segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lição 10 Escola Dominical - Assembléia de Deus 100 anos de pentecostes, Movimento Pentecostal - doutrinas da nossa Fé, Comentarista: Pastor Elienai Cabral, Consultor doutrinário: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientações: Professor Érick Freire

PLANO DE AULA
LIÇÃO 10
ASSEMBLÉIA DE DEUS 100 ANOS DE PENTECOSTES

Objetivos: Após a aula o seu aluno deverá estar apto  explicar como se deu o chamado missionário de Daniel Berg e Gunnar Vingren, conhecendo onde originou-se a fundação da igreja Assembléia de Deus no Brasil, sabendo que a Assembléia de Deus é uma das primeiras igrejas pentecostais no Brasil.

1º Momento: Reproduzir o quadro da página 71 em ofício A3, ou por em transparência, pois a aula de hoje será basicamente de história e geografia do desenvolvimento inicial da igreja Assembléia de Deus, se possível também pesquise um mapa sobre a quantidade de igrejas da Assembléia de Deus que existe em seu estado, localizando
número de templos nos municípios, se não conseguir, tente pelo menos um mapa de seu município e quantidade de congregações da Assembléia de Deus nele. Mostre aos seus alunos e pergunte Como a igreja Assembléia de Deus conseguiu multiplicar tantos templos? Depois das respostas deles não complemente nada, diga que iremos descobrir ao longo da aula

2º Momento: Mostre aos alunos se possível o vídeo, resumo dos 100 anos de história das Assembléias de Deus no Brasil:


VÍDEO 1 


VÍDEO 2 (SESSÃO NOSTALGIA)

3º Momento: Comece perguntando aos alunos: O que é chamado missionário? Alguém já ouviu falar em Daniel Berg e Gunnar Vingren? Fale sobre a história de Daniel Berg e Gunnar Vingren leia o artigo Os pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg < Clique Aqui >  escute também o áudio da entrevista do pastor Daniel Berg fundador da AD, quando ele fala sentimos mansidão e a presença do Espírito Santo, época de um evangelho autêntico e puro e ele fala sobre a história da AD:
Vídeo 1

Vídeo 2


4º Momento: Falar sobre a fundação da Assembléia de Deus e a viagem do navio Clement, escute bem o vídeo anterior e veja que o pastor Daniel disse que tinha 20 a 22 membros na fundação, falar também sobre a chegada no Pará e o nascimento da Assembléia de Deus.

5º Momento: Falar sobre a expansão da Assembléia de Deus no Brasil, fale que essa expansão também sofreu com vários problemas, antes por perseguição, hoje por divisão e desvio de fovo de vários pastores, pergunte aos alunos: Será que os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren se sentiriam bem em nosso meio hoje? O ideal daquela igreja desapareceu? Por que vemos mais meninices e "novas" unções na igreja do que o mover do Espírito Santo? Diga depois das respostas que cada um de nós tem a responsabilidade de priorizar o evangelho de Cristo e não ser engodado por doutrinas de homens!

6º Momento: Conclua a lição com a dinâmica Temor e Fé < Clique Aqui >.







VEJA TAMBÉM A LIÇÃO 10 EM:
EBDistas              Wikpedia            Atitude de Aprendiz              EBD na Web

6 comentários:

  1. Paulo Sergio04 junho, 2011

    A paz do Senhor Jesus irmão Érick, gostaria de saber se tem como eu baixar esses videos do centenário para assistir juntos com alunos?
    Acredito que a nossa história tem que ser mais conhecida pelos nossos alunos para eles serem os ensinadores do amanhã. E desde já quero parabeniza-lo por essa iniciativa de nos ajudar nessas linções da escola dominical.
    Aquardo resposta!

    ResponderExcluir
  2. tem querido, pesquise no google um site que baixe vídeos do you tube.

    vou pesquisar algum e direi.

    ResponderExcluir
  3. Meu Amado Irmao Paulo sergio tem como sim vc acessa o site:
    http://keepvid.com/?url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D4ZlcX261wrQ

    copia a URL do site do video no youtube joga nesse site no campo URL E SO BAIXAR.

    WALLYSSON

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Wallyson pela ajuda!
    A propósito você é potiguar não é?
    Eu baixo os vídeos pelo real player.

    ResponderExcluir
  5. Paulo Sergio05 junho, 2011

    A paz do Senhor irmão wallysson, muito boa a sua ajuda, agora o que acontece é que a minha internet é muito lenta e quando tem um link fica mais fácil para baixar, demora mais salva logo também.
    A pergunta é a seguinte com a sua dica posso baixar os vídeos mesmo que minha internet não seja tão rápida?
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  6. querido irmao Paulo pode sim a velocidade da Internet interfere somente no prazo para baixa, quanto mais lento mais demorado.

    Professor Erick
    sou filho de Potiguar mas sou Goiano mora em Goiania GO.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!