domingo, 29 de janeiro de 2012

Lição 6 A Prosperidade dos Bem-Aventurados, 05 de Fevereiro de 2012, subsídio: Professor Érick Freire

De dar inveja a Lupo, a Trifil e a Kendall
“Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés” (Js 1.3)
Há algum tempo atrás uma “Igreja” tem vendido peúgas, mas conhecida como meias, estas são meias soquetes com um versículo escrito nelas retirado do livro histórico da Bíblia Josué, verso já supracitado, esquecem eles que esse verso é uma alusão a um versículo ainda mais antigo e completo, essa promessa jamais foi para mim ou para você querido leitor! Essa promessa foi feita ao povo de Israel, ainda pior, Josué não mandou ninguém por uma meia para entrar na terra que mana leite e mel, como esta do início deste texto que estão vendendo por aí.

O pior de tudo é o valor, é de dar inveja em qualquer uma marca de meia das mais caras possíveis, pois o valor é de R$ 153,00. Isso é mais que absurdo! É mercadejar a fé, é manipular os incautos, e mais ainda é falta de conhecimento puro da Palavra, ignorância, se não for ignorância ainda é pior! É pura manipulação e leviandade.
Deus pode conceder-nos bênçãos materiais? Claro que sim, mas não é preciso manipular a Palavra, não é preciso enganar as pessoas com menos conhecimento, não é preciso se encher de sofismas de ideologia humana e/ou misticismo, pois essa prática não passa de mandinga, feitiço, sortilégio, simpatia. A Bíblia condena essas práticas Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”. (Apocalipse 21:8)
Pois é, estes irão diretamente pra o inferno! Não sou eu quem diz, mas a Palavra de Deus, essas práticas se assemelham as práticas místicas judaicas condenadas por Deus e que muitos insistiam em continuar a fazer.
Como falei o texto fala de uma benção nacional a Israel que tinha limites geográficos como, O mar mediterrâneo à esquerda, O rio Eufrates à direita, As montanhas acima e o deserto abaixo!
A nossa bem-aventurança consiste em termos todo o nosso coração no tesouro espiritual, pois onde está o nosso tesouro, está o nosso coração, como afirmou o Senhor no evangelho de Mateus. Quando pomos o nosso coração no que é espiritual, o material é consequência, todos os homens de Deus que eram pobres de espírito não sentiam o seu prazer no bem físico em que possuíam, mas seu prazer estava na lei do Senhor (Sl 1.2), pois só meditando nela é que podemos encontrar o real sentido do que é o Reino espiritual.
Ser pobre de espírito não é ser miserável, pelo contrário, ser pobre de espírito é ser humilde e quebrantado, sempre a espera da riqueza espiritual em Cristo, não é um statu quo, mas um estado de necessidade. Não é uma mente que precisa de metanoia, ou seja, mudança de si própria e sim um espírito voltado na necessidade das coisas do Pai. Ter como prioridade a posse de riquezas terrenais não é ser pobre de espírito e sim miserável de espírito, ter ânsia em ser o homem mais rico do mundo não deveria ser sinônimo de espelho para humanidade. Pessoas fazem propaganda destas, “grandes empresários!”, homens muito ricos que querem ser mais ricos, o grande sábio, rei Salomão diz que tudo é vaidade, ou seja, tudo é passageiro, mas mesmo tendo esse conhecimento passamos batido e continuamos lutando por nossas vaidades e aí esquecemos daquilo que não é passageiro, mas eterno, a busca das bem-aventuranças, ser pobre de espírito, chorar por amor a Deus e a Palavra, ter fome e sede pela justiça divina, ser misericordioso tendo misericórdia dos irmãos porque somos todos falhos, ser limpo de coração que é o ato de ser santo e buscar as coisas celestiais, ser pacificador em meio a uma terra de homens egoístas e egotistas (peço Senhor a Ti essa bem-aventurança, pois estou longe, sou sanguíneo e colérico), ser perseguidos, injuriado e caluniado por amor do nome do Senhor em qualquer circunstância quando pregamos o evangelho genuíno.
O amor a Deus sobre todas as coisas deve ser incondicional, e que não seja por querer uma terra, uma casa, esposo(a), filhos, filhas, cartão de crédito, conta no banco, terrenos, nem tampouco “tomar posse” de onde pisarmos. Essa ideia sorrateira e inescrupulosa só serve para massificar a riquezas de alguns líderes falsos que manipulam o povo, não deixem isso acontecer a vocês, sejam prudentes examinando tudo de acordo com a Palavra como os crentes bereianos “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (At 17.11).
Não acreditem em quem vem lhes vender meia ungida, terra ungida, óleo ungido, azeite ungido, sal grosso, pedaços da cruz, lençóis para abençoar o casamento, perfumes de “Cristo” e etc. Jesus “Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores”. (Lucas 19:46) Amém!

4 comentários:

  1. A Paz do Senhor Pastor Érick,
    Bem, comrelação a lição de nº06, vejo o contexto como algo que se cumpre no Reino Milenar.é sugestivo tratar o assunto um tanco escatológico, afinal, Cristo quando veio a primeira vez, apresentou o reino (dos céus), deu características de como era este reino e no entanto o povo de ISRAEL o rejeitou-o. A igreja aceitou este reino, implantado em nossos corações, porém, seu cumprimento definitivo se dará ao fim da tribulação com o estabelecimento de Cristo como Rei na terra-Zc 14.9.
    O que quero dizer é que a igreja estará ressurreta, justos do AT e da tribulação, durante este reino, somando-se a eles que ajudam a reinar, estarão os vivos, carne e ossso, oriundos da tribulação(remanescente fiel-judeus e aqueles que não aceitaram o 666 e sobreviverão ao referido período de 7 anos.
    Quem herda a terra?
    Bom, entendi os valores a quem o autor chama a atenção dos alunos para se atantarem em relação ao efêmero , utilizando os da bem aventurança. é necessário deixar claro o seu cumprimento profético.Claro que naqueles dias não haverá mais pranto, nem dor. Hoje quem consola- O ESPÍRITO SANTO. Seremos consolados, sim de certa forma ao morrer em Cristo seremos mais que consolados...
    Estou tentando entender melhor a unidade 6 correlacionada com o título.

    ResponderExcluir
  2. T. Mendes, este texto era só um complemento, mas fui acometido de uma cefaleia sinusal, por isso, não postei durante toda a semana!
    Se melhorar da cefaleia, estarei explicando melhor amanhã sobre a lição de forma específica!
    Fica na paz e obrigado pelos apontamentos!
    A propósito, não sou pastor meu querido irmão, obrigado, mas sou apenas servo de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Queridos, a Paz. Acredito que este texto poderia ser melhor explorado, fanzendo um paralelo entre o texto bíblico e a realidade que convivemos nas igrejas. Não ficou muito claro os conceitos de prosperidade e bem-aventurança à luz da bíblia. Perdemos uma ótima oportunidade de esclarecer estas questões no espaço EBD local

    ResponderExcluir
  4. Queridos irmãos, o problema é que o professor Érick Freire tinha programado para a cada dia postar sobre uma bem-aventurança explicando detalhadamente o assunto, mas ele foi acometido de uma forte cefaleia e foi diagnosticado uma inflamação de vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais infectado provavelmente por um vírus, acarretando uma sinusite aguda!
    O mesmo está em repouso e com fortes dores de cabeça há mais de uma semana, postou esse último texto já em não tão boas condições!
    Como só temos ele como pensador dessas questões ficou difícil dar continuidade durante esta semana, o máximo que ele está podendo ficar é vinte minutos em frente a tela para conversar com seus leitores através do facebook ou msn!
    No mais fiquem na paz e orem por sua recuperação, tem sido desgastante pra ele, tanto financeira como intelectual e espiritualmente!
    FIQUEM NA PAZ!

    Att. Equipe EBD Brasil!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!