sexta-feira, 15 de março de 2013

Lição 11 – Os Milagres de Eliseu, subsídio: Professor Érick Freire



“Venham! Venham! Para o nosso culto, o culto que vai transformar sua vida, o culto que vai marcar a sua história, só na nossa igreja! Porque aqui o milagre acontece, só aqui, porque o povo dessa igreja tem fé e sem fé é impossível agradar a Deus! Venha receber sua restauração financeira! Venha receber sua cura milagrosa de Deus! Não perca tempo, venha nesta terça-feira ao culto de um de nossos templos que sempre estão lotados porque aqui o milagre acontece, É! Aqui ele realmente acontece! Mas, não se esqueça de trazer sua oferta de R$ 100,00 para a nossa campanha da corda da harpa de Davi ungida! Estes R$ 100,00 vão ajudar os músicos da nossa igreja, precisamos vender, ou melhor, ofertar a Deus 50.000 cordas ungidas de Davi, são apenas R$ 100,00 numa oferta de amor, R$ 100,00 você gasta numa pizzaria em uma noite. Estas cordas vão mudar a sua vida, você vai ouvir um novo cântico em sua vida, contemple o milagre de Deus! Porque na nossa igreja o verdadeiro milagre acontece! Só na igreja do ancião-mor”.

Quem nunca ouviu isto? Será que corriqueiramente através dos meios de comunicação de massa não ouvimos e contemplamos tais aberrações e invencionismos? Ainda dizem por aí que não devemos criticar tais atitudes! Qual a diferença destes para igreja católica medieval que Lutero lutou contra? Mercenarismo, merchandising, e muitos outros efeitos colaterais causados pela formação de novas “igrejas”, na realidade, a expansão do “evangelho” da igreja denominada cristã no Brasil tem provocado inúmeros escândalos, antes e depois de suas formações, e na maioria das vezes, para se obter lucratividade com o funcionamento destes templos, o “milagre” ou o pseudo-milagre é o carro chefe para valorização e popularização deste ou daquele líder eclesial, é paradoxal, mas tanto Eliseu quanto o nosso Mashiah, Yeshua, jamais se autopromoveria desta forma, pelo contrário, quando realizava os milagres ele mandava não espalhar, quando o pediam milagres Ele negava.
Eliseu foi um homem de Deus que realizou pelo menos 10 milagres, estes registrados, mas, foram muito mais milagres, e nenhum foi para autopromoção, mas para exaltação do nome de DEUS. Esta é a diferença entre um verdadeiro homem de Deus e estes falsários telemilagreiros, mercenários que possuem o intuito de usar o milagre para o lucro indevido.
Mas, o que seria um milagre? Será que realmente temos em nossa mente o que é um milagre? Pois é, os milagreiros de plantão distorcem o real significado desse verbete, o relacionam a qualquer coisa que aconteça natural ou metafisicamente, quanto a fenômenos metafísicos e/ou transcendentais podemos concordar em parte que são milagres, mas naturais, estes não são, pois não precisaram de intervenção Divina. Por exemplo, um dia fui assistir a um desses programas de TV de milagreiros e aí vi uma pessoa dizer que após comprar uma meia começou a receber o seguro desemprego, dizendo que foi um milagre de Deus. Na realidade foi um “milagre” do sistema bancário!
Doutra vez, alguém que tinha assistido um programa destes e posto o copo de água em cima da TV para orar e pedir que aquele “amuleto” (a água) o curasse de uma dor de cabeça após ter tomado um analgésico e liga para o programa para dizer que foi curado pelo copo de água, é no mínimo falacioso e infantil, o adormecimento da dor foi pelo medicamento. Do mesmo modo alguém que faz uma cirurgia e ela tem efeito, aí a pessoa diz que foi um milagre Divino, entre outros pseudomilagres.
Os milagres divinos são interferência na naturalidade das coisas, ou seja, fenômenos transcendentes e soberanamente executados, como a multiplicação de alimento para provisão de famintos e glorificação a Deus ( 2 Rs 4.42-44; Mc 6.44; Mt 15.34 -; Mt 14.17 em diante) a multiplicação de azeite (2 Rs 4.1-7) e a transformação da água em vinho (Jo 2.1-11), um ferro flutuar na água (2 Rs 6.1-7) a cura da lepra de Naamã (2 Rs 5.1-19), neste milagre temos um fato interessante e um detalhe importante nos versos 15 e 16, pois Naamã quer pagar pelo milagre recebido, mas como Eliseu era um profeta genuinamente de Deus ele recusou qualquer presente ou pagamento, mesmo sendo só por gratidão, Geazi que quis se beneficiar disso foi castigado pelo profeta, as coisas do Senhor não são negociáveis!
Se formos citar os milagres realmente verdadeiros teríamos uma lista muito grande destes na Bíblia, desde o livro de Gênesis até o fim da Bíblia, mas estes bastam para que compreendamos o que é um verdadeiro milagre que junto a estes vem o principal que é o milagre da salvação e da transformação de homens pecadores em homens de Deus! Amém!

3 comentários:

  1. A paz do Senhor!
    Amei seu comentário Professor Érick. É isso aí. "O Meu povo está sendo destruido poque lhe falta conhecimento", Diz O Senhor.



    Hélida!

    ResponderExcluir
  2. muito bom,que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!