quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lição 9 – A Angústia das Dívidas, 26 de agosto de 2012, subsídio: Professor Érick Freire

Imagem do Google
O dinheiro, ferramenta de opressão

- Papai! Grita a minha filha de cinco anos, toda alegre ao chegar da escola.
- Diga minha filha.
- Papai, sabe aquela boneca pequena que eu queria e não tinha mais na loja?
- Sei.
- Tenho uma agora.
- Mas, como?
- Papai, minha amiga Lali tinha uma e trocou comigo.
- Trocou? Pelo quê?
- Sabe aquela boneca da Barbie que ganhei da vovó? Aquela de vestido de princesa?

- Sei.
- Troquei por ela.
- Minha filha, essa boneca não vale a metade do preço daquela!
- Ah! Papai, mas essa bonequinha é tão lindinha, gosto tanto dela!
- É minha filha, mas você terá de devolvê-la e pegar a sua de volta.

Esta cena não é fictícia, aconteceu comigo, e é mais comum do que pensamos, a criança não faz julgamento de valor financeiro por marca ou tipo, mas faz um julgamento de necessidade sentimental. E o que é o dinheiro senão uma abstração psicológica expressa em um papel? Por que os homens brigam tanto por este papel moeda, falível e alienável? O dinheiro não seria mais uma ferramenta de manipulação? De status? De exclusão? Pois é, estaremos estudando um assunto em que as crianças acabam nos ensinando, são menos alienadas a busca por ele, substancialmente alheias a prisão psicossocial que esse papel ou metal exerce sobre a pessoa adulta.
O dinheiro é uma ferramenta de opressão e manipulação em várias áreas da vida, senão em quase todas, desde o ambiente administrativo de uma empresa ao ponto de atingir e oprimir também em nossas casas e relacionamentos do lar. Desde antros políticos às instituições “santas” e “imaculadas” cristãs. E o que provoca isso? Será que o dinheiro provoca inversão de ‘valores’? Simplesmente a humanidade criou um deus para adorar e ama-o de todas suas forças e de todo seu entendimento, não estou falando de Deus e sim de deus dinheiro que é material e perecível, corrupto e corruptor (Jo 2.15).
Na política a manipulação é através de manobras alimentadas e respaldadas por este deus, jogos com cargos comissionados $$$, desvio de verba pública $$$, corrupção passiva e ativa $$$, manipulação de votações $$$, compra de voto $$$, “gratificações” extra-oficiais para quem priorizar esta ou aquela empresa no processo de licitação, manipulação de mercado econômico (tráfico de influência), lavagem de dinheiro, contratação de prostitutas para fazer stripper nas dependências de órgãos legislativos e etc.
Nos lares, o dinheiro manipula toda a família, a filha que quer a boneca mais recente (lançamento), o filho que quer o brinquedo mais “irado”, a mãe que quer comprar tudo que é produto de beleza e rejuvenescimento, decoração de casa, roupas da estação (na moda), o pai que quer o carro 0Km de tal marca, com tantos cavalos de potência e que apareça mais que dos seus colegas de trabalho, tênis de marca e etc.
A busca desenfreada pelo consumo se chama consumismo, e esta manipula toda a família, até na repreensão dos pais está implícita a ideia de consumo, ou de castigo ao consumo, “Vou cortar sua mesada!”, “Se você não fizer isto não darei aquilo!”, além das brigas entre os cônjuges por causa da falta do $$$, ou mesmo por seu excesso. É impressionante como o poder do capital financeiro manipula a todos, inclusive a personalidade. Ora, em nossa sociedade, o dinheiro é sinônimo de poder, ajuda a manipular e manobrar pessoas, serem alienados e oprimidos pelo anseio psicológico do ter.
É notável como o povo facilita ser manipulado, o dinheiro é quem tem maior poder de persuasão, até dentro das instituições cristãs, usam o dízimo e a oferta como condicionantes da salvação, isso é lastimável, usurpam das pessoas como se fossem marionetes que devem manter impérios luxuosos de homens cheios de si, mercenários. Pedro nos adianta que os líderes da igreja não podem servir ao rebanho com torpe ganância, ou seja, apascentar o rebanho do sumo-Pastor com segundas intenções, Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto” (1 Pedro 5:20), mas apesar desta orientação, existem pessoas que se auto-intitulam apóstolos, missionários, bispos, pastores e etc... e saem dizendo “Quer ser abençoado? Mande uma foto sua em um saquinho mais 153 reais $$$ e eu vou orar por você pela madrugada e Deus vai te abençoar!” Outros mandam comprar saquinhos de areia por valores exorbitantes, outros mandam comprar meias, outros mandam comprar Bíblias de quase R$ 1.000,00 e todos com um só intuito “torpe ganância”, ou seja, uma ambição depravada pelo dinheiro do próximo, não lembram estes que no próprio decálogo diz “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” (Dt 5.17). Não tá muito longe de alguns destes dizer amontoados de suas “ideias” que para você ser abençoado no casamento deverá deixar o seu pastor, apóstolo, missionário, seja qual for o líder espiritual, se deitar com sua mulher!
Você pode estar se perguntando, mas o assunto é sobre dívidas? E eu questiono “Como podemos falar em dívidas antes de falar quem provoca dívidas?” A dívida é provocada principalmente por estas relações de poder do dinheiro, relação opressora, doentia, jactante e inconsequente! Se não houvesse dinheiro, muitos dos males da humanidade não existiriam (1 Tm 6.10), algo em que na sua história foi criado para facilitar a vida do homem se transformou em um monstro engolidor de paz, pois o homem põe seu coração nele (Lc 12.34).
As dívidas só são porque existem pobres e ricos, credores e devedores, resumindo, só hão de existir por causa que o dinheiro permanece no meio de nós. Não julguemos os devedores, nem tampouco os pobres, Deus ensina a perdoar estes devedores (Mt 18.21-35), melhor é, perdoar o que não pode pagar suas dívidas, por ter sofrido com a pobreza e as intempéries da vida, do que cerrar-lhe na prisão.

7 comentários:

  1. Achei bem interessante, porém houve horas que acredito eu exagerou um pouquinho, claro que temos lobos em pele de cordeiro, mas isso não é uma regra, televisão custa caro, muito caro, muitos pedem e são grandes evangelistas do Senhor, porém como em todos os lugares da sociedade, encontramos corruptos, com sua postagem muitos leigos poderiam passar a discordar de ajudar esses programas que levam o evangelho a todos os cantos deste pais.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante, porém houve horas que acredito eu exagerou um pouquinho, claro que temos lobos em pele de cordeiro, mas isso não é uma regra, televisão custa caro, muito caro, muitos pedem e são grandes evangelistas do Senhor, porém como em todos os lugares da sociedade, encontramos corruptos, com sua postagem muitos leigos poderiam passar a discordar de ajudar esses programas que levam o evangelho a todos os cantos deste pais.

    ResponderExcluir
  3. Querido, espero que ajam assim, existem inúmeros programas que não exageram em pedidos financeiros, por isso, continuam levando evangelho sem ensoberbecer, mas há outros que possuem até jato, enquanto isso, os membros de suas próprias passam fome!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom!
    Analisar o motivo gerador do endividamento, é isso aí. Vivemos na cultura do consumismo, já imaginou ficar mais de 10 anos com o mesmo veículo. Como fica diante dos colegas de trabalho? Permanecer com um utencílio doméstico até acabar? Pois é, se quisermos fazer diferente, precisamos andar na "contra mão"

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Rosival, entendeu direitinho.

    ResponderExcluir
  6. Irmão em Cristo apaz do Senhor entendi perfeitamente o que o irmão desenvolveu e procurou passar no seu estudo para os demais irmãos para quem sabe ler um pingo é letra, espero que e espirito santo de entendimento a esse povo que são sistematicamente enganados e não percebem, no dia que eles perceberem espero que já não seja mais tarde e que eles não tenham perdido tudo ou grande parte do seu patrimonio colacando nas mãos deses espertalhões que não param de ficar ricos, milhonarios com os dizimos e ofertas das pessoas que muitas vezes num momento de desespero doam tudo em prol de um possivel enriquecimento repentino que nunca vira dai muitos se desviam e nunca mais voltam para a igreja pensando eles que Deus é que é culpado da mentira e engano sofrido. Meu querido irmão continue assim Deus vai te abençoar muito para que você continue orientando e ajudando a milhares de pessoas com seus estudos. Tudo quanto o irmão disse não retito uma virgula e assino em baicho e ainda ratifico. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Amém irmã(o) Zilmar, que Deus te abençoe! Obrigado pelas palavras de incentivo!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!