terça-feira, 13 de agosto de 2013

Lição 7: A Atualidade dos Conselhos Paulinos (Subsídio Exegético); Por: Cleiton Medeiros


Lição 7: A Atualidade dos Conselhos Paulinos (Subsídio Exegético)







Resta, irmãos meus, que vos regozijeis (χαίρετε) no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.

Filipenses 3.1

 Aqui, no versículo um da carta de Paulo aos Filipenses, o apóstolo exorta aos irmãos de Filipos a se alegrarem no Senhor. O termo grego χαρά (chara) é o mesmo que encontramos na missiva aos Gálatas (Gl 5.22) com relação ao fruto do Espírito. Na epístola em que tudo podemos “naquele que nos fortalece” (Fp 4.13) podemos ver a importância da alegria na vida da comunidade que está ligada a Jesus Cristo.

O significado do substantivo da palavra em negrito é alegria, gozo, regozijo, deleite, prazer. Portanto, o verbo, que é o que está sendo usado, significa regozijar, alegrar, estar contente. É bom lembrar o que está escrito no Salmo 37.4:


Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração.


Atualmente - obviamente ignorando esse conselho de Paulo - nos deleitamos, temos prazer, gozo em coisas materiais e, até, espirituais, menos no Senhor. Quantos irmãos não correm de casa em casa esperando ouvir, através de profecias, uma solução para o seu problema, nada contra o dom da profecia, no entanto, a busca por conhecer a palavra de Deus, cultivar uma vida de intimidade com Deus pela oração e santificação é deixada de lado; num mundo em que todos querem as coisas prontas, muitos cristãos “desavisados” (falta de aviso não é), na era da internet, em meio à sociedade “fastfood” têm se tornado crentes sem parte do fruto do Espírito, falta-nos paciência, longanimidade e mesmo a alegria; queremos tudo instantaneamente, na hora ou, por não nos atender dentro de nosso próprio tempo, desvinculamo-nos d’Ele como se Ele saísse prejudicado. Temos que lembrar, que fomos escolhidos por Ele e, nessa escolha, fomos beneficiados. Deus poderia muito bem deixar a humanidade seguir seu próprio rumo sem intervir, como afirmam os deístas, mas por amor enviou seu Filho. Nos reconciliou.

Ainda há outros que o contentamento se baseia na prosperidade financeira, na cura, no cônjuge, nos filhos, nas bênçãos e não no abençoador.

Observe que a alegria (regozijo) perpassa por toda a carta escrita aos irmãos da cidade de Filipos. Ora se referindo a Paulo, ora a igreja, em mais de uma vez, somos aconselhados a nos regozijarmos no anúncio do evangelho (Fp 1.18), estando sob ameaça (Fp 2.17,18), pelo reencontro com um irmão (Fp 2.28) e, principalmente, no Senhor (Fp 3.1; 4.4,10).

Assim, temos que aprender a expressar a alegria do Senhor que nos faz sentir prazer n’Ele, na pregação do evangelho, na comunhão com o irmão e quando estivermos prestes a ser derramados.



Ir. Cleiton Medeiros

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!