segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lição 2 - A Enfermidade na Vida do Crente, 08 de julho de 2012, subsídio: Professor Érick Freire.

O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu lhe amaciarás a cama na sua doença”. (Salmos 41:3)
Querido leitor, faremos nesta semana o estudo sobre o mal das enfermidades e qual a relação desta com a vida do cristão. Ouvimos muitos afirmarem que o cristão não deve adoecer que o cristão que adoece é porque tem alguma coisa errada. Será que isso é verdade? Quais são os tipos de doenças que o nosso corpo está sujeito? Quando aceitamos ao Senhor Jesus o nosso biótipo muda? Tornamo-nos triunfantes? Somos poderosos para não enfermar? A nossa fé é suficiente para nos curar sempre? O crente pode ter depressão? O que é a síndrome do pânico? Será que o cristão verdadeiro é sujeito as doenças? Estas e outras questões estaremos respondendo agora, balizando sempre pela Palavra de Deus.

Muitas vezes já ouvi de algumas pessoas: “Como alguém que é deficiente físico pode orar por outros paralíticos e curá-los, enquanto ele permanece no mesmo estado?” o porque disto não me atreverei a falar porque não tenho como explicar humanamente, nem tampouco terei uma resposta plausível, mas de uma coisa eu tenho certeza, se nós como cristãos sempre formos triunfantes nos acharemos pequenos deuses capazes de fazer qualquer coisa, como Paulo tinha uma limitação física, possuía problema de visão (Gl 6.11), inclusive por ver pouco chamou o sumo sacerdote de parede branqueada  depois pede desculpas “Então Paulo lhe disse: Deus te ferirá, parede branqueada; tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei, e contra a lei me mandas ferir? E os que ali estavam disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus? E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo”. (Atos 23:3-5) Também estamos sujeitos a limitações.
Adoecer, nenhum de nós deveria, isto, antes do pecado, mas após a queda do homem, todos, eu disse todos estão sujeitos a qualquer tipo de moléstia, seja ela física, biológica, somática e/ou psicossomática, todo o ser humano, independente de ser cristão, islã, budista, hinduísta está sujeito a tais doenças. Essa história de dizer que o novo nascimento nos transforma em seres superiores às doenças é uma grande falácia, por isso, não é porque nos tornamos cristãos que não adoecemos, o nosso corpo só será incorruptível e imortal na transformação corporal sofrida momentos antes do arrebatamento (1 Co 15.51-54). Nosso biótipo físico não é superior a de nenhum ser humano, todos fisicamente somos semelhantes as sujeições da vida, tanto em relação a doenças que atingem o corpo tanto quanto a mente.
Os tipos de doença mais comumente conhecidos são as de ordem de disfunções de órgãos como problemas cardíacos, ou seja, o órgão chamado coração pode nascer já com problemas ou pode adquirir patologia ao longo da existência do indivíduo, em relação ao coração temos uma lista de cardiopatias como: infarto, coração crescido, chagas, entre outras. Destas doenças que citamos podemos tentar explicar algumas origens delas, por exemplo, o infarto pode ser causado por uma mistura de fatores, que vai desde maus hábitos alimentares à uma vida estressante e cheia de contratempos, ou seja, uma pessoa que se alimenta de muita gordura e óleos com alta saturação, junto a discussões excessivas, transtornos que aumentam a pressão arterial adiantam o infarto no miocárdio. O coração crescido pode ter origem já no nascimento como também pode ser provocado biologicamente pela doença de chagas, ao ser infectado pelo protozoário Trypanossoma Cruzi, hospedado no bicho barbeiro ou Triatoma infestans.
A análise que fizemos acerca do coração nos mostra que existem vários tipos de doenças que não são causadas por demônio, como alguns dizem por aí que a doença é consequência do nosso pecado. Como vimos as doenças podem ter vários níveis de origem. Para entender melhor o conceito de doença recomendo o artigo Doença da Wikipedia (Clique AQUI para ler).
Na Bíblia temos exemplo de um homem que bebeu muito e era insensato, após beber muito e acordar, ouvir o que havia ocorrido e que seria moto por Davi se sua esposa não intervisse, sofreu um ataque do coração e morreu “Quando Abigail retornou a Nabal, ele estava dando um banquete em casa, como um banquete de rei. Ele estava alegre e bastante bêbado, e ela nada lhe falou até o amanhecer. De manhã, quando Nabal estava sóbrio, sua mulher lhe contou todas essas coisas; ele sofreu um ataque e ficou paralisado como uma pedra”. (1 Samuel 25:36-37)
Além das doenças mais conhecidas ao longo dos séculos, o desenvolvimento econômico humano trás em seu bojo uma série de novas doenças, são as doenças psicológicas e sociais, que giram em torno da carga de trabalho excessiva do ser humano, tanto homens, quanto mulheres correm desenfreadamente atrás do capital (dinheiro e conhecimento) (Dn 12.4). E esse excesso de trabalho tem causado muitas doenças psicossomáticas. O nível de estresse, principalmente nas cidades metropolitanas, é alto, alguns trabalham tanto que se utilizam de remédios (drogas) para conseguirem manter o ‘pique’, outros usam complexos polivitamínicos, o nível de estresse é tão alto, que um dos maiores mercados hoje nos tempos hodiernos se chama, a indústria do estresse. Companhias que tem ganhado muito dinheiro com o sofrimento alheio!
A depressão não é uma doença moderna como pensam alguns, mas na realidade, ela tem se acentuado nos nossos dias, pois vemos na Bíblia alguns casos de depressão. Não só como uma doença “Ah! Eu sou coitadinho”, mas como uma profunda tristeza pelos erros cometidos (Dt 9.25; Js 7.10; 2 Sm 12.16; Jó 4.5 e 16.8; Sl 119.25; Es 10.1) Como também pelo sofrimento pelas intempéries da vida.
A síndrome do pânico é um dos maiores males dos dias atuais, a violência, o estresse, os traumas, fazem com que as pessoas criem um sentimento de perseguição, medo, insegurança, pavor. Mas, também vemos na Bíblia pessoas com estas mesmas características, afinal, os personagens bíblicos também eram humanos (Sl 55.5; Mt 28.4; Sl 53.5a). Como sair de uma crise destas. Para ser sincero com o amado leitor, eu já sofri com algumas características desta síndrome, como resolvo isso? Despareço lendo a Bíblia, orando, louvando ao Senhor, lembre-se de Saul, ele sofria de síndrome do pânico causada por um espírito maligno. Como foi que ele resolveu? Mandou chamar o harpista que louvava ao Senhor de todo coração, afastando todo o espírito maligno que perturbava Saul, mas as crises reapareciam, lembre-se ele estava longe da vontade de Deus! A síndrome do pânico pode ser causada por fatores psicológicos, mas também por fatores espirituais. Podemos dizer que, as vezes, este tipo de doença serve para nos mostrar que somos limitados e que dependemos da graça do Senhor como afirma Paulo “Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve. Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas  necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte”(grifo meu). (2 Coríntios 12:6-10).
Por causa das doenças, muita heresia tem sido criada no meio do povo que se diz cristão. Alguns culpam Deus por tantas pestilências, mas não podemos culpar a Deus pelo que acontecesse conosco, porque isso é consequência do pecado original de Adão. A Bíblia pergunta: “De que se queixa, pois, o homem vivente? e depois ela mesma responde “Dos seus próprios pecados”. (Lm 3.39). Nem sempre triunfamos sobre os nossos problemas e dificuldades, sejam eles de ordem espiritual e/ou física, como vimos anteriormente no caso de Paulo.
O que devemos ter em mente é que em Cristo somos mais que vencedores, mas que essa vitória é a salvação por meio dele, a doença, Ele tem poder de curar, mas faz quando quer, Ele é soberano, não está sujeito às nossas vontades, pois ouvimos alguns afirmarem por aí que, “Ele faz a nossa vontade se tivermos fé”, “depende da sua medida de fé” e isso é uma grande mentira! (Para entender melhor este assunto leia o artigo Tudo Posso Naquele que me fortalece, Clique AQUI)
Como o versículo base da lição mesmo diz que, o Senhor contempla e vê nossas enfermidades, mas ele não conclui o verso dizendo que vê e cura dependendo da nossa fé, pelo contrário, remata que Ele afofa a cama, Ele conforta na dor, Ele nos ajuda a vencer.

4 comentários:

  1. eu quero agradecer a DEUS por este site eu encontrei mtos subsidios para esta liçao que DEUS possa continuar vos abençoando

    ResponderExcluir
  2. Amém Samuel!
    Espero que continue sendo nosso leitor!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto e dou graças à Deus por voltar o plano de aula!!!!
    Irmão vc é abençoado de Deus continue se deixando usar por E'ele.
    Só não entendi uma ref. (As 12.16) quando fala em depressão.
    Fk na Paz de Cristo.
    Diaconisa Nelma.

    ResponderExcluir
  4. Irmã Nelma, obrigado pela observação, já corrigi, é 2 Sm 12.16.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!