terça-feira, 1 de maio de 2012

Lição 6 – Tiatira, a Igreja Tolerante, 06 de maio de 2012, subsídio: Professor Érick Freire


"Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio. No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês; tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.

Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. "Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro" 

(Apocalipse 2:18-27)

Tiatira era mais uma das igrejas que provavelmente foi consequência do evangelismo de Paulo, Lídia que trabalhava na venda de tecidos em Filipos, tecidos estes provavelmente fabricados na sua cidade de origem, Já que Lídia era de Tiatira, foi a presumível evangelizadora de sua cidade (At. 16.14) e seu filho poderia também ser o anjo da igreja na época da inscrição de Apocalipse (At. 16.15). A data em que Lídia se converteu foi no ano de 53 d.C. Mas, o Apocalipse só foi escrito no ano de 96 d.C. ou seja, cerca de 43 anos depois.
Alguns historiadores dizem que quem realmente fundou a igreja em Tiatira foi Lídia junto a seu esposo, mas que toda a família trabalhou junto na formação deste congregado de pessoas. Outro fator importante para essa conclusão é que Lídia vivia viajando levando seus produtos, tecidos muito conhecidos em toda região do império romano que por seu desenvolvimento e construção em várias cidades acabou alavancando este comércio riquíssimo.
O nome da cidade da carta em questão significa “sacrifício de trabalho”, como não poderia ser diferente, uma cidade com tão valorizado nome era desenvolvedora de obras de fé, suas obras eram mais que as primeiras, em detrimento a Éfeso, esta igreja estava apta ao trabalho do Senhor e a prática do amor, enquanto Éfeso esqueceu das primeiras obras, Tiatira as mutiplicou, enquanto Éfeso esfriou no amor, Tiatira exagerou, e esse exagero trouxe muitas consequências ruins, ao ponto de fazer vista grossa aos falsos ensinos, mas este é um assunto para daqui a pouco.
Tiatira hoje é chamada de Aquizar e pertence também a região da Turquia, ficando a cerca de 62 Km da cidade de Pérgamo, equivalente a distância entre Natal/RN e Nísia Floresta/RN.
Como Jesus se apresenta?
Ele reivindica sua divindade, mostrando-nos que tinha o poder de ver tudo, pois seus “olhos são como chamas de fogo”, mesmo que alguns de Tiatira achasse que o Senhor estava distante, Ele contemplava todas as obras e pecados, e usaria seus pés (justiça) para observar e julgar a todos quantos estejam sob sua justiça. Sabemos que muitos tem difamado o nome de Cristo por aí, dizendo que Ele é um simples profeta, ou um revolucionário, ou uma fraude, ou um homem qualquer que era muito inteligente, sempre negando sua divindade, mas aqueles que são realmente fieis a Palavra ouvem as palavras das Sagradas escrituras que o Senhor verberou, e dizemos que só o “Senhor é Deus!” e que Jesus é Deus. Não caiamos nos falsos ensinos que afirmam que Jesus não é Deus, pois quando assim fizermos perderemos a essência da Palavra.
Mas porque os olhos do Senhor são como chamas de fogo? Na realidade seus olhos ardem e brilham vendo as obras verdadeiras a Deus, como também seus olhos consomem tudo o que é pecado, liberando justiça, fazendo a justiça divina àqueles que pecam e persistem no pecado, Ele ama, mas também ensina e disciplina os desobedientes.
O Senhor faz um grande elogio a igreja em Tiatira, elogia seu amor e, como já comentei, é um amor que produz obras, amor que evangeliza, que leva o alimento ao necessitado, que produz irmandade e fraternidade. O amor é a base do evangelho de Cristo, mas não podemos confundir amor com permissibilidade ou libertinagem, como também tolerância a doutrinas contrárias ao ensino de Cristo que desviam o homem do seu alvo que é o autor da Existência, e quem era esse(a) libertino(a) que estava agindo na igreja? Ela é chamada pelo Senhor de Jezabel. Pasmem irmãos, mas provavelmente era a própria esposa do pastor, pois o texto em grego sendo traduzido literalmente tem um pronome possessivo σου (TUA) antes da palavra mulher ficando assim “Tenho contra ti (pastor) que toleras Jezabel, (tua mulher?) que se diz profetiza” (SILVA, 2011, p.45). O Dr. Carrol afirma “Tratava-se da mulher do pastor, por aparecer no original a palavra ‘γυναικα’”, esta palavra tanto é usada no grego para esposa como para mulher, o que mais intriga no texto coinê é antes de mulher existir o pronome possessivo supracitado, pois esta palavra é utilizada muitas vezes no Novo Testamento como esposa, além disso como o texto faz a comparação com a verdadeira Jezabel, e sabemos que Acabe se vendeu e fez tudo contrário aos olhos de Deus porque a sua esposa o incitava (1 Rs 21.25) não diferente, dá-nos a entender que o mesmo estava acontecendo. Outro forte argumento para essa interpretação é que a Jezabel profetiza do texto em Apocalipse, era uma líder na igreja porque ela tinha muitos seguidores, e para ter forte influência sendo mulher naquela época era mais provável que tivesse ligação de parentesco com o pastor já que, a mesma estava sendo encoberta e aceita no seio da igreja como uma mestra.
Jezabel, segundo alguns eruditos significa “Casta”, já para outros significa “montão de lixo”, e este segundo significado é tão aceito quanto o primeiro, mas nenhum deles tem origem exata, dando brechas a outros significados ou a significado nenhum.
Se a interpretação literal do texto estiver verdadeira, triste era a história daquele pastor, pois a repreensão ao invés de ir direto à igreja foi ao líder, não obstante, podemos imaginar porque nas traduções em várias línguas o texto não tenha permanecido intacto, pois ir de encontro ao erro do líder da igreja é no mínimo constrangedor, não estou dizendo que tenho plena certeza que o pseudônimo Jezabel usado em Apocalipse fosse diretamente a esposa do pastor, mas que os detalhes do texto grego coinê nos leva a crer nisso. Deus não deixa de repreender alguém por ser o anjo da igreja, mas pelo contrário sempre exigiu exemplo destes e mostra que a cobrança é maior, não porque sejam mais especiais que os outros membros, mas que sua função deve ser pautada em uma vida verdadeiramente casta, separada e santa.
Em relação o pecado pregado por esta autointitulada profetiza, é similar aos pecados ensinados pela doutrina de Balaão que se infiltrava na igreja de Pérgamo, a prostituição, fornicação, mistura idolátrica com a cultura pagã romana, dentre outros facínoras pecados que destruíam e minavam a igreja tiatiriana. Os pecados praticados por esta tinha tanto “práticas imorais pessoais, como parte do culto da seita gnóstica. Era algo tanto espiritual como físico” (SILVA, 2011, p. 46)
Por causa disso, ou seja, todo pecado e imoralidade o Senhor afirma Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
       "Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica
”. (Apocalipse 2:21-22)
A pestilência chegaria na casa de ‘Jezabel’, ela responderia por seu pecado e desobediência, Deus já havia a avisado, mas como muitos(as) profetas(isas) ela continua enveredando por seus falsos ensinos e prostituindo muitos. Nos dias atuais existem muitos que criam falsos ensinos e caem no pecado afirmando serem verdadeiros profetas de Deus! Será? Recentemente houveram vários casos de formação de igrejas prostituídas, igrejas de homossexuais, igrejas que vão contra o ensino da Palavra de Deus, não sou homofóbico, mas sou contra os pecados que a Bíblia nos mostra “Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão”. (Romanos 1.27).
Mas, não pense que esses ensinos de Jezabel só se rodeavam da prostituição, não somente, mas do culto a outros deuses, e não pense que outros deuses só são os deuses do Olimpo, não, os deuses-homens também fazem parte desta lista, muitos cristãos hoje em dia estão seguindo estrelas pop gospel, homens cheios de si que cobram para serem vistos, parece que estes nunca leram história de Jesus, mesmo sendo dono de todas as coisas se humilhou como um homem foi cuspido, maltratado, rasgado e transpassado por uma lança. Pregava de graça, e ainda mais, alimentava a multidão sem cobrar um tostão. Hoje vemos ‘shows gospel’ de R$ 30.000,00 a R$ 150.000,00 ou mais. Para onde vai esse dinheiro todo? Vai para os famintos do sertão brasileiro? Vai para os famintos da África? Por acaso serve para financiar o evangelismo e a produção de Bíblias para distribuição gratuita? Claro que não! Só serve para avultar impérios salomônicos, construção de templos luxuosos, comprar limusines, aviões, helicópteros, fazendas, entre outras excentricidades humanas. Tenham vergonha! Lutem contra esse evangelho mercadejado! Não somos mercadoria, nem gado guiado por boiadeiros (Cowboys), somos ovelhas de um único pastor, só devemos adorar a Deus, a Adonay, o Elohim, todo poderoso. Que era, que é e sempre será.
“Sondo rins e coração” (Ap. 2.23b), este era o pensamento dos hebreus, ou seja, achavam que os rins junto ao coração era o centro das emoções e da mente, por isso, a tradução da NVI vem com o texto “Sondo mente e coração”. O Senhor sondava as intenções dos corações e mentes daqueles que estavam cometendo tal atrocidade moral e espiritual, pois naquela igreja existiam tanto os crentes verdadeiros como, os crentes que se gloriavam em conhecer as profundezas de Satanás, isso mesmo, os gnósticos que se achavam superiores espiritualmente, tendo uma nova visão, uma nova unção, uma nova revelação da Palavra, cuidado com estes que trazem coisas “novas” que, não tem nada de novo e sim de todo espiritualismo cabalista, místico e esotérico. Alguns destes dizem “Materialize sua fé!”, “Materialize seus desejos!”, “Lance suas frustrações no inferno!”, “Seja dono de si mesmo!”, “Seja líder de sua vida!”, “Os astros estão do seu lado!”, “Deus realiza tudo o que você quer se você materializar sua fé!” São essas e outras confissões positivas, um evangelho de auto-ajuda barato que usam pra “por o povo pra cima”, que este falso evangelho nós rejeitemos, pois ao que vencer o Senhor dará autoridade sobre às nações, que coisa bela, enquanto como cristãos somos oprimidos de nos expressar e de ir contra o pecado, muitas vezes sendo excluído até do próprio sistema das denominações por lutar por um evangelho puro, então na glória estaremos com o Senhor dominando todo o sistema político humano, todo o sistema podre existente dentro das instituições serão derrubados e teremos poder de governar sobre estes que nos oprimiram com o pecado e a injustiça! Glória a Deus!


Confiram o nosso debate sobre a lição 6 às 22 horas de hoje (sábado) Clique AQUI

8 comentários:

  1. Que lição maravilhosa!Temos muito a aprender...Que Deus guarde os nossos líderes nestes dias tão difíceis!!!Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Que lição maravilhosa!Temos muito a aprender...Que Deus guarde os nossos líderes nestes dias tão difíceis!!!Abraço...

    ResponderExcluir
  3. Queridos, logo mais às 22 horas estaremos com nosso chat com muitos professores da escola dominical no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez esquecí de partticipar do chat, mas, gostei bastante do comentário

    ResponderExcluir
  5. a paz do senhor irmaõ Erik.
    gostei muito deste ensino de hoje e estou indo ensinar na ebd nesse momento, que Deus abençoe a todos.
    att juare de vitoria -es

    ResponderExcluir
  6. Amém Rosival e Juarez!
    Que o Senhor os abençoe!
    Nosso chat está sendo uma benção!
    Farei de tudo para deixar o comentário da próxima semana pronto amanhã!
    Fiquem na paz, estou aqui para servi-los!

    ResponderExcluir
  7. Muitos professores da EBD do RN deixaram de ver que o a palavra “Tolerante” no título da lição é uma critica, em vez de uma virtude, sendo substituída pela palavra “Paciência” na hora da aplicação da aula , inclusive no templo Central.

    Laurivan de Sousa

    ResponderExcluir
  8. Na realidade Laurivan, a palava tolerante era a tolerância do pastor e não da igreja em si, o autor da lição deixou de enfatizar isso. Ele era o principal culpado do que estava acontecendo!
    A igreja só estava sendo o reflexo dele!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!