sábado, 6 de agosto de 2011

Lição 7 A Beleza do Serviço Cristão, Escola Dominical, CPAD, 14 de agosto de 2011 - A Missão Integral da Igreja, Porque o Reino de Deus está entre vós, 3º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 7
A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO


Objetivos: Após a aula o seu aluno precisa saber:

  • Identificar as reais características de um servidor cristão;
  • Compreender que o serviço cristão tem tudo a ver com servir a Deus e ao próximo;
  • Explicar qual é a missão real da igreja do Senhor, ou seja, qual a missão de cada um de nós.
Dica Pedagógica: Para esta lição indico que faça uma reflexão sobre os principais problemas sociais enfrentados na comunidade em que sua igreja está inserida, tente ver que tipos de trabalhos sociais são feitos no bairro, e se algum trabalho de serviço desse tipo é feito pela congregação.
Tenha um olhar crítico-social a sua comunidade religiosa, veja se realmente estão tento o perfil de servidor, também faça uma auto-análise acerca desse fato para que não só aponte defeitos, mas que se coloque como participante do comodismo, se você estiver assim é claro!

1º Momento: Comece a aula dizendo que existem três principais características de um servo de Cristo e depois pergunte: Alguém pode dizer que características são essas? depois diga que é imprescindível a um autêntico cristão ter tais características, isto é, amor, compromisso e humildade.
Depois faça a dinâmica A Flor < Clique Aqui >.
Após a dinâmica conte uma pequena história que está abaixo, quem gosta muito de contar esta história é o dono do site EBDWEB (Pr. Klauber Maia):
Durante muito tempo, um homem começou a ver as pessoas que transmitiam humildade, certa vez, após ver um homem muito humilde, servidor, um verdadeiro diakoneo resolveu premiar esse homem com o título de cidadão mais humilde da Terra, fez todos os preparativos, mandou fabricar uma linda medalha e organizou a melhor e mais bela cerimônia, por  sinal, muito pomposa, espetacular, deslumbrante, fez o convite ao homem que foi intitulado "O ser mais humilde da terra!" inclusive puseram até um pódio e o mesmo subiu todo orgulhoso, milhares de reais tinham sido gastos naquela festa, era a mais brilhante de todas, o salão mais caro, e o senhor humilde já tinha comprado até um terno dos mais finos, só para ocasião. Depois de toda pompa a tão esperada medalha foi posta em seu pescoço e ele todo orgulhoso sorria, após a cerimônia o organizador chega e arranca a medalha do pescoço dele, todos ficam perplexos, inclusive o ganhador, então com espanto ele pergunta: "O que houve?" o organizador responde "Eu pensei que você fosse humilde, mas foi só receber o título que você se tornou um dos mais oragulhosos, se fosse realmente humilde jamais aceitaria essa festa e essa medalha!"
MORAL DA HISTÓRIA:  Todo humilde, por mais que digam que ele é, se acha soberbo!
 Faça uma pergunta após terminar a história: Qual deveria ser o procedimento do Senhor Humilde, se ele realmente fosse humilde? Espere as respostas e tente levá-las para mostrar que o verdadeiro servo humilde jamais aceita honrarias, pelo contrário, sente-se sempre inferior a todos e servo de todos.

2º Momento: Fale sobre o tópico II da lição, mas antes faça as seguintes perguntas: Qual o maior exemplo de serviço na Bíblia? depois das respostas diga que Jesu desceu de seu trono de glória para servir-nos aqui na Terra, peça para alguém ler (Mt 20.28). Também diga que para servirmos a Jesu precisamos negarmos a nós mesmos, como disse o próprio Mestre, "E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me" (Mc 8.34).
Comente que a adoração também é uma forma de servir a Deus, leia o artigo Adoração da Igreja - Culto verdadeiro ao Senhor!.
Fale também sobre servir ao próximo se quiser faça a dinâmica Projeto solidário < Clique Aqui >.
Diga também que é servir ao próximo levando a Palavra do Senhor, servindo através da evangelização, veja o exemplo de Jesus em A Falta de Evangelizadores.


3º Momento: Após conhecer como deve ser o procedimento do servidor cristão agora mostre ao aluno que esse serviço reflete numa igreja que também deve, e principalmente deve evangelizar.
Comente sobre os três pontos da Missão da Igreja neste mundo (Tópico III), lembre que igreja não é o templo feito por mãos humanas, pois Deus não habita em templo feitos por mãos de homem (At 7.48-50), mas dentro de nossos corações (Rm 8.11).


4º Momento: Peça a um aluno para fazer um resumo do que aprendeu durante esta aula.


IMPORTANTE:
No verão 2011/2012 estaremos lançando o livro A arte do Aprender < Clique Aqui > e confira dois dos mais de 25 capítulos do livro.


Clique Aqui e Adquira por Apenas R$ 15,90




A PAZ DO SENHOR JESUS E UMA BOA AULA!!!


4 comentários:

  1. IRMÃO ÉRICK GOSTARIA DE SABER SE VC, VAI POSTAR A LIÇÃO 7 DOS JUVENIS, DESDE JÁ AGRADEÇO. FICA NA PAZ MEU IRMÃO!

    ResponderExcluir
  2. Querido irei postar só amanhã (sexta) tanto a lição de Juvenis quanto a de adolescentes!
    Houve um problema na hospedagem do Blogger e não pude por os textos nem terça nem ontem, hoje estou muito atarefado, só estou respondendo os comentários!

    FICA NA GRAÇA E NAS DO SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  3. Quem se abriga em Deus não necessita da palavra. Basta um suspiro dirigido a Deus, e Deus o ouvirá

    Reflita nisto e tenha um ótimo dia.Deus te abençoe a cada instante de sua vida!

    Bjus Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pela Visita!
    DEUS VOS ABENÇOE!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!