sábado, 27 de outubro de 2012

Lição 4 - Amós - A justiça Social como parte da Adoração, 28 de outubro de 2012, Subsídio: Professor Érick Freire.


Crise moral distorção dos padrões bíblicos, luxúria, falta de justiça social, credibilidade moral de políticos cambaleante. Grande parte dos candidatos ao legislativo e executivo tem suas fichas sujas, milhares de processos são amontoados e não vão a julgamento e até são queimados por funcionárias dos tribunais que são pagas para dar fim aos processos. Sabemos o porque da corrupção tem perpetrado até mesmo no meio judiciário, o dinheiro fala mais alto.
Milhões e milhões de reais são retirados das mãos e bocas do pobres e famintos de pão, pois a cada vez que se desvia verbas da educação e saúde engordasse os gatos gordos do governo, retirando o direito de uma criança favelizada ter o direito a sua merenda escolar de qualidade, de o idoso ter um atendimento humanizado, suprindo suas necessidades de saúde, condições mínimas de higiene e estrutura hospitalar.

O pior é que estes furtadores do colarinho branco, engravatados sorvem e exploram desavergonhadamente, uma calhordice de primeira instância, muitos desses solvem milhões dos cofres públicos e estas somas aparecem milagrosamente em paraísos fiscais como Andorra, Ilhas Maurício, Gibraltar, as Samoas e somando quase uma centena de territórios e regiões com regimes de tributação privilegiada, segundo a pwc. Ainda por cima têm a cara de pau de dizer “Eu não vi nada, não sei de nada!”
A última manipulação de massas ocorreu e está ocorrendo no Supremo, vão condenar uma dúzia de políticos e empresários, estes conseguirão, através do próprio erário que extorquiram pagar para relaxar suas prisões ou serem soltos, além do mais não passa de um falacioso teatro que encoberta a maioria dos atos maculadamente dolosos a sociedade e principalmente aos pobres e desprovidos, seria um pseudo ato de justiça, justiça midiática, calabocórica.
Enquanto condenam essa meia ou uma dúzia, centenas continuam Brasil a fora com suas fichas “limpas”, formam seus impérios e dormem em camas de marfim (Am 6.4) e a igreja nisso, no que interfere? Décadas e décadas e a degradação moral só aumenta, a opressão dos poderosos sobre os fracos e desvalidos só aumenta. Falam da cobrança excessiva de impostos do Império e/ou dos tempos bíblicos, mas não há diferença do que pagamos no Brasil, é absurda e inescrupulosamente semelhante a estas taxas que criticamos da antiguidade (cerca de 40,98%), trocando em miúdos, é o mesmo que trabalhássemos para o estado de graça durante 5 meses do ano. A demência da igreja perante estes fatos é grande porque ela se mistura a estes cobrando seus impostos dentro das próprias instituições e ainda afirmam que quem não dá não recebe nada de Deus, tal fato é latente e desconcertante.
Apesar disso tudo tem aqueles que dizem que a igreja (instituição, não a de Cristo que é universal e plena) é “imaculada!”, engodo, engano. Os escândalos já invadiram as paredes internas dos “sagrados” templos evangélicos. Pastores, bispos, “apóstolos”, “patriarcas”, missionários e anciãos com corações presunçosos, mercenários e avarentos. Amantes do dinheiro, algo que o Senhor condena (Mt 6.24) ou servimos a Deus ou ao dinheiro. Não todos, mas muito destes, principalmente no meio dos telepregadores, telepastores e televangelistas são opressores do povo que alienam a cada dia os alienáveis incautos. Os dízimos e ofertas que o digam, é um condicionante de salvação, os milagres do Criador são mais adorados que o Criador dos milagres, é o “Show da fé”, uma fé cega e irracional, anestésica, diferente da que está escrita na Bíblia (1 Tm 1.19) temos que ter uma fé consciente. E ficamos calados com tantas barbáries em Nome de Deus. Ainda pior, quando alguém fala algo ainda vem alguém com aquele argumento shamânico que “Ninguém toca no ungido de Deus”, aí conta a história de Davi e Saul, uma realidade bem diferente.
Amós trás este mesmo tema a tona, um discurso de condenação a este mesmo tipo de situação que era vivida em Israel, a luxúria, o desvio moral, a idolatria e a opressão aos pobres atingiam a santidade de Deus, por isso, Ele faria justiça. O povo seria serviçal de nações pagãs, no caso em questão, serviçal da Assíria a partir de 722 a.C.
Na rota do livro deste profeta desprovido de estudos sistemáticos na escola de profetas, e portador de uma habilidade de lidar com animais e agricultura, Deus o chama para uma mensagem completamente diferente das que eram ensinadas na época, Amazias que o diga, ninguém poderia dizer que a nação seria destruída, Deus jamais permitiria, será? Deus não só condenou as nações pagãs pelo seu desvio de conduta, mas destroçou Israel por causa do pecado, para dar o devido exemplo.
O primeiro desvio de conduta de Israel foi escravagista, escravizando e vendendo as pessoas que não podiam pagar suas dívidas, eles mancomunavam formas de atrair o pobre a escravidão e assim obter lucro com as pessoas (verdadeiros objetos), até mesmo emprestavam a alguém para comprar uma sandália e depois iam cobrar, quando não recebiam os escravizavam (Am 2.6). O segundo foi a falta de compaixão aos pobres e a humilhação a estes, como também a relação promíscua com prostitutas, envergonhando o santo nome de Deus, bebiam e comiam coisas sacrificadas aos ídolos e usufruíam de multas injustas. Mesmo caso daqueles fiscais que recebe propina para não multar e este dinheiro é maldito. Toda a desgraça de Israel que estava para chegar era formada e criada pelo Senhor, os israelitas deveriam sofrer por seus pecados coletivos e individuais, assim Deus fez (Am 3.6b).
Deus se aborrece com os ricos! É verdade, os ricos que usam sua riqueza com coisas supérfluas. Hoje em dia eu fico ridicularizado que famosos façam festa de aniversário para animais, com custos de R$ 10.000,00, enquanto temos muitos passando fome. Afirmam “O problema não é meu?”, Quem disse isso? O problema é e todos nós. Mas, isso é duro demais! Você pode estar afirmando. Mas, não é mesmo. Naquela época, as pessoas tinham casa de campo para inverso e para o verão, muito luxuosas e enfeitadas, as Deus disse que as destruiria (3.15), não porque ter uma casa bonita seja pecado, mas ter uma casa bonita e não ter um coração generoso trás indignação a Deus.
As mulheres da capital israelita foram comparadas com as vacas de Basã que eram preparadas para o abate, elas se preparavam e se enfeitavam para si prostituir cultualmente, além de maltratarem os necessitados, exigiam aos seus esposos que roubassem e extorquissem os pobres e a todo custo trouxesse vinho para beber (Am 4.1), a consequência disso é que elas seriam arrastadas por anzóis, e isso provavelmente ocorreu, porque os assírios eram famosos por suas atrocidades e há relatos que eles punham argolas de anzóis como os que são colocados em vacas e amarravam numa corda e os arrastava (as vacas - mulheres de Samaria - virariam realmente animais).
O fogo, a lacusta e o prumo foram as disciplinas, mas o Dia do Senhor que tanto pediam não era o que esperavam, “pois será um dia de escuridão e não de luz” (Am 5.18b). Escutamos de forma de autoestímulo ou de motivação, “Irmãos se preparem, o Senhor está voltando, será o dia de nossa glória”, mas o verso base para isso (Am 4.12) é melhor traduzido como Prepara-te Israel para as contas que Deus vem acertar contigo, ou então, prepara-te para encontrares com a ira de Deus, a escuridão (5.18).
A humildade de Amós era impressionante, Amazias o tinha acusado de inssurreição, disse ao rei que Amós queria promover uma rebelião para tomar o poder do rei, mas era na realidade o contrário, Amazias ainda mandou ele ir embora, ganhar dinheiro com profecias onde este morava, pensava Amazias que Amós era um Balaão da vida, mas na realidade quem eram os balaãos da época? Os da escola de profetas que diziam que Deus nunca os destruiria, ora eles cultuavam, davam dízimo (Am 4.4), eram ritualistas, e hoje seriam chamados de crentes avivalistas, cantavam muitas músicas, mas não era para adoração a Deus, mas adoração e apresentação de si mesmos, dedilhavam as liras e harpas, cantavam com muita convicção (Am 5.23, 6.5), mas nada subia a Deus, parece um retrato de nossas igrejas hodiernas, tanta cantoria e pouco serviço a Deus e ao próximo. Mas, ao mesmo tempo eram glutões, desembocavam em quilos e quilos de carne (6.4), deitavam-se em sofás luxuosos e arrancavam dos pobres. Deus odeia o orgulho do povo, ouvi uma frase de um membro de uma igreja neopentecostal na TV “Eu sai da assembleia de Deus porque eu não via milagre lá, mas aqui na IMPD, o milagre acontece, duvido algum deles nos enfrentar” um orgulho ofuscava o rosto deste membro, era pomposo, extremamente onipotente, Deus odeia isto (Am 6.8b).
Apesar das críticas de Amazias, Amós intercede pelo povo, apesar das críticas e calúnias Amós não se defende e diz “Sou apenas um boiadeiro e agricultor que ouviu o chamado de Deus, não vivo de profecias!”(Am 7.14 e 15) Por causa da insistência de Amazias e do seu orgulho, como tembém o desprezo ao simples agricultor e boiadeiro Deus manda Amós dizê-lo que a esposa de Amazias se tornaria uma prostituta.
Mas, Deus em sua infinita misericórdia restaura o povo através de Judah em um futuro próximo porque os israelitas se misturaram aos Árabes e se tornaram um povo mestiço, chamado samaritanos.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!