domingo, 28 de agosto de 2011

Lição 10 A Atuação Social da Igreja, Escola Dominical, CPAD, 04 de setembro de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


Plano de Aula
Lição 10
A Atuação Social da Igreja


Texto Áureo: "Vinde, benditos de meu Pai[...] porque tive fome, e destes-me de comer, tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro e me hospedasse; estava nu e me vestiste; adoeci e me visitasses, fui preso e foste me ver" (Mt 25.34-36).

Objetivos: O aluno após esta aula deverá saber que a pobreza é uma realidade no mundo e que o povo de Deus deve combatê-la, devendo compreender que nós como igreja do Senhor devemos socorrer os necessitados, pois isto é recomendado pelo próprio Deus, tendo consciência que é de responsabilidade principalmente nossa a ação social.


1º Momento: Faça a dinâmica Auxílio ao Próximo II < Clique Aqui > (Importante é não dizer o nome da dinâmica aos alunos).

Dinâmica: Auxílio ao Próximo II


Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe.

Tempo Estimado: 5 minutos

Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeija.

Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeija no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.

Lição 10 É Bom Competir? - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 10
É Bom Competir?


Objetivos: O aluno após a aula deverá reconhecer que a competitividade tem consequências positivas e negativas, por isso deve distinguir as diversas formas de competição, para que aprenda a ser solidário com o próximo.

Tempo Estimado: 50 minutos

Dinâmica: Defendendo o Seu sonho

Objetivo: Fazer o aluno refletir que para defender o seu sonho não é preciso destruiu o sonho de seu próximo.

Tempo estimado: 10 minutos

Material: Balões (bexigas) e palitos de dentes.

Procedimento: O professor entrega a cada aluno uma bexiga vazia e diz que encham e amarrem a ponta para que não escape o ar, logo depois o professor pede para que formem um círculo e entrega um palito de dente a cada aluno e diz o seguinte: "Cada um desses balões aí representam os sonhos de vocês, alguns tem sonhos pequenos, pois encheram pouco os balões, outros tem sonhos maiores, enfim, mas o mais importante é que vocês agora tem 5 minutos para defenderem seus sonhos, boa sorte!!!"

sábado, 20 de agosto de 2011

Lição 9 Preservando a Identidade da Igreja, Escola Dominical, CPAD, 28 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.


PLANO DE AULA
LIÇÃO 9
 PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA


Objetivos: O aluno após a aula deverá compreender o que é a igreja, saber que devemos preservar a identidade da Igreja, identificar os perigos que ameaçam a Igreja na terra.

Tempo estimado: 1 hora


2º Momento: Agora pergunte: O que é a igreja? Qual a relação da igreja com o reino de Deus?                           Espere as respostas dos alunos e leia este artigo (Enxertados no Reino de Israel < Clique Aqui > ) para melhor definir para os alunos.

Lição 9 O Problema da Ansiedade - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 9
O Problema da ansiedade




Objetivos: O aluno deverá após a aula estar Consciente que o verdadeiro crente  não deve preocupar-se demasiadamente com o amanhã, diferenciando a preocupação da ansiedade e da responsabilidade que sentimos normalmente com as coisas da vida, enfatizando que o cristão deve buscar primeiro o reino de Deus.

1º Momento: Faça a dinâmica Primeiro as primeiras coisas < Clique Aqui >.

2º Momento: Pergunte aos alunos: O que é uma pessoa ansiosa? Espere as respostas e comente que a ansiedade trás muitos problemas para o ser humano e que pode prejudicar em muito o nosso desempenho em alguma atividade.
Comente sobre o primeiro tópico "Não ande ansioso!" Comente também que a sociedade capitalista tem criado mutas pessoas ansiosas com o que fará amanhã, com o que comerá, se vai conseguir ir a tal "show", se vai comprar tal bolsa da moda, ou sandália, ou carro, ou qualquer objeto. (Faça outros comentários que achar pertinentes)

Lição 9 Mídia e Comunicação - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 9
Mídia e Comunicação





Objetivos: O aluno após a aula deverá refletir sobre o que está assistindo na TV, evitar trocar amizades pessoais por relacionamentos e entretenimento eletrônico e aprender a valorizar mais as pessoas e a Palavra de Deus em vez dos meios de comunicação.

Tempo estimado: 1 hora

1º Momento: Mostre esse vídeo aos alunos, veja que mensagem a Globo quer passar para os nossos adolescentes, somos e estamos em um país cristão, porque nesse capítulo ele mostra ser Mohamed superior a Cristo?

Dinâmica: O Espelho - Imagem e Semelhança de Deus

OBJETIVOS: Despertar para a valorização de si. Encontrar-se consigo e com seus valores.

MATERIAL: Um espelho escondido dentro de uma caixa. O ambiente deve ser de silêncio e interiorização.

PROCEDIMENTO: O professor motiva o grupo: “Vocês devem pensar em alguém que lhes seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem você gostaria de dedicar maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama da verdade... com quem estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada pôr você, que fazem dela o grande sentido da sua vida...” (Deixar um tempo para esta interiorização)
Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lição 8 Consumir ...consumir ...consumir - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 8
Consumir ...consumir ...consumir


Objetivos: O aluno após a aula deverá Definir o sentido de consumismo, distinguir entre os dois tipos de consumo, viver moderadamente.

1º Momento: Faça as orientações de debate do quebra-gelo.

2º Momento: Leia o artigo Consumismo para entender melhor o que irá trabalhar sobre o assunto.

3º Momento: Olhe esse artigo postado em dinheirama.com "Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo?

Dinâmica: Escala de Valores II


Escala de Valores
Objetivo: Refletir sobre valores pessoais, conduta, respeito e escolhas.Material: Coração de tamanho médio, lápis para desenhar e tesoura.Procedimento: Distribua folhas de papel A4 para seus alunos, onde eles irão desenhar um coração que ocupe toda a folha. Feito isso, divida o coração ao meio com o lápis e escreva do lado esquerdo algumas formas de como ser um consumidor consciente e problemas causados por consumir exageradamente do outro lado.

Logo após sorteie alguns alunos (se a turma for grande) para partilhar suas respostas, se a turma for pequena tente fazer todos participarem.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lição 8 Como lidar com as riquezas - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 8
Como lidar com as riquezas

Objetivos: O juvenil após esta aula deverá reconhecer que os bens eternos devem ser mais valorizados do que os materiais, mantendo a esperança de que no céu receberemos a recompensa por acumularmos bens espirituais aqui na terra, sabendo administrar corretamente os recursos que Deus colocou à nossa disposição a fim de nos tornarmos prósperos sem nenhum problema para a vida espiritual.

Tempo Estimado: 45 minutos

1º Momento: Realize inicialmente a orientação didática dada na página 54.
2º Momento: Pergunte aos alunos: O que é egoísmo? Por que alguém com esse sentimento não pode herdar o Reino dos Céus? Comente que os bens terrenos não podem invadir o coração do cristão, pois a sua maior riqueza está na fé e no amor que são demonstrados ao serviço incondicional ao Senhor.
Faça a dinâmica Egoísmo X Espiritualidade

DINÂMICA: Egoísmo x Espiritualidade

OBJETIVO: Favorecer a reflexão sobre aspectos da dimensão espiritual do ser humano; aprofundar o auto conhecimento;

MATERIAL: Folha de Papel com textos para reflexão. Tiras de papel em cores diferentes para atitudes espirituais e atitudes egoístas.

Exemplo: nas tiras verdes estarão escritas atitudes espirituais e nas cinzas, atitudes egoístas. As tiras estarão dobradas e numeradas na parte de fora (sendo que, por exemplo, para a tira cinza de número 1 onde está escrita uma atitude egoísta, deverá haver uma tira verde, também de número 1 que corresponde a atitude espiritual a ser adotada)

DESENVOLVIMENTO:
1- As tiras de papel (verdes e cinzas) deverão estar dobradas e misturadas, colocadas sobre uma mesa no centro da sala.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lição 8 Igreja - Agente Transformador da Sociedade, Escola Dominical, CPAD, 21 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 8
 Igreja - Agente Transformador da Sociedade


Objetivos: Após a aula o aluno deverá estar apto a explicar como a Igreja deve se relacionar com a sociedade, lembrando que cada um de nós somos igreja do Senhor, compreendendo o papel de proteção social que exercemos na sociedade, conscientizando-se de que a evangelização e a atuação de cada um como Igreja do Senhor podem restaurar a sociedade.

1º Momento: Compremente os alunos com a graça e a paz do Senhor Jesus de forma bem alegre, pergunte se eles lembram do tema da lição passada e se refletiram sobre esse serviço durante a semana que se passou.

domingo, 14 de agosto de 2011

Homenagem - Dia dos Pais

        Pelo amor que tenho por meu pai, que mesmo não sendo um grande cantor, ou um grande pregador, mas para mim é um grande professor em ações, sem precisar de falar muito me ensinou mais do que se dissesse milhões de palavras, sua simplicidade e humildade é o que lhe marca mais.
Beijo no coração de meu velho!
Neli Nelson

Lição Bíblica da Escola Dominical 4º Trimestre de 2011!

LIÇÕES BÍBLICAS PARA A ESCOLA DOMINICAL
4º. Trimestre DE 2011
TEMA PRINCIPAL DAS LIÇÕES
NEEMIAS – Integridade e coragem em tempos de crise

Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima
Títulos das lições:


Lição 01 – Quando a crise mostra sua face
Lição 02 – Liderança em tempos de crise
Lição 03 – Aprendendo com as portas de Jerusalém
Lição 04 – Como enfrentar a oposição à obra de Deus
Lição 05 – A conspiração dos inimigos contra Neemias
Lição 06 – Neemias lidera um genuíno avivamento
Lição 07 – Arrependimento, a base para o conserto
Lição 08 – O compromisso com a palavra de Deus
Lição 09 – A organização do serviço religioso

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lição 7 Oração e Jejum: As Armas do Cristão - Escola Dominical - Lições Práticas do Sermão do Monte - Juvenis - CPAD - Plano de Aula: Professor Érick Freire


Plano de Aula
Lição 7
Oração e jejum: As armas do cristão


Objetivos: O aluno após a aula deverá ser motivado a manter a prática de oração, sabendo que se faz necessário a vida do cristão, reconhecendo o que é realmente uma oração e jejum sinceros.

Tempo Estimado: 1 hora

1º Momento: Faça a dinâmica Roda de Debate.

2º Momento: Fale o que significa rito para eles, leia este artigo da Wikipedia para melhor entender, depois fale que a oração é algo pessoal e que devemos valorizar isso, já que Deus ouve-nos em particular, não precisa de intermediário humano, basta nós entrarmos em intimidade com Ele.

Dinâmica: Roda de Debate: Oração e Jejum

Objetivo: Discernir entre qual o real objetivo da oração e do jejum!

Material: Uma cartolina com a frase "A ORAÇÃO E O JEJUM NÃO SÃO SÓ BUSCA DE PODER!"


Desenvolvimento: Por a sala em forma de círculo e dividi-la em 3 ou 4 grupos no máximo. Depois expor a cartolina com a Frase e pedir para que cada grupo relacione a frase com a Bíblia, dando
referências a favor ou contra aquela afirmação. Logo depois, cada grupo deve escolher um representante para expor o que foi decidido pelo grupo e formar um debate com os representantes dos outros grupos. Escreva os questionamentos abaixo, no quadro para que desenvolvam seus argumentos.

sábado, 6 de agosto de 2011

Lição 7 A Beleza do Serviço Cristão, Escola Dominical, CPAD, 14 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 7
A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO


Objetivos: Após a aula o seu aluno precisa saber:

  • Identificar as reais características de um servidor cristão;
  • Compreender que o serviço cristão tem tudo a ver com servir a Deus e ao próximo;
  • Explicar qual é a missão real da igreja do Senhor, ou seja, qual a missão de cada um de nós.
Dica Pedagógica: Para esta lição indico que faça uma reflexão sobre os principais problemas sociais enfrentados na comunidade em que sua igreja está inserida, tente ver que tipos de trabalhos sociais são feitos no bairro, e se algum trabalho de serviço desse tipo é feito pela congregação.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lição 6 Abaixo a Violência - A Vida em Sociedade - Lições Bíblicas da CPAD para Adolescentes - Orientação Pedagógica e Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 6
Abaixo a Violência


Objetivos da lição: O aluno após essa aula deverá ter ciência que deve viver pacificamente, ignorando as provocações de pessoas rixosas e orar por aqueles que os persegue.

Dica ao professor: Nessa idade a maioria dos seus alunos entrou no chamado desenvolvimento do conhecimento abstrato, ou seja, a maioria deles já consegue distinguir explicações mais complexas, entendendo o subjetivismo da violência e porque ela é causada. É interessante compreender que é nessa que as disputas ficam acirradas, para ser o(a) melhor o(a) mais bonito(a), para chamar a atenção da garota(o) por quem está se apaixonando.
Outro ponto importante a se entender é que os nervos estão a "flor da pele", como os hormônios estão também correndo de um lado para o outro, chamo isso de "cheiro da adolescência" os hormônios estão tão ativos que você sente até "olfaticamente".
Por isso, saber falar sobre violência será a chave do sucesso dessa lição. Seja bem aberto, viva no mundo deles, procure se informar das programações de TV que existem para essa idade, se possível assista durante a semana e veja algo que possa usar como exemplo desse assunto. (Estas e outras dicas sobre a prática da faixa de idade estarão no livro a Arte do Aprender < Clique > e leia os dois capítulos iniciais da obra).

domingo, 31 de julho de 2011

Lição 6 A Eficácia do Testemunho Cristão, Escola Dominical, CPAD, 07 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 6
A EFICÁCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO


Objetivos: Após esta aula o Aluno deverá saber que:

  • O cristão é o Sal da Terra;
  • Todo servo do Senhor é Luz do mundo;
  • É importante dar testemunho como verdadeiro cristão.
Querido professor: Devemos compreender como professores de escola dominical, que as faixas de idade tem uma influência direta na Aplicação da Aula, por isso, indico que adapte todo e qualquer plano de aula a idade correspondente, por exemplo, entenda que jovens a partir dos 18 anos de idade até por volta dos 27 a 28 anos, estão criando seu processo de independência total de seus pais, também é nessa fase que alguns se rebelam, querem mudar o mundo, possuem ideais revolucionários, não tenha esse tipo de visão ou opinião como afronta, pelo contrário, utilize esse tipo de personalidade para mostrar o poder revolucionário e iluminador do Evangelho de Jesus. Nessa época, o jovem geralmente já tem uma profissão definida a seguir, mas isso não é regra, por isso, tenha cuidado ao criticar, pois alguns ainda possuem crise de identidade adolescente, apesar da idade.