sábado, 2 de fevereiro de 2013

Leitor denuncia desmandos de pastores em Cuiabá, que proíbem a realização da EBD em 03/02/2013.


Queridos, um dos leitores do nosso blog entrou em contato e pediu para que fosse partilhado um e-mail que ele enviou a determinado pastor, pois estava indignado porque seus pastores proibiram o ensino na escola bíblica dominical do dia 03 de fevereiro de 2013 sobre Um homem de Deus em Depressão, alegando que isso seria um tema diabólico!
Indignado com a situação o leitor procurou o autor da lição para desabafar, este foi altamente cordial e respondeu a contento dando respaldo para o tema da lição.
No mínimo esta igreja está mal influenciada pelas doutrinas de batalha espiritual e teologia da prosperidade!
Vejam a conversa na íntegra. O nome do leitor será substituído por um pseudônimo, como também o do pastor que respondeu e os demais envolvidos e alguns títulos.
Vale salientar que esta história é verdadeira!
Posteriormente escreverei mais artigos sobre isso!

____________________________________________________________________________________

Leitor EBD Brasil:

Cuiabá, 02/02/2013,


A Paz do Senhor,


Querido e Amado Pr. João Gordine,

Meu nome é Peregrino, sirvo a Deus aqui em Cuiabá-MT e sou colaborador da Escola Dominical, onde temos como Pastor Presidente Tião Rorô.

O meu contato com o sr. é referente a Lição de nº 5 deste Domingo 03/02/2013.

Aqui em minha Cidade nesta segunda-feira teve uma reunião para falar sobre o assunto desta Lição e foi decidido nesta reunião que não haveria a Escola Dominical neste Domingo por causa do assunto, que por discordarem chegaram a conclusão que "Obreiro não entra em depressão".

Confesso que fiquei chateado com tal atitude e como colaborador da Escola Dominical não concordei com a mesma, pois deixaram os alunos sem o direito de resposta em saber se o Cristão pode ou não ficar entrar em depressão.

Amado Pr. me perdoe pelas minhas indignações, mais eu estou contigo no que o sr. comentou nesta Lição pois admiro o seu trabalho e me dou bem com os seus comentários que são bem explicadinhos, peço-lhe que analise este E-mail e se possível houver uma nota a respeito deste assunto eu agradeço a atenção.

Firmo que tudo descrito acima é verdade.

Att. Peregrino

__________________________________________________________________________________

Reposta de pastor João Gordine:

Saudações no Senhor

Aqui não disponho de espaço para reafirmar aquilo que escrevi na lição e também de uma forma mais exaustiva no livro: Unção em dobro. Mas apenas dizer que creio  que o Senhor Jesus na cruz do calvário conquistou a nossa salvação e também o direito de desfrutarmos saúde (Mt 8.16-17). Mas é um fato que nem todos são salvos, embora seja essa a vontade de Deus. Da mesma forma embora seja a vontade de Deus que desfrutemos saúde, nem todos realmente são sadios. Isso não quer dizer que Deus não queira curá-los. É igualmente verdadeiro que o Senhor não deseja que seus filhos tenham conflitos psicológicos, mas é um fato que muitos deles possuem. Portanto, a melhor forma de resolver isso não é negar a existência da depressão ou dos conflitos psicológicos, mas enfrentá-los a luz da Bíblia. 
Que cristãos ficam deprimidos é um fato incontestável. Aqui mesmo próximo a mim há uma mulher de um líder que entrou em depressão logo após perder o filho em um acidente de moto. A sua forma extrovertida e alegria eram contagiantes antes desse acidente.Todavia, é visível a todos que ela mudou totalmente depois da morte do filho. Fala pouco e não demonstra mais aquela alegria de antes. A sua fisionomia é de alguém triste e que está muito distante da gente. Que nome damos a essa enfermidade se não acreditamos que haja depressão? Os psicólogos e psiquiatras já identificaram esse problema como sendo "Depressão Profunda".
E o que dizer daquilo que os psicólogos e psiquiatras chamam de "Depressão pós-parto"? Eu tenho uma amiga, amiga mesmo, que logo após ter uma criança entrou em depressão pós-parto. A família precisou interná-la para que ela não causasse um dano a criança e a si mesmo. Eu fui visitá-la e fiquei impressionado com seu estado. Ela nem mesmo me reconheceu! Passou a perguntar: quem é esse homem? Foi com muita paciência, medicamentos e oração que ela foi curada. Hoje é uma mulher de Deus, cuida de uma entidade para tratar com pessoas que tem esse tipo de problema. Dizer para ela que depressão não dá em crente é afrontá-la, pois ela costuma dar o seu testemunho de que Jesus a curou de uma depressão profunda.
Os testemunhos são muitos. Tenho também como amiga, que é uma filha de um pastor. Ela entrou em uma depressão profunda ao ponto de ter alguém da família para vigiá-la vinte e quatro horas. Ela levantava de madrugada par lavar louças e varrer a casa. Com oração e medicamentos foi totalmente curada e se você vê-la agora não acredita que ela teve depressão um dia. 
Portanto, negar o problema não ajuda. Dizer que é demônio é temerário, pois demônios não saem com medicamentos, todavia depressão é curada também com medicamentos e terapia. 
Ora, o que mostrei na vida de Elias é que ele apresenta todos os sintomas de uma pessoa que passou por problemas psicológicos. Até mesmo os psicólogos veem isso. Veja o livro: DEPRESSÃO - A LUZ NO FIM DO TÚNEL, onde a psicóloga Esther Carrenho analisa a vida de Elias e classifica os seus conflitos como sendo: UMA DEPRESSÃO PROFUNDA. Mas o foco não deve ser a depressão ou outro conflito psicológico qualquer, mas a forma como Deus trata desse problema.

Em Cristo
Pr João Gordine

____________________________________________________________________________________


Réplica do leitor EBD Brasil

Amado Pr. João Gordine,

Agradeço a vossa atenção e continuo admirando ainda mais o vosso trabalho e sabedoria, que Deus o mantenha.

Eu adquiri o o Livro Unção em dobro e entendi a colocação e linha de raciocínio dentro da Lição.

Outras informações que obtive com respeito ao cancelamento geral da Escola Dominical deste domingo, foi referente a exposição da vida do profeta relacionado ao que ele passou e ainda comparando-o com as pessoas hoje sujeito as mesmas paixões.

Achei triste eles não aceitarem a realidade, imagino que alguns acham que "santidade extrema" vai os livrar de determinadas aflições, esquecem que antes de tudo somos seres humanos.

Mas fazer o que né Pr. eu sou pequeno e não posso mudar a decisão dos Coronéis da igreja.

Que Deus o abençoe em Cristo Jesus.

Att. Peregrino


_______________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. O irmão é um Elias da vida. Se manter firme em meio ás circunstâncias desfavoráveis, é algo que poucos conseguem. Pois, a maioria prefere seguir o curso deste mundo, as "repetições" que João Alexandre fala em sua canção "é proíbido pensar". Negar a realidade da fragilidade humana é auto-engano. Nossas fraquezas podem ser vencidas a luz da Palavra de Deus e com o agir do Espírito Santo em nossas vidas, somos imperfeitos em vários sentidos,para não dizer em todos, isso, além da imperfeição espiritual, somos imperfeitos fisicamente, também. É verdade que em Cristo somos mais que vencedores, mas vencedores em que? Em problemas psicológicos que tentam nos assolar todos os dias, nas enfermidades que nos cercam, nas dores, tritezas e aflições. Tudo isso existe, mas podemos vencer em Cristo Jesus nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da atitude do leitor, o tema depressão, não deveria, mas ainda é um tabu para muitos evangélicos radicais, eu mesmo já ouvir muitos pregadores afirmarem que depressão não é coisa de crente, infelizmente o povo perece por falta de conhecimento

    ResponderExcluir
  3. E conhecereis a verdade, e a verdade voz libertará...(joão 8:32)
    será que não existem pastores psicologos ou psicologos pastores????
    No mundo tereis aflições...(joão 16:33) onde só reina a ganancia pela prosperidade...
    tantos crentes doentes que negam a verdade de doenças e não conseguem se libertarem de algumas verdades.
    para não ficar só nestes textos isolados, que tal ler todo joão 8, e se libertá das próprias amarras que há em todo o teu ser.....

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!