quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lição 5 – Obadias – O Princípio da Retribuição, 04 de novembro de 2012, Subsídio II, Professor Érick Freire


O livro do profeta Obadias tem um cloth background (pano de fundo), pois é formado pela relação conflituosa e histórica entre Israel e Edom (Indumeia), como dito no texto anterior, são descendentes de Jacó e Esaú. Conflitos estes que se iniciaram desde o ventre de Rebeca (Gn 25.22) e se estenderam por séculos. Isto mesmo, as primeiras lutas entre os povos citados se iniciou na madre rebequiana, guerreiros intrauterinos. A disputa foi to ferrenha que a Palavra registra que Jacó nasceu agarrado no pé de Esaú.
Desde a fuga de Jacó ao seu reencontro com Esaú, só havia ira e vingança, Esaú queria retaliar a atitude suplantadora de seu irmão, mas no reencontro houve perdão, mas anos mais tarde os edomitas e hebreus voltariam a se estranhar!

O problema é que, briga de família é a mais amargosa de todas, e este não é o único exemplo na Bíblia, a indiferença existente até hoje de palestinos e judeus tem origem no relacionamento de Abraão com Agar, mãe de Ismael (pai dos árabes e palestinos). No Brasil temos um exemplo prático nacional entre dois irmãos na política. Quem não lembra de Fernando Collor e Pedro Collor?
O primeiro registro conflituoso de grande porte entre Israel e Edom está nas Escrituras (Nm 20.14-21 e Dt 25) Quando Edom nega aos seus irmãos hebreus o transpasse com destino a terra de Canaã (1406 a.C.) 414 anos depois é a vez da retaliação davídica (2 Sm 8.12), conquistando e dominando Edom, cumprindo a benção de Isaque a Esaú “...você servirá a seu irmão”(NTLH), mas seria liberto através da revolta (Gn 27.40), por isso em 845 a.C. Edom faz uma campanha militar junto aos filisteus contra Judah tomando e pilhando a cidade (2 Cr 21.17a).
Em 785 a.C. Amazias se vinga do que fizeram a seu pai Jeorão e mata cerca de vinte mil homens indumeus (edomitas), sujeitando outra vez Edom, mas pouco tempo depois o domínio é aniquilado por Jeoás por causa da altivez de Amazias (2 Cr 25.11-24).
Após duas centúrias, os edomitas se aliam ao império babilônico para destruir Jerusalém e gritavam “Arrasem Jerusalém até o chão” (Sl 137.7b NTLH), com isso tomaram posse do sul de Judah e se instalaram. Após a queda do império dos jardins suspensos, alguns edomitas mesclaram-se aos judeus e a árabes que residiam na região, principalmente os nabateus que, com esse fato miscigenou os transformando nos agora chamados mais frequentemente idumeus, formando o estado da Idumeia, estes foram forçados por João Hircano em 126 a.C. a circuncidarem-se, tornando-os judeus a força.
Com isso, o problema se agravou, os idumeus em 40 a.C. formam o rei palestino, Herodes, O Grande, conquistou e subjugou Jerusalém em 37 a.C. Daí pra frente todos os reis herodianos hostilizaram o povo israelita. Inclusive, a perseguição e morte de infantes abaixo de dois anos do sexo masculino (Mt 2) era porque Herodes temia que os judeus tomassem o poder dos idumeus (edomitas) e Yeshua fosse o agente desta revolução judaica, Herodes tinha tomado conhecimento da Profecia de Miqueias 5.2 e fez cumprir Jeremias 31.15.
O fim dos idumeus (edomitas) só ocorreu no ano 70 d.C. se cumprindo o que o profeta Obadias havia falado, a população de Jerusalém não judaica foi arrasada e destruída, os aliados romanos que antes eram amigos e companheiros, agora tomavam o poder de Herodes e baniria toda população idumeia da face da terra, poucos que sobraram se misturaram aos árabes e palestinos, mas nunca mais ouviu se falar em Edom.
O território de Edom
O território de Edom tinha um formato parecido com um retângulo mal feito, sendo 200 quilômetros de comprimento e por 48 quilômetros de largura. Área coberta de montanhas que chegavam até 1740 metros de altitude. Uma característica era as rochas vermelhas que aludiam o nome do povo “vermelhos”.
O Princípio de retribuição
Na Bíblia não vemos este termo escrito literalmente, mas a ideia ocupa lugar em conceitos “de palavras hebraicas e gregas como ira” (RN CHAMPLIM). Geralmente a retribuição é consequência de ações sejam de obediência ou indisciplina. Em (Dt 28) o Senhor através de Moisés fala sobre as bênçãos e maldições retributivas de acordo com a ação do povo. Muitas foram as advertências sobre esta retribuição, tanto feitas por Cristo, quanto pelos profetas.
Existem alguns princípios quem norteiam a retribuição divina, segundo R.N. CHamplim, são:
1)    A natureza de Deus, pois ele é reto, justo, onipotente e soberano, por isso, ele quer e é capaz de punir o mal e recompensar a retidão. Sua soberania trás para nós seu julgamento, pois ser soberano é transcender ao físico, emocional, material e intelectivo, em suma tudo o que é visível e invisível ele domina e quer e pode controlar.
2)    Inevitabilidade da retribuição. Em Gal. 6.7 e 8, claramente nos trás este princípio, não focando só a retribuição ao ato soberano de Deus, mas ao princípio das ações do homem. Deus não o faz simplesmente como justiceiro, mas porque os atos trazem consequências inevitáveis, tanto no campo moral, como no espiritual.
3)    Propriedade da punição. Deus é justo e não pode deixar um ato de pecado passar impune, e Mateu 7.2 é bem claro que a punição é proporcional aos atos.

Devemos entender algo sobre a retribuição, pois alguns acham que este princípio é desumano, opressor e desproporcional ao amor, mas pelo contrário, “A própria retribuição é uma manifestação do amor divino” (R.N. CHAMPLIM), mas a retribuição após castigar ela tem o efeito restaurador porque leva o povo e/ou indivíduo a uma reflexão que trás restauração espiritual, o sofrimento leva-nos a refletir e “voltar ao primeiro amor”, como chamasse no hebraico, faz-se uma teshuvá, um retorno. Muitos de nós estamos precisando deste retorno antes que sejamos destruídos, não precisamos de uma Nova Reforma, precisamos de uma restauração espiritual.

3 comentários:

  1. Fiquem à vontade para tirar dúvidas e comentar!

    ResponderExcluir
  2. Prof.
    Parabens pelo seu comentário. Como sempre surpreendendo com seu conhecimento.
    Agora, gostaria de saber se esse povo ainda existe. Alguma descendencia? E o territorio/cidade onde esse povo morava, chamava-se Edom?

    Claudecy Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Claudecy, a nação edomita (idumeia) se espalhou no meio de outros povos, como árabes e palestinos, alguns também estavam entre os judeus, mas não existe mais ninguém considerado idumeu,ou seja, agora seus descendentes podem estar em qualquer parte do mundo, mas não mais caracterizados como idumeus, diferente dos judeus que se espalharam, mas muitos persistiram com suas origens e retornaram a Israel a partir de 1948. Fica na paz!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!