domingo, 22 de maio de 2011

Lição 9 - A pureza do Movimento Pentecostal, Escola Dominical, 29 de Maio de 2011 - Movimento Pentecostal - Doutrinas da Nossa Fé, 2º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor Doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

PLANO DE AULA
LIÇÃO 9
A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL


Objetivos: O aluno deve estar apto no fim da aula a conhecer a origem do pentecoste cristão, descrevendo a trajetória histórica do pentecostalismo, sabendo distinguir o verdadeiro do falso pentecostalismo (chamados de neopentecostais).

1º Momento: Pergunte aos alunos: Vocês sabem onde surgiu o termo pentecostal? Por que o nome é esse? Qual o significado? Espere os alunos responderem e fale sobre a origem do termo pentecostalismo e o ponto de partida dessa movimento de Deus, leia também como subsídio o artigo Pentecostalismo(WIKPEDIA), leia este artigo também (Pentecostais. Movimento sem doutrina?).

Fale também da origem do pentecostes, ou seja, que era uma festa judaica que se comemorava a colheita do trigo e nessa festa se ofereciam as primícias a Deus, agradecendo-o como sustentador de Israel, do mesmo modo, foi quem sustentou o início da grande obra pentecostal, tendo após a pregação de quase duas horas de Pedro, cerca de três mil almas, esse era o início da grande colheita que dura e se expande até hoje, GLÓRIA A DEUS. Se quiser leia Lv (23.15-22) que fala sobre a instituição da festa das semanas (7 semanas após a páscoa), ou pentecoste.

2º Momento: Faça a dinâmica Dinâmica: Pentecoste.

3º Momento: Falar sobre a trajetória do pentecostalismo, observe outra vez o artigo Pentecostalismo(WIKPEDIA), e também o artigo (O Movimento Pentecostal), esse ultimo artigo tem todo resumo do pentecostalismo moderno.

4º Momento: Perguntar aos alunos: O que é o verdadeiro pentecostalismo? Que características existem nas igrejas realmente pentecostais? Esperar a respostas dos alunos que permearão mais ou menos em "É o batismo com Espírito Santos, são os dons espirituais, ou um revestimento de poder!", depois vão dizer na segunda pergunta "São igrejas que tem batismo com Espírito Santo e realização de sinais e maravilhas" ou então irão responder algo parecido, mas diga para eles que a igreja é realmente pentecostal também deve ter doutrina, ensino, Palavra de Conhecimento e Palavra de Sabedoria, mostre-os que o ensino da Palavra é muitas vezes mais importante que os dons, pois o uso dos dons devem ter normas e organização, "mas faça-se tudo com descência e ordem" 1Co 14:40. Por isso, deve haver o ensino e orientação. Leia também Dons Espirituais < Clique e leia > (artigo que fala do uso dos dons e sua organização e como obtê-los)
Agora fale sobre as doutrinas heréticas que tem assolado o mundo pentecostal e fazem muitos confudirem o pentecostalismo com neopentecostalismo Leia o artigo (Pentecostalismo Vs Neopentecostalismo < Clique e leia >), também outras doutrinas que entram na igreja são a teologia da prosperidade < Clique e leia >, assista o vídeo de Ana paula valadão mostrando através da Palavra os erros dessa doutrina:


Outra doutrina errônea é o triunfalismo que foi disseminada principalmente por um grande herege chamado Keneth e. hagin com um livro muito lido no meio evangélico chamado "A autoridade do crente", quando ele afirma que devemos exigir de Deus nosso direito, que devemos amarrar o Diabo, ora ele teve uma experiência pessoal e quiz e conseguiu incutir nas mentes de muitos cristãos que temos autoridade sobre tudo, mas sabemos que o único soberano sobre todas as coisas é Cristo e que Ele é quem tem toda a autoridade no céu e na terra, diga aos alunos tenham cuidado com certas doutrinas como essa e se possível imprimam a capa para mostrar, porque algum de seus alunos podem já ter lido e está sendo enganado por esses erros doutrinários.

Leia também o artigo O que é heresia < Clique Aqui >.


Cuidado esse livro é perigoso e herético
5º Momento: Finalize a lição falando que o verdadeiro Movimento pentecostal tem doutrina, ensino da Palavra, e que permeia e é embasado no evangelismo de toda a humanidade tendo por consequência os sinais, prodígios e Maravilhas que seguem aos que crêem!
GLÓRIA A DEUS!!!



Boa Aula a todos!



5 comentários:

  1. Queridos sejam abençoados em nome de Jesus!
    Deixem seus comentários, dúvidas e sugestões, pois ajudam o crescimento da obra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem. Já estou seguindo me segue http://ebdistas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Leciono na classe de jovens e por isso preciso de aulas mais dinâmicas ainda. Suas postagens tem me ajudado muito...
    Deus continue te capacitando!!!

    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. OBG POR SE DEDICAR AO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS NOS AJUDAR COM AS DINAMICAS E SUBSIDIOS

    ResponderExcluir
  5. Queridos, sinto-me na obrigação de dar o melhor de mim para Deus, mas ainda é pouco!

    Muito Obrigado por seus comentários!!!

    Pb Cleiton estarei em seu Blog, Éricka, minha chará, estou pronto a atendê-la, Assembléia de Deus Bela Vista, sou um simples servo, estarei sempre pronto e eu é quem agradeço!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!