terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lição 1 – A Atualidade dos Profetas Menores, 07 de Outubro de 2012, Subsídio: Professor Érick Freire.



Querido irmão e leitor EBD Brasil, que a paz e a graça seja com todos vós. Estamos iniciando o último trimestre do ano, e como sempre, gosto de andar e escrever deformando protótipos, por isso, antes de falar de forma geral sobre os profetas menores, gostaria de discorrer um pouco sobre pra que e o que é a profecia.
Inicialmente, quando se fala em profecia, temos a alienação nostradâmica, utilizamos como conceito de profecia o prognóstico, presságio, prenúncio e até agouro, mas a principal finalidade da profecia é uma comunicação entre Deus e seu povo. Quando lemos Hebreus 1.1 notamos o que é a verdade da profecia: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”.

Além disso, a profecia também trata dos acontecimentos futuros em decorrência da obediência e/ou desobediência de seu povo, Israel. Como também trata de acontecimentos inevitáveis inerentes a toda raça humana, muitas das profecias dos antigos profetas, acontecerá para com toda humanidade, mas isso não é motivo de assombro, mas de glorificarmos a soberania de Deus.
No entanto, devemos entender que o “presságio” das profecias, não deve ser encarado como algo hermético, ou seja, esotérico, mas como mensagens inspiradas pelo Espírito de Deus e estas predições fazem apenas uma pequena parte do ministério profético, porque elas serviam como alerta contra o pecado e não como agouro ou mau pressentimento.
Os profetas tinham como ofício falar dos acontecimentos presentes e passados e relacioná-los a Escritura, exortando o povo a seguir os ensinamentos da Lei do Senhor. Claro, como disse também prediziam o futuro, mas como uma imagem do espelho, ou seja, o reflexo das ações do povo. Não confundam com adivinhação, misticismo, nem cartas de tarô, búzios, numerologia, necromancia, astrologia, nem tampouco nenhuma prática abominável a Palavra (Lv 19.31, 20.6, Dt 18.10 e 11, Is. 8.19, 47.13, At. 8.9-11, 16.16)
Outro ponto importante em relação aos profetas, era que, bem diferente de hoje, Deus os escolhia. Hoje vemos uma enxurrada de “profetas apóstolos” que não passam de enganadores e isso Paulo, inspirado pelo Espírito Santo,  já alertou desde os primeiros anos da Igreja “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (1 Tm 4.1)
O profeta recebia as mensagens divinas de três formas, eram elas, oral (Os 1.1, Jl 1.1, Jn 1.1, Mq 1.1, Sf 1.1, Zc 1.1, Ml 1.1-2), visual (Ob 1.1, Na 1.1, Hc 1.1) e escrita (Dn 5.5). O termo grego transliterado para profeta é prophetes que significa ‘alguém que comunica em nome de Deus, ou traduz sua vontade para o homem’. O prefixo pro significa antes, e phemi é o mesmo que arrazoar e/ou falar. Em resumo seria, falar antes aos homens a vontade de Deus.
Os profetas bíblicos compõem 17 livros ao todo, sendo que 12 deles fazem parte de um único livro na Escritura hebraica,  estes nós chamamos de “profetas menores”, esta expressão é bem “recente”, foi interposta no século IV d.C. em um dos primeiros concílios na igreja romana (não quer dizer que eles são menos importantes que os outros profetas, mas que escreveram menos, ou melhor, suas mensagens foram mais curtas, mas ao mesmo tempo eram enfáticas e precisas como todos os outros profetas), nestes livros podemos observar pelo menos duas aplicações práticas, segundo o pastor Jamiel Lopes, que poderemos comentar na lição da semana: a primeira aplicação era para os dias em que os profetas e seus contemporâneos estavam vivendo e a outra para os dias que haveriam de vir.
Para entendermos melhor isso, é muito importante que compreendamos o contexto social, político, cultural e histórico pelo qual Israel passava, é inconcebível ver alguns usando textos destes livros sem trabalhar o contexto e conteúdo que a Bíblia trata, fazendo uma série de desarranjos com a Palavra, distorcendo-a e provocando a formação e criação de inúmeros modismos e heresias. Historicamente é importante que saibamos sobre os acontecimentos contextuais dos dias dos profetas, como o cativeiro assírio e o babilônico-persa, a primeira vinda de Cristo e a relação de algumas profecias messiânicas e a implantação do Reino Messiânico que é tratado com muita precisão por estes homens de Deus.
Abaixo veja a tabela do comentário da Bíblia Pentecostal (CPAD) com o livro e seu tema central:
LIVRO
TEMA CENTRAL
Oseias
O julgamento Divino e o Amor de Deus
Joel
O grande e Terrível Dia do Senhor
Amós
Justiça, Retidão e Retribuição Divina Pelo Pecado
Obadias
O juízo de Edom
Jonas
A Magnitude da misericórdia Salvífica de Deus
Miqueias
Juízo e Salvação Messiânica
Naum
A destruição Iminente de Nínive
Habacuque
Viver Pela Fé
Sofonias
O Dia do Senhor
Ageu
Reedificação do Templo
Zacarias
A conclusão do Templo e as Promessas Messiânicas
Malaquias
Acusações de Deus Contra o Judaísmo Pós-Exílico

Entre os profetas menores existem alguns contemporâneos, mas isso não quer dizer que os mesmos se conheciam a priori, os possíveis contemporâneos veja a tabela na ordem cronológica de suas ações segundo Bruce Wilinson e Keneth Boa:
LIVRO
ANO DE ATUAÇÃO
Obadias*
840 a.C.
Joel
835 – 830 a.C.
Jonas
760 a.C.
Amós
760 – 755 a.C.
Oseias**
740 a.C.
Miqueias
730 – 710 a.C.
Naum***
660 – 650 a.C.
Sofonias
630 ou 625 a.C.
Habacuque
607 a.C.
Ageu
520 a.C.
Zacarias
515 – 470 a.C.
Malaquias
430                   – 420 a.C.
*Segundo Antonio Renato Gusso, há pelo menos outras cinco datas possíveis para o ministério de Obadias, são elas: 926, 845, 790, 597 e 587 a.C.
** Segundo Gusso, Oseias pode também ter começado seu ministério em 760 e/ou 750 a.C. e terminado por volta de 721 a.C.
*** Gusso respalda esta data, dando como pouco provável a data exposta por Esequias Soares, já que os textos apontam para a época do reinado de Manassés, na metade do século VII a.C.

A atualidade dos profetas menores é latente em dois aspectos, o primeiro é o cuidado de Deus por sua Palavra, e este há para cuidado do povo, Deus se preocupa quando nos desviamos dos seus caminhos, como o próprio autor da carta aos hebreus afirma, “pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". (Hebreus 12:6)
O segundo é a justiça Divina, Deus é justo, quer que seu povo se arrependa e mostra que todo o sofrimento que a nação sofre é condicionado por sua desobediência e inobservância de sua perfeita Lei. Por isso, precisamos entender que a palavra de profecia dada por Deus através de seus amados profetas não é simplesmente de condenação, mas de arrependimento, consolação e graça. Deus queria uma teshuvá pelos judeus, ou seja, um retorno as origens e a Lei.

4 comentários:

  1. joseane lima03 outubro, 2012

    A graça de Deus seja contigo.
    Tenho a plena certeza que foste usado
    pelo Espírito da graça para a escolha
    desse tema. Pois o que temos visto e
    ouvido nos últimos dias é intolerável
    para os que buscam conhecer a Deus
    estudando a sua palavra.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amigo Professor Érick. Importantíssimo a colocação de profecias que sejam parcialmente cumpridas pouco depois de serem pronunciadas e tenham cumprimento completo posteriormente.
    A aplicabilidade para o comportamento da Igreja é sem dúvida a intenção do autor pelos títulos.É bom lembrar que não se deve também confundir promessas ao povo nação Israel, e seu futuro na terra (Zc 12.9 e 14.9) com a Igreja já ressurretanaquele período. Mas muito bom comentário mesmo.Quando vier em Brasília pode passar aqui. A paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. Muito bom amigo Professor Érick. Importantíssimo a colocação de profecias que sejam parcialmente cumpridas pouco depois de serem pronunciadas e tenham cumprimento completo posteriormente.
    A aplicabilidade para o comportamento da Igreja é sem dúvida a intenção do autor pelos títulos.É bom lembrar que não se deve também confundir promessas ao povo nação Israel, e seu futuro na terra (Zc 12.9 e 14.9) com a Igreja já ressurretanaquele período. Mas muito bom comentário mesmo.Quando vier em Brasília pode passar aqui. A paz do Senhor

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!