presb. de Jacobina-BA

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde,

    Deixo aqui tbm meus sinceros agradecimentos, obrigada. Seus planos de aula tem nos ajudado bastante aqui na IEADAM em Manaus. Que Deus continue te abençoando mais e mais.

    Abraços,
    Odaléia - Secretária da EBD

    ResponderExcluir
  3. Muito bom artigo. Será de grande utilidade na EBD e no quotidiano de cada um que quiser pleitear sair deste consumismo desenfreado. Sugiro também o tema: Absolescência programada disponivel em; http://www.youtube.com/watch?v=pDPsWANkS-g.Fiquem com Deus. Pb Sergio Henrique Pereira IEAD São José-SC.

    ResponderExcluir
  4. valeu meu irmão este material é muito útil..........
    continue sendo uma benção!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Mais do que nunca essa material é útil, cada vez mais vemos pessoas endividadas devido ao consumo excessivo.

    ResponderExcluir
  6. Nada melhor do que o planejamento para evitar o consumo excessivo.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!