quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lição 7 Tudo posso Naquele que me Fortalece, 12 de fevereiro de 2012, Plano de Aula: Professor Érick Freire.

Plano de Aula
Lição 7 – Tudo posso Naquele que me Fortalece

Objetivos: Após a lição o aluno deverá entender que ser próspero não é simplesmente ser rico materialmente e que poder tudo em Deus é depender da sua força e da sua soberania.

Introdução: Querido professor, uma aula produtiva depende muito de seu desempenho, mas isso não quer dizer que só você detém o conhecimento, por isso é importante sempre utilizar as habilidades e conhecimento do aluno já que o mesmo também possui experiências práticas dos assuntos que são abordados a cada domingo. Nesta lição introduziremos a aula com uma dinâmica bem simples que servirá para a compreensão de todo o assunto que trabalharemos durante esta aula. Faça-a, sendo assim notará que o ensino ficará mais leve.

1º Momento: Faça a dinâmica Querer não é Poder.

2º Momento: Após a dinâmica comece a trabalhar o assunto da lição, recomendo que peça a um aluno para ler em voz alta os versos 10-13 da leitura bíblica em classe. Logo em seguida faça a seguinte pergunta: Vocês sabem como estava Paulo quando escreveu esse trecho? (Espere as respostas) Depois diga que Paulo estava preso, por isso ele aceitou ajuda material, ou seja, ao ficarem sabendo de sua prisão os Filipenses se apressaram em mandar donativos para Paulo que estava em condições precárias, e ele envia essa carta através de Epafrodito, exortando, mostrando a alegria de servir a Jesus e que isso não dependia das circunstâncias (estar preso)
Para entender melhor exegeticamente o texto leia Estudo exegético de Filipenses 4.13
Fale a partir disso sobre a Prosperidade na Adversidade (Tópico I da lição)

3º Momento: Prosperidade na humildade é o tema do Tópico II, trabalhe os sub-tópicos (O exemplo de Paulo e o exemplo de Jesus), mas comece com a seguinte questão: O que é ser humilde? (Espere as respostas) depois diga "Humildade é a qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas, mesma coisa que modéstia, simplicidade".
Pergunte: Paulo tinha todas estas características? (espere as respostas) e continue “Paulo nunca se mostrou superior a ninguém, mesmo podendo assim fazer, já que, sabia mais que quase todos os cristãos da época!”
Continue falando sobre esse tópico.
Depois encerre perguntando: Então tudo poder naquele que nos fortalece significa que?
Comente que nos dias de hoje esse texto foi muito manipulado, para entender melhor esse assunto leia o artigo Posso Todas as coisas?
Comente sobre os exageros cometidos nos Estados Unidos pelos Keneth. Keneth Jr, Keneth Copeland, Robert Tilton, Benny Hinn, entre outros que achar pertinente.

4º Momento: Fale sobre o serviço cristão como ato de prosperidade, ou seja, a caridade do povo de Filipos é um exemplo para nós, a unidade em ajudar o irmão que foi preso por pregar a Palavra, faça um paralelo prático com as atitudes de sua igreja, se elas correspondem a prática da igreja de Filipos.

5º Momento: Faça uma revisão.
Questões:
1.       O que é poder tudo naquele que nos fortalece?
2.       Como podemos ser prósperos na adversidade?
3.       O que é ter humildade?
4.       Como a igreja pode demonstrar que é próspera espiritualmente?
Respostas:
1.       É enfrentar todas as dificuldades sob a ajuda do Senhor.
2.       Suportando todas as dificuldades.
3.    É a qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas, mesma coisa que modéstia, simplicidade.
4.       Servindo aos irmãos necessitados de alimento físico e espiritual, como também tendo plena comunhão e unidade.

GRAÇA E PAZ A TODOS E UMA BOA AULA!!!

8 comentários:

  1. Irmão Érick, muito bom esse plano de aula

    ResponderExcluir
  2. Amém querido Rosival!
    Estou aqui para servi-los!

    ResponderExcluir
  3. Talita Taiany11 fevereiro, 2012

    Mt bom!!!! Já sei onde buscarei subsidios p minhas aulas, todos os domingos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Talita!
    Fique à vontade para utilizar nosso material!
    Tudo o que tenho é de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Sugiro para a lição de número 8, que está ecxelente por sinal,que seja comentedo sobre o modo como se dirigem e finalizam as "Campanhas" pelo Brasil a fora, incluindo também as igrejas pentecostais.
    Ao ler a lição nº 8 fica claro que "o orar sem cessar" foi substituído por "sete quartas", "dez domingos"...no intuito de ordenar a Deus e literalmente o chamar de juros bancário tendo em vista que o grosso das campanhas hoje são para Deus resolver nossos problemas a base de oferta e mais ofertas.
    Paz Erick

    ResponderExcluir
  6. Sugiro para a lição de número 8, que está ecxelente por sinal,que seja comentedo sobre o modo como se dirigem e finalizam as "Campanhas" pelo Brasil a fora, incluindo também as igrejas pentecostais.
    Ao ler a lição nº 8 fica claro que "o orar sem cessar" foi substituído por "sete quartas", "dez domingos"...no intuito de ordenar a Deus e literalmente o chamar de juros bancário tendo em vista que o grosso das campanhas hoje são para Deus resolver nossos problemas a base de oferta e mais ofertas.
    Paz Erick

    ResponderExcluir
  7. Irmão Érick, que o Senhor contínue, lhe abençoando, e obrigado por postar seus subcídios, pois é de muita importância para ministrar-mos as aulas em nossas escolas. A Paz do Senhor. JOSEMILSON.

    ResponderExcluir
  8. marlene santos da silva12 fevereiro, 2012

    estou muito feliz ,por esse comentario tao rico,graças a DEUS encontrei o que eu tanto queria , pra ensinar melhor a classe da escola , origada meu irmao pela tua existençia que DEUS abençoe.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!