segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A manifestação da Graça da Salvação. Subsídio exegético da lição 13: Professor Érick Freire.

O que seria Graça?

Algumas pessoas fazem confusão do que é a Graça de Deus. Algumas pensam que é o simples ato de aceitar o pecador e redimi-lo, outros acham que é só um favorzinho que Deus quis fazer, mas se formos analisar o que é a Graça de Deus descobriremos muito mais que um simples ato de favor. Na realidade a Graça de Deus é um ato sobrenatural do Pai misericordioso, vai além de um simples favor, é um resgate de alguém que estava a perecer.
Como que se alguém que tivera caído em um profundo fosso sujo e cheio de podridão e já sem esperança estivesse prestes a morrer a míngua, com sede, fome e frio. E do nada aparecesse alguém que o jogasse uma corda e o puxasse, sem que o que estava caído fizesse esforço algum a não ser se enrolar na corda. Esta é a graça salvadora e inexplicável de Cristo, dela não advém nenhum esforço de quem está no fosso do pecado, nem tampouco é necessário buscá-la, pois a graça de Deus vem ao nosso encontro e é dada gratuitamente.

A revelação plena da Graça se manifestou em Cristo ao morrer na cruz por nossos pecados, é de lá que vem a nossa provisão espiritual, a garantia da salvação, a remissão para todo e qualquer pecador.
A Graça não foi revelada a um grupo exclusivo, alguns diziam que a graça de Deus é só manifesta no judaísmo e para os judeus, mas Paulo desmistifica isso, nos falando que a graça manifesta trouxe salvação para TODOS os homens (Tt 2.11). Esta salvação não é manifesta através de livre-arbítrio, pelo contrário, ela é manifesta pelo amor soberano de Deus, amor gracioso do Pai, dando-se por nós como o Filho na cruz. Ao homem é dado o direito de escolher entre aceitar e querer a Graça ou negá-la e está disposto a condenação eterna. Esta graça nos traz salvação pela fé e não por obras (Ef 2.8-9).

Tito 2.11
Paulo nos mostra o amor superabundante de Deus através da graça que nos traz salvação e esta é para toda humanidade, neste trecho Paulo introduz três importantes atividades da graça: 1. Redimir, 2. Regenerar, 3. Recompensar.

Versículo 12
Através da graça manifesta em Cristo aprendemos a agir de maneira diferente, somos transformados em Cristo e agora passamos a viver uma vida piedosa que se preocupa com viver de maneira sensata, distanciando-se da paixões deste mundo e buscando ser diferente das ações daqueles que não se entregaram a Graça. Esta é a regeneração da graça.

Versículo 13
Esperamos a volta de Cristo, esta deve ser a esperança do crente, apesar de muitos hoje terem desvirtuado sua esperança as adequando a bens materiais, curas divinas e prosperidade financeira, nossa esperança deve ser a volta de Cristo "o nosso grande Deus e salvador" (termo grego). Não percamos tempo com as coisas que para trás ficam, mas estejamos firmes esperando na graça salvadora do nosso Deus e Senhor Jesus Cristo. Esta é a recompensa da graça.

Versículo 14
O Senhor nos remiu para a prática de boa obras, fomos redimidos por Cristo depois do seu sacrilégio, através do sacrifício vivo de sangue na cruz do calvário. O sangue de Jesus Cristo nos purifica de nosso pecado. Esta é a remissão da graça.


Por professor Érick Freire.

3 comentários:

  1. Considerável subsídio... a alegoria do fosso abriu a minha mente!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom . . . Parabéns por esta pagina abençoada.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!