domingo, 22 de janeiro de 2012

Lição 5 As Bênçãos de Israel e o que Cabe à Igreja , 29 de janeiro de 2011 - Subsídio: Professor Érick Freire

Jesus a Nossa Herança

Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.
(Apocalipse 3.8-11)

 Queridos leitores pelas misericórdias do Senhor deixo a paz de Cristo e sua graça, em mais uma semana estamos aqui para dialogar, pois gosto muito quando leio cada opinião e sempre tento responder uma a uma, mesmo as mais críticas perguntas e/ou não tão agradáveis indagações. Para mim, a oposição, serve para o nosso crescimento, pois devemos dar glórias no sofrimento.
Na lição desta semana estaremos falando das promessas de Israel que também cabem a nós, mas antes gostaria de frisar e me deter um pouco no texto citado de Apocalipse, muito conhecido e badalado por pregadores: Guarda o que tens! Muitos atribuem esse guardar a ter cuidado com o dinheiro, ter cuidado com a casa, os filhos, os cargos eclesiásticos, a roupa, a comida, o que beber, mas essas solicitudes não fazem parte do contexto desse trecho retirado da Bíblia.
O apóstolo João ao escrever ao Anjo da Igreja em Filadélfia dizia que, mesmo com toda a dificuldade que esse pastor tinha e em meio as perseguições, o Senhor que tem a chave de Davi, Jesus, vê que ele guardava a Palavra, e não negava o nome do Senhor e este é o maior bem que ele poderia ter, mesmo que muitos que se diziam “judeus” e não o eram se opunham, ele permanecia fiel, permanecia embaixo da benção espiritual de Deus, guardando e não negando a verdadeira Palavra, por isso, sua recompensa era uma porta aberta que segundo o Manual de Halley, Deus “Aqui, avisa a igreja de Filadélfia que não desanime só porque “tem pouca força” (talvez uma referência ao número reduzido de membros), já que Deus não depende do prestígio desse mundo”. (2010, p. 737) Mostrando que ela não acabaria por causa de sua fidelidade mesmo estando no meio de uma sociedade pagã, avançada e helênica.
A pobreza espiritual dos dias de hoje é enorme, com isso não estou me referindo aos “pobres de espírito” que Jesus fala no Sermão do Monte, e sim a pobreza por estarem ligados estritamente ao que é material e pontual (temporal, momentâneo), pois as diligências dessa vida tem enchido o coração dos cristãos também, vivemos em uma sociedade materialista e quando falasse em herança ou benção lembramos de quê? DINHEIRÔÔÔ. Achei muito interessante um filme que assisti recentemente Os pingüins do papai onde a herança que Popper (personagem principal, por Jim Carrey) recebe de seu pai são seis pingüins, isso é herança? Podemos nos perguntar. E eu pergunto será que herança é só dinheiro? Só casas? Carros? Terras? Fazendas? Categoricamente não! Herdamos de nossos pais educação, conhecimento, cultura, ideologia, personalidade e principalmente seus ensinos por palavras e/ou ações. Quantos não dizem: “Quando eu era pequeno meu pai sempre dizia...”, “Quando eu era menor lembro que minha mãe falava...”, etc, etc, etc... Esse tipo de herança é parecida com as bênçãos que herdamos de Israel, a maior de todas delas é a Salvação em Cristo, como havia sido prometida em (Gn 12.3) quando Deus afirma que todas as nações seriam abençoadas por meio de Abraão.
Em Isaías está escrito:

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.
 (Isaías 42:1-7)

Quem por acaso é este servo? Quem é a luz para os gentios? Quem abriu os olhos dos cegos? Quem libertou os presos espirituais? Lá em Lucas temos a resposta de quem é a nossa verdadeira herança e benção no meio das nações através da boca de Simeão Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel”.  (Lucas 2:29-32)
A nossa maior benção é a salvação de Cristo, a nossa herança é a vida eterna, mais do que isso não existe, benção maior é impossível, o próprio Deus se fez carne e habitou entre nós para sermos livres, recebermos a carta de alforria, pois fomos libertos do pecado! Nada que for material pode ser superior a esta herança, nada do que é palpável é mais inefável que a Glória da herança eterna, a Salvação.
Pobreza e riqueza material podemos ter aqui na terra, mas o nosso coração deve está plantado na riqueza espiritual, pois “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração!” e essa afirmação é do Mestre dos mestres, ele afirma que quando achamos que o nosso tesouro é o dinheiro, como dizem alguns pregadores da prosperidade “DIIINHÊÊÊIIIIRÔÔÔ, venha pra mim agora!” e aí está o nosso coração, sofremos conseqüências de condenação. Jesus vem e estes ficam abraçados com o dinheiro, Jesus diz “Divida com os pobres!” e eles dão as costas!
Sabemos também que muitos tem ensinado a falácia de que herdamos as propriedades de Jacó. Quem não quer o cajado de Moisés? Lembro dessa pergunta feita por um bispo ao ser denunciado por ensinar aos seus subordinados iludirem o povo com frases de efeitos para alegrar a alma. Alegrar a alma porque, o espírito só se alegra com coisas espirituais e não com a materialidade, as bênçãos de saúde, econômicas são boas? Claro que são, mas não alegram o espírito, o nosso espírito fica cheio e alegre quando sente a presença e a glória de Deus. Por isso, que muitos movimentos tidos como “pentecostais”, o povo cai, corre, pula, dança, se alegra, mas quando acaba aqueles mesmos vão fofocar, discutir, fazer dissensões, e toda sorte de erros. Por que isso? Porque não era espiritual e sim psicológico, afago a alma e ao ego!
Por isso irmãos, recomendo que tenham cuidado com alguns destes movimentos que decretam, ordenam, herdam tudo, que são ricos de materialidade, que vendem o cajado de Moisés, que vendem meias “consagradas” para conquistar terras, vendem Bíblias de quase R$ 1.000,00. Cuidado com esse falso evangelho!

16 comentários:

  1. Deus nos dá a chance de guardar em nossos corações a palavra de Deus, desta forma se não negarmos, ganhamos a herança.

    Lutas fazem parte da vida de todos, mas Deus dará galardão a para aqueles que perserveram.

    Que neste ano de 2012 venhamos a aprender mais da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor, quero expressar a minha felicidade por saber que Deus ainda tem servos comprometidos exclusivamente com sua Palavra, irmão seus comentários, planos de aula e subsídios tem me ajudado bastante nas ministrações das aulas. Deus continue lhe usando. Fk na Paz de Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos irmãos, Maurício e o querido que não se identificou, Deus os abençoe!
    Quero externar minha alegria por vossas palavras!
    Que o Senhor vos abençoe e fiquem na graça e na paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  4. PB.GIVALDO BATISTA RONDONIA-BRASIL. APZ DO SR. JESUS, MEU NOBRE FICO FELIZ EM TER LINDO SEU COMENTARIO, E VER O QUANTO,DEUS LHES USOU NESTAS PALAVRAS,VC FALA A MINHA LIGUA,VAI NESTA TUA FORÇA VARÃO DE DEUS... UM FORTE ABRAÇO. KI DIOS TI BENDIGAS....

    ResponderExcluir
  5. Pb. Givaldo!
    Estou aqui como servo do Senhor e co-servo dos irmãos, por isso, o que escrevo não é para nem por mim, mas para e por Deus e o nosso Senhor Jesus.
    Fica na graça e na paz do nosso Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Nobre irmão Professor Érick Freire, você por meio do Espírito Santo tem se tornado uma benção na minha vida, e creio que na vida de muitas outras pessoas que obtém mais conhecimento com seus estudos e subsídios no auxilio da EBD. Este ano recebi o cargo de superintendente da EBD na minha igreja, percebo o tamanho do desafio pela frente apesar da igreja ser pequena. Mas quando se trata do ensino da palavra de Deus sempre sentimos o peso da responsabilidade, e isto me motiva a buscar ainda mais conhecimento. Professor, todos os dias olho as matérias postadas por você e isto tem sido muito proveitoso. Estou precisando aprender muito mais, além do que para mim esta é uma nova experiência, já assumir vários cargos na Igreja, mas esse tem me despertado como nunca, vejo ser o setor mais importante. Gostaria que dentro se suas possibilidades me ajudasse ainda mais, pois tenho pequenas dificuldades quando se refere ao planejamento de aulas, marcamos para todo sábado realizarmos uma reunião de planejamento da aula para o dia seguinte, mas aqui na minha região não é fácil, os professores não tem esse costume e estamos implando isto agora. Como faço para ter êxito nestas reuniões de planejamento? Creio que você através de grande experiência notada, pode me ajudar.

    Obs: preciso de seu contato e-mail para conversarmos sobre outros assuntos.

    Aguardo.

    Em Cristo,

    Pb. Claudecy Ribeiro
    Superintendente EBD
    Assembleia de Deus
    Sampaio - TO
    e-mail: claudecyribeiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Querido, presbítero Claudecir, realmente nos dias hodiernos temos dificuldades de pôr o povo para estudar com afinco e denodo a Palavra do evangelho de Cristo, mas dentro de minhas possibilidades posso tentar ajudá-lo, há alguns dias comecei a refletir sobre motivação de auto-ajuda e notei que isso não é suficiente, por isso, deixarei o meu e-mail para que o irmão entre em contato, para poder ajudá-lo a escolher professores motivados pelo ensino da Palavra, nem sempre devemos usar os professores existentes, mas encaixar novos professores que vemos o Espírito de Deus neles.
    No mais fica na Graça e na Paz.

    Meu e-mail de contato: ebdbrasil@live.com
    Telefone (0**84) 8861-4465

    ResponderExcluir
  8. Gosto da maneira que age em seu blog, sempre estou aqui, gosto quando trata os falsos mestres e falsos ensinos com IRÔNIA, e não da brechas.
    Jonatan Paulino
    Limeira SP

    ResponderExcluir
  9. Amém Jhoe!
    Obrigado pelas palavras sinceras!
    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. A Paz do Senhor Professor Érick,
    Na minha opinião,para a Igreja, aqueles que aceitam a Cristo desde Atos 2 - Igreja em Jerusalém/Petencoste até o dia do arrebatamento - 1 Ts 4.13-18,bem como o povo de Israel do AT que morreram na fé, os mártires do período da tribulação e o remanescente de Israel nesta semana,fiéis no milênio, as promessas e bençãos para todos descritos, financeiramente defavorecidos ou com situação econômica relativa, com ou sem saúde,com muitos dias fartos na terra ou com poucos dias são três, segundo a leitura Bíblica:
    1)Um corpo ressurreto;
    2)Livramento de todos os inimigos e
    3)A eternidade com o Senhor para todo o sempre, sem dor, clamor e morte.
    Com relação a lição 5,acredito que ficou claro que Dt 28 foi um mandamento exclusivo de um povo, assim como será na tribulação enquanto o relacionamento hoje para a igreja é espiritual, a nova aliança.A lição está bem clara com relação a Gn 12.1-3; a benção da salvação estendida e oferecida a todos os cantos e famílias.
    Agora o subitem 3 (pobreza e riqueza), está um tanto sem sentido não acha? 3 Jo 2 deixa subentendido que Gaio não estava bem de saúde e Paulo apenas DESEJA que assim como Gaio estava bem espiritualmente ele desejava-o para Gaio que seu corpo e tudo navida também o tivesse, é como desejar bem a um irmão e não estava ali naquele momento fazendo promessas de Deus na vida de Gaio com relação a sua saúde.
    Outra coisa,aflições ditas nesse item, referem-se na verdade a toda perseguição e sofrimento por causa de Cristo , e o texto direciona pobreza e doença como consequência disto colocando os que tem saúde e bem financeiramente como que não terem aflições.
    Bem,

    ResponderExcluir
  11. Mendes, isso eu comentei!
    Não detalhei porque muitos não entenderiam!
    Mas, seus pareceres sempre são ótimos e bem vindos aqui!
    Concordo com você, nossas lições às vezes pregam contra a interpretação errada do texto, mas incorrem no mesmo erro, a lição 9 terá uma série de erros e estou me preparando para levar pedradas!
    Que o Senhor o abençoe sempre!!!
    Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  12. Em seu Blog temos mais liberdade de comentar sobre assuntos de revista EBD.No trimestre em questão(2012), o assunto tem sido ministrado por líderes um tanto que timidamente.Observei que pessoas não assumem que ensinaram errado,como também pregaram da forma como a teologia da prosperidade diz.Aqui todo domingo só se fala em dízimo e ofertas para a prosperidade e não se aprofunda ou se debate o assunto da lição;é incrível!
    Espero que as "campanhas" realizadas nas igrejas sejam esclarecidas quanto a nocividade devido a forma como é conduzida hoje em dia.
    Já está mais que provado que "oito terças para isso ou aquilo" nada tem haver com o orar sem cessar.
    Até a lição 6.

    ResponderExcluir
  13. Amém T. Mendes!
    Obrigado pelas preciosas ajudas com seus belíssimos comentários!
    E fica aqui o incentivo de outros comentarem também e expressarem suas ideias!
    Que o Senhor os abençoe!
    Comentem Mesmo!!!

    ResponderExcluir
  14. pb. Manoel assembleia de Deus salvador.gosteida sua resposta aos comentarios paz.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pastor Manoel!
    Estou aqui pronto para servi-los, pois quando comecei a escrever foi para servir ao Deus trino e em consequência aos nossos irmãos!
    Fica na paz do Senhor Jesus, o Cristo!

    ResponderExcluir
  16. Feliz por ter mais um meio de estudar as lições da EBD. Deus continue abençoando aqueles defendem a verdadeira palavra.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!