sábado, 14 de julho de 2012

Lição 3 - A Morte para o Verdadeiro Cristão, 15 de julho de 2012, Plano de Aula: Professor Érick Freire

Plano de Aula
Lição 3 – A Morte para o Verdadeiro Cristão

Objetivo: O aluno após a aula deverá entender que existem algumas diferenças nas visões em relação a morte tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Introdução
A lição desta semana fala de um assunto um tanto quanto controverso, algumas interpretações equivocadas de versículos bíblicos em relação a morte no Antigo Testamento tem criado uma confusão secular, por isso, indico que leiam com uma visão crítica o texto  O Homem após a Morte.

Nesta semana preferi não escrever por dois motivos, não tenho plena convicção da interpretação do autor da lição acerca do conceito veterotestamentário, como também não tive tempo de buscar o assunto a contento já que, esta semana, foi o lançamento no nosso livro.

1º Momento: Comece a aula saudando os alunos, e logo depois pergunte: “O que é a morte?”, espere suas respostas e dê o conceito de morte física e morte espiritual, fale sobre a corrupção natural do corpo, e fale da corrupção do pecado que mata espiritualmente.
Após estas observações, comente sobre o primeiro ponto da lição e use o auxílio O Homem após a Morte para incrementar algumas observações que achar pertinente.
2º Momento: Obs. (No tópico II é onde se encontra a maior controvérsia, porque o autor da lição usa versos caracterizando-os com morte, sendo que Davi estava falando da moléstia da perseguição e não da morte em si, afirma Smith “No Antigo Testamento, a morte é mais que a cessação da vida física. Ela pode referir-se a qualquer coisa que ameaça ou enfraquece a vida e a vitalidade, como pecado, doença, escuridão, água, ou mar”(2001, p.359)Lloyd Bailey afirma que a morte tem três interpretações e/ou sentidos no AT: 1º metáfora (doença, perseguição, desespero); 2º como poder oposto a criação; 3º como cessação biológica, fim histórico e físico da pessoa.
Após esta observação, notamos que a referência de Sl 17.15 se trata de perseguição e não de morte, o salmista estava esperançoso pela justiça de Deus em relação aos seus perseguidores, leia o salmo completamente e entenderá o que digo.
Já as referências em relação a Daniel e Isaías realmente falam em ressurreição, algo que no tempo de Davi era incompreensível ainda.
Após estas observações fale sobre o comentário sobre o Novo Testamento.
3º Momento: Faça a dinâmica dada na orientação pedagógica da página 18 da lição de Mestre.
4º Momento: Pergunte: Qual é a esperança do crente em Cristo após a morte? Espere as respostas e fale sobre o primeiro ponto do terceiro tópico.
Logo depois diga que a maior prova de vida após a morte é a ressurreição de Cristo, faça os comentários que achar pertinentes em relação a lição e ao comentário O Homem após a Morte.
Faça o resumo da lição!

BOA AULA A TODOS E A PAZ DO SENHOR JESUS!!!

1 comentários:

  1. As aulas de manhã serão muito boas hein! Com a Graça do Espírito Santo. Deixo esse estudo para os irmãos que ainda estão pesquisando:

    http://sapereaude10.blogspot.com.br/2012/07/morte-na-perspectiva-crista.html

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!