quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lição 8 Como lidar com as riquezas - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 8
Como lidar com as riquezas

Objetivos: O juvenil após esta aula deverá reconhecer que os bens eternos devem ser mais valorizados do que os materiais, mantendo a esperança de que no céu receberemos a recompensa por acumularmos bens espirituais aqui na terra, sabendo administrar corretamente os recursos que Deus colocou à nossa disposição a fim de nos tornarmos prósperos sem nenhum problema para a vida espiritual.

Tempo Estimado: 45 minutos

1º Momento: Realize inicialmente a orientação didática dada na página 54.
2º Momento: Pergunte aos alunos: O que é egoísmo? Por que alguém com esse sentimento não pode herdar o Reino dos Céus? Comente que os bens terrenos não podem invadir o coração do cristão, pois a sua maior riqueza está na fé e no amor que são demonstrados ao serviço incondicional ao Senhor.
Faça a dinâmica Egoísmo X Espiritualidade

3º Momento: Faça um pequeno debate com os grupos criados no início da lição, antes transforme esses grupos em apenas dois: Ponha o primeiro grupo para defender o valor dos bens materiais e sua busca, o segundo grupo vai defender a superioridade do valor dos bens eternos.
                Depois do debate faça a seguinte indagação Qual sistema político mais se adéqua aos valores cristãos? Espere as respostas e depois diga que o sistema político que mais se assemelha ao Sermão do Monte do nosso Senhor Jesus é o socialismo e/ou comunismo em sua essência, ou seja, tudo em comum. Mas, sabemos que isso foi distorcido na época de Lutero, já que os burgueses queriam um sistema político que se assemelhasse mais as suas “próprias” necessidades, por isso, criaram o sistema capitalista, isto é, concentração de renda para quem tem mais posses. Na realidade não é pecado ser rico, mas a busca capitalista por posses que nós aprendemos desde pequeno se assemelha ao homem que ajunta seus bens e diz “agora irei descansar e folgar”, mas a Bíblia diz “Louco está noite pedirão a tua alma! E o que tens para quem será?” Reflitamos nisso.
                Complemente dizendo que isso nos mostra o quanto desde pequenos aprendemos a adquirir bens e esquecermos de Cristo, pois todos os meios de comunicação de massa fazem de forma desenfreada propagandas para o acúmulo de bens, o que vale não é mais o que você é, mas o que você tem.

4º Momento: Comente sobre o assunto abordado nas páginas 56 e 57 (O que a Bíblia diz sobre “fazer fortuna”?
Leia também o artigo (tesouro do Céu)
5º Momento: Faça a pergunta: Como possuir riquezas pode se tornar pecado? Peça a um dos alunos para ler a história do jovem rico...(por referência)

FIQUEM NA PAZ E BOA AULA!!!

2 comentários:

  1. certamente muito legal estas aula
    bem dinamica pode ter certeza
    muitas pessoas vão aprender
    com esse site tras muitas
    alegrias para os professores de escola dominical
    estava procurando site para estudar minha lição
    para dar aula e encontrei esse!
    gostei muito!

    Olha se quiser Visita nosso Blog é bastante legal!

    http://comoralraiodeluz.blogspot.com/

    Que Deus abençoe....!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom O seu Comentário sobre o assunto, Parabéns...e..também visite o meu blogg, A paz seja convosco... http://graicyamada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!