sábado, 28 de abril de 2012

Lição 5 – Pérgamo, A Igreja Casada Com o Mundo, 29 de abril de 2012, Subsídio: Professor Érick Freire.



"E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe". 
(Apocalipse 2:12-17)


A igreja de Pérgamo, hoje é chamada de Bergama, também pertencente a geografia turca, o significado do nome Pérgamo é mais conhecido como “alto” e/ou “torre”, “castelo”, mas alguns atribuem historicamente este nome ao significado “casada”, e esse significado que é especulativo e também é usado pelo autor da lição não tem base histórica contundente, na realidade alguns atribuem este “título”, porque a força do gnosticismo cristão era grande no meio da igreja, como também há relatos históricos que a igreja de lá percorria por manobras políticas, ou seja, casada com o estado ou trono de satanás (SILVA, 2011, p.38).
A cidade de Pérgamo ficava a 90 Km da cidade de Esmirna. Segundo a tradição, essa cidade, foi a inventora do Pergaminho através de seu rei Eumenes II (195-158 a.C.), era considerado o papel da época, feito de pele de animais e que tinha uma maior durabilidade do que o papiro, isso facilitava a difusão das ideias, apesar de custar muito caro.
O primeiro assunto importante e que merece notório destaque é a expressão do verso 12 “Espada afiada de dois gumes”, que é a imagem representativa usada na Bíblia para mostrar Deus falando através de sua Palavra, são dois gumes que dividem entre as juntas e medulas, ou seja, atinge o nosso sistema nervoso e outra que penetra no fundo ao ponto de especificar a divisão entre a alma “psique” e o espírito “pneuma”, mostrando que ambos são diferentes, um é responsável pela emoção e vontade “psique”, o outro é responsável pelo nosso intelecto, entendimento e contrição ao Divino “pneuma”.
O elogio feito no verso 13, não encobre os enormes defeitos de Pérgamo, que estava cometendo uma série de pecados abomináveis a Deus, ao mesmo tempo que a maioria deles não negavam a fé, alguns estavam seguindo a doutrina de Balaão, e o que era a doutrina de Balaão? A cidade de Pérgamo era lugar de adoração ao imperador Domiciano, e isso aborrecia a Deus, porque alguns destes cristãos cultuavam a certos deuses, como também se prostituíam, e esse pecado foi semelhante aos tempos de Moisés quando o povo de Israel que não podia ser vencido em guerra porque Deus estava com eles, foi vencido em parte pela idolatria e prostituição, isso tudo como armadilha produzida por Balaão que não era um profeta verdadeiramente fiel, mas um mercadejante e mercenário, por isso, ele ensinou a Balaque (rei moabita) a oferecer as mulheres bonitas, como também prostitutas cultuais e os manjares dos deuses oriundos de sacrifício pagão, a palavra utilizada para prostituição utilizada no texto é “porneia”, que muitos de nós já ouvimos falar, principalmente numa categoria hodierna chamada de mercado cinematográfico pornô, que tem todo tipo de relações sexuais ilícitas, onde alcança várias formas de imoralidade, e essa palavra é usada pelos ensinos de Jesus para mostrar o desvio do povo a toda sorte de pecado de prostituição e traição a Deus. Pérgamo era uma cidade rica em adoração a Zeus e Esculápio (deuses gregos).
Outro tipo de doutrina seguida por eles é a de nicolaítas, e esta está presente em muitas de nossas igrejas no dia-dia, e o que era a doutrina nicolaíta? Era simplesmente transformar funções eclesiásticas em cargos para oprimir o povo, dizendo que aqueles eram escolhidos e inquestionáveis, um verdadeiro clero dentro da igreja, uma hierarquia militar descabida que é abominável a Deus. Hoje não diferente, muitos brigam por tais cargos que, na sua origem eram funções, por exemplo, alguns tentam até prejudicar seus companheiros porque quer ser diácono, presbítero, pastor, bispo, apóstolo antes dos outros. Essas funções na sua origem nada tinham a ver com cargos, mas simplesmente eram responsabilidades dadas aos “separados” para tal obra, ou seja, não era porque alguém era diácono que se tornava superior e mandatário da membresia da igreja, tampouco um presbítero era o manda chuva, pelo contrário, a função do presbítero era ensinar, a do diácono servir, a do pastor era a mesma que a do presbítero e o bispo era responsável por ensinar os pastores e presbíteros, os apóstolos não eram superiores em cargo a nenhum destes, mas na realidade itinerantes na expansão desse evangelho, eram como missionários nos dias de hoje.
Se formos observar a disposição de cargos na maioria das igrejas, na realidade instituições eclesiásticas, veremos uma série de abusos que aborrecem a Deus e que Ele cobrará com sua espada afiada de dois gumes, irá “guerrear” com sua Palavra, não atirando, ou esfaqueando alguém, mas simplesmente diferenciando as verdadeiras intenções do coração destes que se dizem donos da igreja do Senhor.
Esse tipo de formação clerical condenada por Deus é mais observada na igreja católica, pois é mais gritante, não obstante sabemos que a formação desse clero se deu nessa época com os nicolaítas, mas só ganhou forças quando o cristianismo foi politizado e misturou-se ao estado podre romano. Mas, isso não tira a responsabilidade de muitas igrejas de “crentes”, “evangélicos” e/ou “protestantes”.
O Senhor finaliza fazendo uma grande e linda promessa, primeiro comer do maná escondido, em detrimento a isso os gnósticos ofereciam uma série de vantagens, através dos prazeres mundanos, e do hedonismo que, era a pura prática do prazer pelo prazer, servir-se de tudo como quisesse, sendo que o prazer deveria estar acima de tudo. Mas o Senhor os oferecia o maná escondido, espiritual, superior a tudo o quanto eles haviam comido até hoje, também ofereceu uma pedra branca, e a interpretação dessa pedra branca tem cinco tipos de interpretação (a) para quem era absolvido de crime (b) para quem deixou de ser escravo (c) como sinal de amizade (d) dada ao vencedor de corridas (e) dada ao guerreiro vencedor de batalhas. Mesmo que alguma esteja errada, mas todas se encaixam perfeitamente bem na promessa de Cristo, porque se por um lado se fala em absolvição ou soltura alfórrica, como somos absolvidos e libertos do pecado quando vencemos este, também nos tornamos vencedores de batalhas e a corrida da fé, como também ganhamos um grande amigo que é o nosso Senhor.
Por último, ganharemos um novo nome, qual será o nosso nome? Só Yaweh (Jeová) sabe, mas que deverá ser um nome sublime, perfeito e com um rico significado espiritual, transcendente e superior a qualquer nome terrenal. Glória a Deus!


Confiram o nosso debate sobre a lição 5 às 22 horas de hoje (sábado) Clique AQUI!

7 comentários:

  1. Excelente comentário, copiei e salvei. Achei ótimo a idéia do chat, pena que não participei.

    ResponderExcluir
  2. Achei contraditório (na lição da CPAD) dizer que Pérgamo era uma igreja casada com o mundo. Primeiro porque a escritura diz que ela retinha sua fé e não havia negado o nome de Jesus. Que Antipas uma fiel testemunha havia enfrentado adversidades até a morte. O que havia na verdade era um grupo dominador que tinha as idéias de Balaão, que provocava o povo ao pecado contra Deus. E este grupo se reflete em muitos que hoje governam as igrejas de Deus. Havia também uns seguidores dos Nicolaitas, que nem um teólogo pode dizer de fato quem são, e de que forma agia esse grupo. Mas entre todas essas coisas a igreja que estava em Pérgamo, procurava de alguma forma resistir a esses lideres. A carta é direcionada ao lider, que permitia essas heresias. Logo a igreja estava em luta como diz nos versículo 13 do capítulo 2 de Apocalipse. Precisamos de que Deus levante cristãos livres, que combatam o poder dos que procuram sufocar a graça do evangelho que tem chegado até nós. No mais, a aula foi muito proveitosa, além de seus comentários que muitos professores deveria ter lido.
    Um abraço!

    Laurivan de Sousa

    ResponderExcluir
  3. Foto reporter, você está um pouco equivocado!
    Realmente casada com o mundo é um título pejorativo, mas dentre eles existiam os que pregavam a doutrina do uso do poder como forma de manipulação e benefício próprio, mas o líder dessa igreja era fiel, em consonância com seu líder anterior.
    Fica na paz1

    ResponderExcluir
  4. Antipas era mesmo um pastor como sugere alguns teólogos? Não poderia ser um membro dentre os irmãos que combatiam as falsas doutrinas? A história tem dessas coisas! Talvez não venhamos saber ao certo sua interpretação. Porque o que temos deste fato são fontes secundárias. Não há fontes primárias para corroborar com os pensantes. A verdade é certa, que Jesus tem interesse em resguardar sua doutrina, e tornar notório o conhecimento da palavra de Deus. Também fico muito agradecido em permitir esse debate que espero ser salutar.
    Amado primo, fotoreporterrn.com é o meu site
    Que Deus te abençoe!
    Laurivan de Sousa

    ResponderExcluir
  5. Amém querido!
    Seu questionamento ficou mais claro e convincente desta vez, mas podemos crer que a liderança daquela época não era tão carregada de mazelas como muitas lideranças dos dias atuais, mesmo que Antipas não fosse líder, o Senhor elogia o anjo da igreja e diz que conhece as obras das mãos dele, e repreende alguns daqueles pertencentes a igreja que tinham se desviado do caminho e caído em doutrinas falsas como a de Balaão (prostituição - porneia, idolatria), e a dos nicolaítas (formação clerical e abuso de poder).

    ResponderExcluir
  6. Vejam também este artigo http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/QuemEramOsNicolaitas-WFerro.htm

    ResponderExcluir
  7. Correta colocação, Obrigado.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!