quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dinâmica: Como se desviar do mal?

Objetivo: Fazer com que o aluno compreenda como melhor responder e/ou agir em situações de risco à sua vida tanto espiritual quanto física ou de seus colegas.
Procedimentos: O professor dividirá a sala em grupos e entregará uma situação para cada grupo (se a turma for grande faça grupos de 3 ou 4 alunos, mas se for pequena a atividade pode ser feita em dupla) as situações estão abaixo.

Após distribuir cada situação a cada grupo o professor dirá, vocês terão 3 minutos para escolherem a melhor resposta do grupo, logo depois dos três minutos o professor sinaliza e diz, agora vocês terão 30 segundos para escolher um componente do grupo para vir dar a resposta na frente.
Após escolherem o professor pergunta:
Quem foi o grupo que ficou com a situação 1? Aí o grupo vai de identificar e o professor deverá ter uma cópia de todas as situações na mão para poder citar a situação e esperar a resposta.
O professor continua: A situação um diz... (espera a resposta) e depois pede para os outros grupos aplaudirem a resposta se ela for uma resposta responsável, não esqueça são adolescentes e podem querer desafiá-lo dando uma resposta errada, mas em raras exceções já que estamos falando em cristãos.

Situações:
1.       Você chega em um local onde tem pessoas fumando, no meio deles tem um amigo seu da escola e ele diz: Ei, fume um cigarro aqui com agente é legal. Quer um?
2.       Você vai a casa de um amigo da igreja, quando chega lá ele diz que alugou um filme para vocês assistirem, então você pergunta qual é o filme e ele responde que é um bom filme. Daí ele liga o DVD e começa um filme pornográfico. O que você deve fazer?
3.       Você está na internet, aí entra uma pessoa em seu MSN, Orkut ou facebook e lhe manda um link de um site de feitiçaria e satanismo. Qual a resposta que você daria para ele?
4.       Você foi convidado por seu melhor amigo para ir a esta de aniversário dele, mas no mesmo dia e hora é a festa do grupo vocal que você canta e ainda mais, é o vocalista principal, pois irá fazer alguns solos. O que você faria?

Professor se achar pertinente e quiser criar outras situações, só dependerá do contexto de seus alunos, fique à vontade.

Reflexão:
Muitas situações de nosso dia a dia nos deixa em certo perigo, mas devemos ter ciência que a Palavra de Deus nos ensina a evitar essas situações.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça valer a sua ideia!