quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lição 13 - A Integridade de um Líder, Escola Dominical, CPAD, 25 de Dezembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Subsídio: Professor Érick Freire.

Os tipos de Líderes e a Integridade

Queridos para o capítulo desta semana relutaram para que eu escrevesse, pois muitos Brasil a fora e até no resto do mundo tem utilizado os textos dos quais escrevo, por isso falarei sobre o assunto desta semana que é sobre a integridade de líderes, sabemos que é um assunto delicado, principalmente nos últimos dias que vivemos uma série de escândalos como, um efeito dominó, líderes cristãos que caem em desgraça com condutas desaprovadas por Deus, temos então alguns tipos de líderes que, ensejam este grupo de íntegros e de corruptos: O primeiro deles é aquele a quem Deus escolhe como líder, mas na sua caminhada desviasse de seus caminhos, o outro é aquele que é escolhido pelo homem por algum interesse particular, pessoal ou financeiro, o terceiro é aquele a quem Deus escolhe e permanece fiel aos propósitos de Deus e o quarto e último é aquele que o homem escolhe com o consentimento da igreja falarei sobre cada um deles e darei exemplos na Bíblia.

Destes tipos de líderes o único que se encaixa no perfil de Neemias é o terceiro, Neemias como aprendemos era o copeiro a serviço do rei Longimanus (Artaxerxes), durante um período ele aguardava ansiosamente notícias de sua terra e com muita necessidade de saber notícias da terra de seus pais ouve do irmãos a pior de todas as notícias que poderia imaginar, por isso entra em um batismo de angústia, em crise espiritual ele faz uma consagração de quatro meses por seu povo e nestes quatro meses a tristeza o carcome, mas também atrelado a isso vem o desejo de fazer a diferença, de mostrar ao povo que eles eram o povo de Deus (Yaweh) que, deveriam sair dessa situação e reagirem a tudo o que for contrário a miséria espiritual, econômica e moral. Por isso, o segredo de Neemias foi oração! Sempre que ele queria tomar uma decisão ele orava, sempre que iria fazer algo ele pedia orientação a Deus e foi desse jeito que o Senhor o guiou durante todo este percurso que estudamos da restauração da cidade de Jerusalém!
A moral espiritual de Neemias era tão grande que, expulsou aqueles que não tinham um compromisso com a Palavra de Deus, ele tinha sua conduta em conformidade com a vontade de Deus (Ne 5.9-12), por isso exigia que todos aqueles que, eram subordinados ao governo atual de Judá fizessem o mesmo, esperando honestidade, coragem e integridade nos tempos de crise.
O evangelho nos dias atuais está combalido de pessoas corruptas que, tomam posse das instituições chamadas cristãs para enveredarem por seus princípios humanos, tirando vantagem em cima de tudo. O último escândalo ocorrido na última semana trouxe à tona toda a improbidade administrativa no templo central da denominação na qual congrego, por isso, o motivo desse atraso da postagem dessa semana, meu coração está condoído por causa da falta de responsabilidade de alguns líderes e da frouxidão da nossa direção da IEADERN, há trinta anos sirvo ao Senhor nesta denominação e nunca tinha visto tanta mando e desmando, tanta falta de amor pela obra de Deus, pois homens cheios de si tem “administrado” nossos “templos” gastando dinheiro dos dízimos e ofertas com toucas de banho, ração pra cachorro, pastas de couro muito caras, isso tudo com o dinheiro que era para mantimento da obra, quando falasse em mantimento na Bíblia se referes a alimentação básica dos sacerdotes, das viúvas e dos pobres, e isso a demais não tem sido feito há muito em nosso ministério assembleiano, parece que esta lição produzida pelo nosso conterrâneo Pr. Elinaldo Renovato foi um aviso para nós de toda a corrupção que, tem entrando nas instituições cristãs!
Muitos desses líderes que, estão a frente destes trabalhos foram escolhidos pelo homem, outro problema denunciado através da carta de um diácono da assembléia de Deus foi o nepotismo que, nada mais é indicação humana de familiar para exercer determinada função honorária e isso é um câncer que tem afetado nossa liderança! O alerta para estes escolhidos pelo homem é que, Deus está vendo tudo e que as recompensas estão sendo encomendadas, Deus não tarda, mas faz tudo e permiti tudo ao seu tempo!
Outros destes são líderes escolhidos por Deus, mas o dinheiro e a fama falaram mais alto a seus corações que a própria Palavra de Deus, era o caso de Saul, o povo pediu um rei, imitando as nações pagãs, mas tiveram um belíssimo presente, Deus ungiu Saul, mas o mesmo se desviou dos caminhos dele, achava que o seu raciocínio e sua vontade era superior a vontade de Deus, mas em Isaías 55.8,9 diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Ou melhor, jamais pensaremos exatamente igual ou melhor que Deus, pelo contrário os pensamentos e vontade Dele é totalmente superior a nossa e isso é indiscutível e insociável.
Podemos dizer que, as vezes um líder é escolhido pelos homens, mas que esse pode se portar como um líder escolhido pelo Senhor, segundo um pastor muito conhecido aqui em nossa região ao ver os mandos e desmandos hodiernos dentro de nossas igrejas ele disse: “No tempo em que eu fazia parte da direção da igreja orávamos para escolhermos aqueles nos quais iriam assumir cada congregação, apresentávamos a Deus, confiávamos em seu direcionamento, hoje escolhem aquele que tem maior status social, aquele que é amigo ou parente, aquele que é mais bonito aos olhos humanos, como os irmãos de Davi, mas em seu coração a soberba e o poder carcomem seus sentidos e sua espiritualidade vai ao chão!” Essas palavras tocam na essência do problema empírico (prático) dos nossos dias! Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós e que providencie um líder genuinamente íntegro para resolver esses problemas que tem tirado a paz de muitos!

6 comentários:

  1. Dc. Carlos - RJ22 dezembro, 2011

    A integridade deve ser a base de um autêntico Cristão, principalmente de um líder!!!
    Que Deus o abençoe professor!!!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Silva - DF22 dezembro, 2011

    Professor parabéns pela escrita de fácil entendimento, parabéns pelo trabalho de conscientização!
    Parabéns pelo amor a Obra de Deus!
    Acho que você deve ser bastante perseguido porque gosta de falar a verdade, mas Jesus disse: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará!" Seja sempre fiel a Deus e Ele cuidará de você e sua família!!!

    ResponderExcluir
  3. O homem de Deus é íntegro e por suas palavras você demonstra isso! Parabéns professor por nos ajudar mais uma vez.

    Professor Maurício - Parelhas/RN

    ResponderExcluir
  4. Que postagem abençoada! amado irmão, suas palavras encaixam perfeitamente na situação de minha igreja, pena que seu estado está passando por este problema que, o Senhor tenha misericórdia daqueles que escandalizaram o nome do Senhor e que suas punições sejam divinas, mas todo pecador merece perdão se houver arrependimento!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado queridos pelo apoio!
    Isso me fortalece para continuar!!!
    Que Deus os abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. Dc.Wladimir Neto25 dezembro, 2011

    A intregridade do homem de Deus é essencial principalmente nos dia hoje porém infelizmente nossos lideres do presente Nao nos inspira como os do passado, precisamos de pessoas que lidere pelo exemplo( neemias ), com coragem e temor a Deus, coisa que esta faltando, as pessoas estão brincando de ser crente, e acabam dando lugar ao inimigo, o diabo Nao brinca de ser diabo,que o Senhor continue a levantar assim como nos tempos antigos verdadeiros lideres cristãos.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!