segunda-feira, 15 de julho de 2013

Lição 3 - O Comportamento dos Salvos em Cristo, 21 de julho de 2013, Subsídio: Professor Érick Freire - Parte I

"Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim". (Fl 1:27-30)
Querido leitor, no último artigo discutimos um pouco acerca dos versos 12 a 26 do primeiro capítulo da epístola  aos filipenses. Refletimos acerca das perseguições em detrimento a defesa do verdadeiro evangelho, tendo como exemplo a vida e prisão de Paulo em, provavelmente, Roma. Mesmo sobre pressão Paulo cria e investia na pregação do evangelho.
Agora, o maior expansor da Palavra do primeiro século da era cristã, dirige-se diretamente aos cristão da igreja de Filipos através de algumas posições.
Primeiro, em contraponto aos romanos que faziam parte do grupo que pregava com intuitos escusos de autopromoção, vanglória e divisão, o apóstolo aconselha aos filipenses a portarem-se com dignidade, com coração puro na divulgação do evangelho, independente da presença de Paulo ou em sua ausência, todos deveriam buscar com mais ânimo pela fé do evangelho a sua expansão (Fl 1:27)
Segundo, a exortação de Paulo é que a conversa destes cristãos deveria ser digna e firme, na vulgata temos o texto  tantum digne evangelio Christi coversamini,ou "Que a vossa conversação seja digna do evangelho de Cristo". (v.27). Que o evangelho seja um, que as boas novas seja una, que a prática desta salvação seja uma, que o falar e o andar de todos os cristãos daquele ambiente seja um para a glória de Deus, que neste falar haja dignidade. Paulo, aos corintios cita um provérbio da obra de Menander "As más conversações corrompem os bons costumes" (1 Co 15:33). Já aos filipenses ele recomenda dignidade, mesmo que muitos se opunham a isto, que eles resistam, mas que os crentes em Cristo permaneçam fieis, pois para quem perece, perseguir, torturar e matar são selos de destruição, mas na realidade estes são sinais que estamos no caminho certo, na direção certa, o martírio por amor ao evangelho. "Pois as perseguições de certa maneira são selos de adoção para os filhos de Deus, se as suportam com determinação e paciência; os perversos fornecem um emblema de sua condenação, porque tropeçam contra uma pedra pela qual reduzirão a pedaços (Mt 21:44)". (CALVINO, 2010, p.399).
A igreja de Filipos enfrentava um grande embate, uma ameaça vinda de dentro da própria igreja, a falta de comunhão, a dissenção e externamente estavam sob ameaça de perseguição. Para vencer estas intemperies precisavam de união, de um só pensamento, era necessário um esforço conjunto, um trabalho em equipe para enfrentar os adversários sem ter medo, pois padecer por Cristo é a práxis da graça (v.29)
Enfim, Paulo reintera que o que a pouco disse continua de pé, quando começa a carta exemplifica o seu sofrimento permitido por Deus para Sua glorificação, pois "tendo a mesmaç luta" (v.30). "Pelo mesmo meio ele lhes mostra ainda que não há razão pela qual se sintam atribulados por causa de suas algemas, assim que visualizarem o resultado do conflito". (CALVINO, 2010, p.401)

2 comentários:

  1. Deus os abençoe! Fiquem à vontade para comentar!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Érick! Tem como compartilhar no face a enquete deste blog? Ficou legal.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!