domingo, 17 de abril de 2011

O relacionamento do Espírito Santo com a humanidade e sua igreja - subsídio para Escola Dominical


Somos convictos

          No livro de João vemos Jesus falando sobre qual a obra do nosso consolador  concernente a humanidade, no seu capítulo 16 nos versos 7 a 11. Ele agirá como promotor da justiça de Cristo àqueles que não quiserem, ou seja, rejeitam a Cristo.
          O Espírito Santo está antes para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo, doravante não estaria aqui, pois esse é seu papel perante a humanidade, não adianta qualquer eloquência de um pregador se o Espírito Santo não convencer o homem desses princípios de julgamento espiritual.
         Sabemos que a mente humana não sente e nem acredita que há necessidade de arrependimento de pecados, até porque o Próprio Paulo fala aos crentes de Éfeso, que antes éramos mortos em nossos pecados e delitos, ou seja, o tempo da ignorância sega o homem, mas quando recebemos o Espírito Santo é nos dada a convicção que seremos salvos se perseverarmos até o fim, Ap. 3.21, "Ao que vencer darei o direito de sentar em meu trono comigo", reinaremos com o Deus trino.
         Mas, quais são as verdades que embasam a ideia que o Espírito Santo nos convence? Para quê são elas? Enumeraremos essas verdades:
  •           O pecado oriundo da incredulidade: Na pregação do dia de pentecoste Pedro jamais falou e/ou condenou a conduta daqueles que ouviam a sua mensagem, pois naquela época muitos viviam em promiscuidade, lascívia, mundanismo, materialismo, prostituição, mentiras, porfias e etc. Seu intuito não foi de envergonhar ninguém, mas pelo contrário de levar a palavra de vida, ele falava sobre o sacrifício vicário de Jesus e da necessidade de todos o aceitarem como Salvador da humanidade e de suas vidas. O pecado originalmente mor é o da incredulidade, esse pecado faz com que todos os outros estejam latentes, alguém que não crê mostrasse totalmente afastado de Deus. Sabemos que outros pecados podem ser acusados pela própria consciência, por isso, Pedro jamais falou sobre eles em sua pregação inicial, para que fosse visto que o maior de todos os pecados deveria ser extirpado, este era o da incredulidade e isso só com a ação do Espírito Santo, para convencer o homem do pecado da seguinte maneira: O homem não crê em Deus, mas o Espírito Santo mostra a alma e ao espírito desse homem a necessidade de crer na obra redentora de Cristo na cruz e daí os outros pecados vão saindo pela redenção trazida pelo Espírito Santo ao fazer morada nessa nova criatura.

  •            A justiça cristã: Durante o pentecoste, o Espírito Santo não só convenceu muitos judeus do pecado, mas também da justiça, ou seja, mostrou a cada um deles que teriam matado realmente alguém justo e que apesar do ocorrido, através de sua graça, dispensou o perdão a todos eles (At. 2.38), jamais haveria alguém assim se não fosse o próprio Deus que se fez carne e habitou entre os homens, muitos daqueles que o haviam condenado, agora notavam que o Espírito de Deus fazia cumprir o que o homem de Nazaré havia prometido, pois isso era visível na pregação de Pedro. Os próprios conterrâneos tinham crucificado o Senhor da justiça, como vemos em Atos 2:36-37.
  •            Juízo sobre o Inimigo: Vemos em João 16:11 que o próprio Satanás já está condenado e julgado, pelo o que já fez. Na realidade o formato de justiça na contemporaneidade está embasada na forma bíblica de julgamento, mas existe esta excessão nos registros bíblicos, o Diabo está solto apesar de já está condenado, ou seja, por enquento está "respondendo" o processo em "liberdade", mas não é um habeas corpus, pois sua prisão não é um ato autoritário, mas uma consequência em ele querer ser maior do que Deus. E esse exemplo de condenação serve para o homem se convencer que o pecado pode levá-lo a condenação, pois o pecado se conceitua como "crime" espiritual, ou seja, afeta diretamente a santidade de Deus, por isso Deus diz: "Sede santos, como Eu Sou santo!" O Diabo ja foi julgado e perdeu a grande causa, nao tem direito a por homens como seus suditos, mas pode arrasta-los junto a ele para o inferno, os fazendo pecar. Jesus ao morrer na cruz resgatou a todos os homens do dominio de Satanas e da o direito aqueles que o aceitam de serem salvos pela graça. O Diabo - como promotor - queria de direito levar toda a humanidade ao inferno, já que como ele, quiseram ser igual a Deus. Mas Jesus, como advogado, ao mesmo tempo também se fez réu, pagando os erros humanos no sacrificio vicário.
Gênese do novo nascimento
       
       Em Gênesis 2.7 o homem é criado por Deus que sopra o espírito  para o ser humano passar a ser alma vivente, aquele era o início ou gênese da raça humana, não obstante essa foi a alma formada pela obra da criação do Deus trino todo poderoso, ali está escrito que "Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo" antes do fôlego (espírito) dado pelo Senhor Deus aquele corpo era simplesmente barro, initeligível, imóvel sem vida, era apenas o corpo concreto sem a abstração espiritual e após o sopro de Deus ele passa de um simples corpo sem vida, para um organismo vivo com variadas reações e com uma mente explendidamente capaz de criar, recriar e aprender, por isso Deus passou a ensiná-lo como viver e como proceder, dando-lhe um simples limite que era o de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas o homem não conseguiu obedecer a Deus por muito tempo e foi separado de sua glória "Porque todos pecaram e separados estão da glória de Deus" (Rm. 3.23)
         O mesmo que ocorreu com o corpo de Adão ocorre em nossa alma quando entregamos nossas vidas a Jesus, ou seja, acontece uma regênese, melhor dizendo, em nossa alma há uma nova criação, nos tornamos novas criaturas e a ação regeneradora parte do Espírito Santo como o próprio Jesus disse "É necessário nascer outra vez" Jo 3.3, onde mais na frente afirma diretamente a Nicodemos "Ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer da Água e do Espírito", mostrando-nos que devemos ser regenerados, ou seja, recriados pelo Espírito Santo através do poder purificador da Palavra de Deus e da ação diretiva do Espírito Santo em nossas vidas.
           A relação do Espírito Santo com a humanidade no que se refere a regeneração consiste em fazer da criatura do Criador um filho do Pai, "E a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de serem chamados filhos de Deus" (Jo 1.12). O Espírito Santo está em nosso meio para fazer cumprir a missão regeneradora e salvífica do Salvador Jesus Cristo.

A habitação do Espírito (Templo e morada do Espírito)
         
           Em 1 Co. 3.16 e 17 Paulo é bem enfático em dizer "Certamente vocês sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e vocês são o seu templo). Ora se o Espírito Santo habita em nós isso quer dizer que devemos ser santos, se não o somos, O Espírito de Deus jamais habita em templo impuro (Leia este artigo) as nossas atitudes condizem com quem nós somos.
          O Espírito santo não só habita dentro de nós, mas também está em todos os lugares e tem os mesmos atributos do Pai e do Filho, ou seja, Ele é eterno, onipotente, onipresente e onisciente, por isso ele não precisa viajar já que está em todos os lugares, mas independente disso Ele quer fazer morada em nossos corações e nos usar, desde que estejamos cheios Dele, transbordando das coisas do Espírito, tendo os frutos do Espírito.
          Esse processo de morada dentro de nós se dá de forma bem fácil e compreensível, primeiro o pecador (nós) se arrepende, logo depois sentindo a necessidade de buscar a Deus, então ele regenera-se (tópico anterior), com isso o Espírito Santo intermedia esse novo relacionamento deste, antes pecador, com Deus Pai e Filho, fazendo um novo elo, uma regênese, e para selar essa nova aliança que é aceita através da entrega da vida para Jesus, aceitando a sua morte sacrificial na cruz como expiatória,  o Espírito Santo com fogo chega e queima toda a sorte de pecado daquele coração, fazendo-se esquecer o tempo da ignorância, e agora com a casa limpa Ele passa a se instalar e "mobiliar" a casa com os frutos do Espírito e se esse novo homem investir em sua própria vida o Espírito Santo coloca outros "utensílios" e "ferramentas" além dos "móveis básicos" para a vida espiritual, são os dons do Espírito. Nessa alegoria quero dizer que um crente transformado precisa ter pelo menos os "móveis básicos" de sua casa (frutos do Espírito) e insesantemente buscar mais ferramentas espirituais como os dons do Espírito para o combate que nem é contra carne, nem contra o sangue, mas contra os principados e potestades. AMÉM.


Sede santos como EU SOU Santo

          No processo de regeneração o coração do transformado muda de forma surpreendente trazendo uma nova forma de viver ao novo crente, mas isso não garante a perfeição para esses que crêem em Cristo, mas na realidade dá início ao novo processo, o que chamamos de santificação. Após a conversão, temos a regeneração, o novo nascimento da água e do Espírito, mas logo depois começa outro passo, no qual vai exigir do novo crente muita renúncia, mas o mais importante é que ele agora não está só, pois como já aprendemos, temos o Espírito Santo fazendo morada em nosso ser.
         Alguns acham que o processo de santificação é algo "mágico", mas isso não passa de sofisma (erro), pois o processo de santificação é progressivo e paulatino, ou seja, a alma se renova passo a passo. Começa esse processo com provas de fé e é preciso os frutos do Espírito, principalmente o amor por Cristo para que se vença as tentações que estão sempre a tona na vida do ser humano e mais latente ainda, por causa da consciência espiritual, no crente. Para isso é muito importante que a igreja local esteja preocupada em educar e nutrir o novo discípulo com o leite (1 Pe 2:2).
         A operação do Espírito Santo começa intra e termina extra-corpo, o que quer dizer isso? Na realidade é o mesmo que dizer que a ação do Espírito começa no coração (alma, vontade) e termina nas ações agora norteadas pelos frutos do Espírito.

O revestimento de Poder


         leia o artigo Batismo com Espírito Santo que ele é o texto que relaciona o batismo com Espírito Santo, o crente e a igreja.

Indo para a Glória







Muito bom preço e importante livro para o estudo das lições bíblicas desse 2 º trimestre de 2011, clique no título do Livro de Myer Pearlman e aproveite por R$ 16,00. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia< CLIQUE AQUI >


7 comentários:

  1. Abençoado seja você por este trabalho maravilhoso e de fundamental importância.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. verdadeiramente vc é uma benção!
    seus subsidios muito tem nos ajudado, e as
    dinâmicas então nem se fala, é muita benção;
    Q o nosso Deus continue a te usar como atalaia
    em suas mãos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado queridos! Toda honra e glória ao nosso Deus todo Poderoso!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso aí... Muito bom post. O Espírito... o que dizer do Espírito Santo, sem Ele sem Igreja! Afinal de contas foi Ele que veio pra estar conosco no lugar de Jesus até que Cristo venha buscar sua Igreja! Parabéns Éric. Força nesta obra varão! paz!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado irmão Marcelo.
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  7. fico feliz,pois descobrir esta fonte.agua que da para saciar a sede e matar a sede de outros carentes destas palavras e orientações.amo as dinamicas e as coloco em pratica.jesus continue te abençoando.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!