quarta-feira, 20 de junho de 2012

Lição 13 - A Formosa Jerusalém, 24 de junho de 2012, subsídio: Professor Érick Freire


Uma história pitoresca de escatologia

Era uma bela noite de domingo, o templo estava lotado. Culto evangelístico, várias pessoas não evangélicas participavam do culto, o pregador da noite era um dos pregadores mais famosos da atualidade, meio “testemunheiro” meio telepregador, considerado um alto conhecedor de “escatologia”, apesar de nunca ter lido o livro de Apocalipse por completo, o nome dele? Roy, por sobrenome Sensacionalista, era muito requisitado, trazia em todas suas pregações ‘novas’ revelações dadas por “Deus”, a expectativa do publico era muito grande, apesar de que dentre os congregados existia um presbítero chamado Antonio Biblista que, era exímio pesquisador da Bíblia, conhecia muito bem a escatologia, pois diuturnamente debruçava-se às Escrituras Sagradas, mas o povo prefere alguém de “fora”, que traga novidades, por isso, como os outros, Antonio Biblista se torna mais um dos ouvintes daquele famoso pregador.

O tema do culto era “O juízo final e a Nova Jerusalém” organizado pelo líder de mocidade Marcio Oba Oba, um grande marqueteiro cristão, era um exímio “ajuntador” de massa, em um piscar de olhos ele conseguia reunir centenas de pessoas para alguma “festa” da igreja. Armado foi todo o cenário, até jogos de luzes foi ajustado para ser usado durante a pregação, para “criar um clima” com o tema, luzes vermelhas, pretas, alaranjadas dando um tom fúnebre e demoníaco para “contextualizar” o ambiente do “inferno”, a ideia era por medo nos ouvintes, medo do inferno.
Como todo culto, a liturgia se inicia com cânticos, geralmente da Harpa cristã e/ou o cantor cristão, mas como era culto de mocidade, Márcio Oba Oba “inovou” e disse:  - Não vamos cantar hinos da harpa, vamos cantar “hinos” de adoração, chegue irmã Maritaca cante agora o ‘hino’ “A minha vitória é doce pra mim e amarga pra quem me deseja mal”.
Logo depois cantaram o “hino” Você pode ser o que quiser, entoado pelas crianças do conjunto Estrelas infantis, por último cantou-se o “hino” Eu profetizo vitória em tua vida e te abençoo.
Após a parafernália de “hinos” nada cristocêntricos, um jovem cita um “versículo” da Bíblia numa tal Tradução do Novo Universo da Linguagem Hodierna “Te prepara Jesus está às portas... Onde passarás a eternidade?” (Ap 22.22). Após a leitura Márcio Oba Oba diz sem nem conferir se existe esse verso na Bíblia: - Que benção esse versículo tem tudo haver com o tema de hoje, mas sem mais delongas vou apresentar o pregador da noite (os tambores começam a rufar) e Marcio continua “Bem amigos da igreja santa dos últimos dias, quero lhes apresentar o grande, enorme, meteórico e estrelado homem de Deus Rooooy SensacionalistAA!” As luzes começam a girar e piscar em torno de Roy, as lâmpadas do meio do templo foram apagadas e se acendeu um holofote em direção a ele, parecia uma apresentação de um lutador de MMA. Roy se levanta e acena para o publico que o aplaude, e por assim assume a tribuna com o ar de estrela gospel do businnes evangélico e diz “Vocês não sabem o que esperam esta noite, para os que não me conhecem eu visito com frequência o Céu e o inferno, vejo o sofrimento das pessoas que estão no inferno e muitos deles são seus familiares, principalmente daqueles que não são ainda da nossa igreja. O Senhor (aponta para cima) me revelou tuuuudo! Até o que Ele impediu Paulo e João falar eu fui autorizado! Para os demônios não me atacarem Ele me ungiu com o óleo de Hermom e me deu a unção de Arão exclusivamente”. Ao mesmo tempo, o povo arregalou os olhos, uma senhora começou a se tremer de medo, suava frio e se engasgava com a própria respiração. Um crente “cheio” de espírito de poder começa a falar em uma língua estrambótica “xite, xite, xite, tcha, tcha, tcha, rosc, rosc! Eis que sou eu quem te digo, o mistério é grande e grande é o mistério, porque o mistério é bom! Muito bom é este mistério, rosc, rosc, rosc, tcha, tchum! PÁ!”
Roy continua, “Fui ao inferno e muito tenho a falar sobre lá, Paulo e João não falaram porque tinham medo de lá quando estavam aqui na Terra, mas eu tenho a unção de ousadia e vou contar tudo o que o ‘Senhor’ me mostrou. Quando o "Senhor" me levou para ver o inferno eu entrei em várias salas, o inferno não é só um lago de fogo, lá tem várias salas, cada tipo de pecado tem um sofrimento diferente, a primeira sala tem pernas penduradas, são as pernas das irmãs que se depilam, este é um pecado grave, as pernas destas irmãs são espetadas por lanças de aço, na outra sala eu vi um lugar muito assustador, era onde ficava a língua dos fofoqueiros, a língua dos fofoqueiros passa o dia todo sendo queimada mais não se consome, na outra sala eu vi demônios com cabeça de leão, urso, leopardo, águia, gavião, rato, coelho, esses eram os demônios que são os carrascos ...” (falou muitas outras revelações). Depois de falar tanto do inferno, quase 40 minutos ele deixa 10 minutos para falar da Jerusalém celestial, e começou assim “Irmãos, não tem muita coisa pra falar do Céu não, aquilo que tá na Bíblia tá quase todo certo, quando falei com Jesus pessoalmente no Céu perguntei se poderia me revelar algo mais sobre o Céu, Ele me apontou o caminho e me mandou pedir permissão a Pedro, João e Paulo. Quando cheguei lá na frente de um portão de uns 300 metros de altura, imagina quem tava lá? Pedro. Ele disse: - você é Roy? Há tempos que estava o esperando aqui, porque você demorou? Aí falei com ele pedindo a permissão e ele disse Espere aí vou pegar a chave, o sistema aqui mudou e ainda não estou habituado, antes a porta se abria com aquela chave lá no canto (olhei e vi uma chave enorme de uns dois metros), agora é com uma senha, um sistema eletrônico que o Rei mandou colocar, sim lembrei, a senha é João 3.16, entre”. Entrei e vi aquela cidade tão alta, como João afirma na Bíblia, só que vi uma coisa diferente, eram dois helicópteros enormes, do tamanho de dois estádios de futebol, e perguntei para que servia, ele apontou para umas cordas e disse: - A cidade será içada nessas cordas e vai descer pra Terra, esses helicópteros é quem a susterá! Vi também lá os transportes que voavam e os discos voadores que vão descer do Céu no arrebatamento. Essa é a Nova Jerusalém!” Roy fez mais algumas observações e o povo ficou admirado, mas um senhor de idade começou a passar mal e teve um ataque do coração de tanto medo. O pior é que durante os 55 minutos de “pregação” Roy não citou um versículo da Bíblia sequer.
No outro domingo, durante a Escola Dominical o professor Antonio Biblista pontuou sobre as aberrações ensinadas a igreja no domingo anterior, mas o problema maior é que não tinha um décimo da quantidade de pessoas que havia naquele “culto” de mocidade. As pontuações de Biblista que servirão para nossa aula de domingo foram... (Para ler o resto da história clique AQUI)

10 comentários:

  1. É deste jeito que acontece aqui na IEADDRR, o povo no geral só dá valor as revelatagens de Alguns Roy...espetaculosos e que falam com voz rouca e grassa geralmente gritando e se não houver batismo na igreja tem que ter pelo menos uma encenação para massagear o ego de alguns lideres que se satisfazem com uma sapecada(fogo) de poder.

    ResponderExcluir
  2. É deste jeito que acontece aqui na IEADDRR, o povo no geral só dá valor as revelatagens de Alguns Roy...espetaculosos e que falam com voz rouca e grassa geralmente gritando e se não houver batismo na igreja tem que ter pelo menos uma encenação para massagear o ego de alguns lideres que se satisfazem com uma sapecada(fogo) de poder.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com água na boca pra ler o restante!!!! Mas eu tenho dito muito isso, vaso de casa não tem honra e o que é pra ser dado de graça cobra-se pequenas fortunas!!!Amo os hinos da harpa cristã, amo louvores a Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Só quero saber o final, qdo sera colocado aqui estou curiosa, posta logo ai...abraço

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos comentários, mas aviso que já saiu a segunda parte!
    http://www.ebdbrasil.net/2012/06/licao-13-formosa-jerusalem-24-de-junho_22.html#more

    ResponderExcluir
  7. Misael Dias23 junho, 2012

    Bem criativo, bem real, bem...

    ResponderExcluir
  8. Professor, muito bom todos os dois textos, o senhor é uma benção!!!

    Paulo Pereira/RJ

    ResponderExcluir
  9. That's amazing man!
    Erick, que Deus continue te dando graça para trazer textos inspirados como este!

    God bless you brother!

    Microscopicamente (João 3.30),

    Walter Filho

    http://blogdowaltim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!