domingo, 12 de junho de 2011

Lição 12 Escola Dominical, Conservando a Pureza da Doutrina Pentecostal, 19 de junho de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 12
CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL


Objetivos: O aluno após a aula deverá estar apto a discernir a diferença entre um falso mestre e um mestre verdadeiros, Entendendo que Satanás tem tentado destruir a igreja por dentro com falsos ensinos e doutrinas, por isso o aluno tem que saber ser um defensor e apologista do evangelho e da santa doutrina na igreja.

1º Momento: Converse com seus alunos de modo descontraído e informal, pergunte-os como eles tem visto estas lições deste trimestre e se acham que são boas para a nossa prática de vida cristã, pergunte até agora o que os chamou mais atenção nessas 11 lições que se passaram e se entenderam o verdadeiro sentido da lição que é o resgate da identidade pentecostal. Pergunte também: O crente pentecostal tem doutrina? Por que nos dias de hoje vemos tantas doutrinas novas? Qual a diferença entre doutrina e usos e costumes?

Não responda nada e ainda deixem ainda eles mais curiosos dizendo: Será que nas nossas igrejas aparecem falsos mestres? Por que devemos ter cuidado na interpretação bíblica? Complemente dizendo, nessa aula iremos aprender sobre isso.

2º Momento: Faça a Dinâmica O Falso Mestre < Clique Aqui >.

3º Momento: Fale sobre a falta de Ensino e estudo na Igreja e que isso é um mal, onde vemos muitos cristãos dizendo, "Só basta ler a Bíblia, isso é suficiente", na realidade precisamos ler alguns outros livros, não como complemento da Bíblia, mas para podermos entendê-la melhor, e estarmos de acordo com seu sentido real. Importante ler o artigo Falsos Mestres, Cotendas à vista! < Clique Aqui >. Leia também Conservando a Pureza da Doutrina Pentecostal.

4º Momento: Falar sobre a responsabilidade da igreja em defender e guardar a sã doutrina, leia os artigos em anexo que postarei, todos falam de seitas e heresias, não tenham todos esses artigos como verdades, mas vejam que eles ppossuem e mostram as características que vão contra os dogmas doutrinários da nossa fé, devemos saber diferenciar o que é uma heresia e o que são erros simples de interpretação, tudo o que é heresia tem como principal característica o paradoxo em relação a ortodoxia da doutrina, isto é, tudo o que desfaz as principais doutrinas bíblicas.

5º Momento: Dizer aos alunos que conhecemos o falso só através do verdadeiro, se quiser faça a dinâmica Falso e verdadeiro < Clique Aqui >
do Blog Atitude de Aprendiz.
Só saberemos quando se existe uma heresia quando conhecermos cada vez mais a Palavra de Deus, então notaremos que dentro das nossas próprias igrejas existem muitas heresias e não só em seitas conhecidas, hoje o mundo tem influenciado a igreja de tal forma que muitas vezes não sabemos que é falso ou verdadeiro.


Já está disponível a primeira parte da lição 13: Aviva ó Senhor a Tua obra < Clique Aqui >

Artigos para respaldo da lição 12:
Pentecostalismo Vs neopentecostalismo
Lição 9
O que é uma seita?
Cristãos Autênticos
Conhecendo a Verdade
Como identificar seitas perigosas
Como as seitas controlam as mentes

2 comentários:

  1. Visitei este blog e votei numa pesquisa sobre qual o melhor blog. Desejo saber do resultado.

    ResponderExcluir
  2. Irmã Patricia, a enquete foi apagada por um erro no Blogger, tentei recuperá-la, mas não consegui, por isso, vou abrir outra só no início do próximo trimestre, mas quando ela foi apagada o resultado estava em torno de: 42 votos para Atitude de Aprendiz, 38 votos para EBD Brasil, 7 votos para Altair Germano e 4 votos para Auxílio ao Mestre!

    Fique na Paz e Deus te abençoe, é o que deseja o EBD Brasil.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!