quarta-feira, 28 de março de 2012

Lição 1 - Apocalipse, a Revelação de Jesus Cristo, 1º de abril de 2012. Plano de Aula: Professor Érick Freire


PLANO DE AULA
Lição 1 – Apocalipse, a Revelação de Jesus Cristo

Objetivo: O aluno após a aula deverá entender o Apocalipse como uma revelação divina dada a João, o autor terrestre, pelo autor supremo, Jesus, quando o apóstolo estava exilado na ilha de Patmos.

Introdução
Para a glória de Deus chegamos ao início de mais um trimestre do ano de 2012 que, cabalisticamente muitos o mistificam como o ano do fim do mundo, simplesmente porque os maias não completaram o seu calendário, encerrando-o em 21 de dezembro de 2012. Diferente desta idéia hermética, mas com uma simbologia singular o Apocalipse vem nos trazer mensagens de correção, perseverança, atitude, compromisso, transformação, arrependimento e principalmente a manutenção da fé no cordeiro que tira o pecado do mundo, mesmo diante de todas as intempéries desta vida.

O contexto histórico do tempo do escrito da revelação apocalíptica é ao mesmo tempo pitoresco, tanto quanto grotesco. Pitoresco porque nos assusta o alto grau de preocupação e cuidado com as igrejas, algo que visionado com uma óptica cristã vemos a doçura do noivo amado com sua noiva a igreja, a alertando de todos os males que ela deve se desviar e, ao mesmo tempo grotesco porque o contexto ambiental não era tão favorável ao evangelho do Senhor Jesus, já que satanás (Domiciano) o imperador retaliava o povo cristão com perseguição de morte e exílio até o ano de 96 d.C. Período que João termina o escrito da Revelação a cristandade.
Por isso, antes de qualquer ensino feito pelo professor da Escola Dominical neste trimestre sugiro que leia todo o livro de apocalipse, como também, procure se inteirar de todo o contexto do livro e em especial a situação das igrejas que receberam as cartas de Cristo, nosso Senhor.

1º Momento: Após cumprimentar inicialmente o alunado, faça o seguinte questionamento: Alguém poderia dizer o que significa Apocalipse? (Espere as respostas) Depois relacione o nome Apocalipse com a primeira palavra do livro (Ap 1.1) Revelação, veja o artigo A REVELAÇÃO para fazer-se entender aos alunos e dá uma melhor compreensão deste conceito.
Logo depois ponha no quadro a palavra Revelação na forma hebraica (gãlô) e grega (apokálypsis). Trabalhe o significado dessas palavras e faça os comentários que achar pertinente. Para melhor esclarecer use o Artigo da Wikipedia Apocalipse.
2º Momento: Faça a dinâmica A carta do Noivo.
3º Momento: Interaja com os alunos fazendo a seguinte indagação: Quem era João? O que ele estava fazendo na ilha de Patmos? (Espere as respostas) Depois comente sobre o primeiro ponto do segundo tópico da lição.
Faça outra pergunta: Alguém já ouviu falar em Domiciano? (Espere as respostas) Depois comente de acordo com  artigo A Perseguição de Domiciano aos Cristãos. Mostre o contexto histórico da inscrição do livro do Apocalipse, dos problemas que a igreja da época enfrentava e que Domiciano é chamado de Satanás pelo apóstolo João.
4º Momento: Comente sobre o tópico III. Apocalipse o livro profético do Novo Testamento e diga:
“É muito importante notarmos que o livro de Apocalipse não se limita simplesmente a profecia, mas também tem o objetivo de corrigir as distorções doutrinárias e disso iremos falar mais enfaticamente a partir da lição 3. Não diferente dos dias hodiernos, ou seja,  atuais, a Igreja cristã tem inúmeras vezes se associado com a sinagoga de satanás e isso é prejudicial, em alto grau, à saúde espiritual do povo. Vigiemos e estejamos alerta!”
5º Momento: No fim da aula faça uma proposta a seus alunos: Peça-os que pratiquem a leitura diária de um capítulo do livro de Apocalipse.
Se achar pertinente fale com o pastor e lance a proposta para que a Igreja leia a cada culto um capítulo do livro de Apocalipse nos próximos três meses. Minha dica é que seja na hora da leitura oficial do culto, pois a leitura do Apocalipse é edificante para nossa vida espiritual.

GRAÇA E PAZ A TODOS E UMA BOA AULA!!!

7 comentários:

  1. Queridos!
    Fiquem à vontade para comentar!
    Fazer críticas é importante para o nosso crescimento!
    Sejam autênticos e verdadeiros!!!
    FIQUEM NA GRAÇA E NA PAZ!!!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor irmão Erick. Quero parabenizar pelo serviço que tem prestado para o crescimento do ensino da Palavra de Deus. O AMAR EBD tem crescido com cada conteúdo postado para nosso aprendizado. Os professores agradecem!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo comentário, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Amém queridos!
    Estou aqui pronto para servi-los enquanto o Senhor permitir!

    ResponderExcluir
  5. paz do Senhor Professor Érick,
    Durante as quatro décads passadas, houve uma carência de ensino sobre profecia, tanto em nossas igrejas quanto em seminários, congressos etc.Aceitar a Bíblia como literal era ridículo, e pastores, estudantes e obreiros foram levados a crer que profecia era algo confuso e de difícil compreenção.Sob alegação de que o livro do Apocalipse é um assunto controvertido,criou-se o óbvio do "ninguém pode ensinar o que não conhece". Não familiarizados, e até por falta de humildade, Pastores não reconhecem que por muito tempo não pregam fim dos tempos e se defendem afirmando o livro ser controverso.Entender o livro de Apocalipse isoladamente é pura perda de tempo e dá margem as desculpas de "polêmico".
    A escola em Alexandria começou a interpretar a Bíblia no sentido alegórico ou não literal.Agostinho foi outro.A bagunça começou nessa época.Curioso é se dirigir a uma igreja Presbiteriana e os mesmos assumirem publicamente que acreditam a igreja estar presente na terra durante a tribulação, Metodistas assumem o seu pocisionamento, enquanto nós Assembleianos assumimos timidamente o dispensacionalismo.As quatro últimas lições da revista nos mostra o pré-tribulacionismo porém é necessário pregar a diferença entre israel e igreja para entender p plano profético. Apocalipse não representa toda a profecia e sim o desfecho final da revelação.Zacarias, Daniel, Joel, Gênesis, Matheus, tantos livros para certificar referências proféticas e se verificar os seus cumprimentos.
    Os 28% de profecias na Bíblia não podem ser justificados como "não sou fã", "é polêmico","contrditório","a igreja não vai estart para que então estudá-lo" e tantas outras desculpas - Ap 1.1:Paredce que Ele queria que aprendêssemos.
    A PAZ.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!