terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lição 8 O Perigo de querer barganhar com Deus, 19 de fevereiro de 2012, Subsídio: Professor Érick Freire.

Deus numa caixa de sapatos?

Estou esperando pedradas após mais um capítulo de nossa história contra a falsa teologia que, está sendo pregada em algumas de nossas denominações Brasil a fora, mas vamos lá... A teologia ou “teoria” da prosperidade que tem se expandido por todo nosso belíssimo país tem um só objetivo, satisfazer o prazer pessoal de cada um individualmente, o chamado antropocentrismo. Alguns líderes de “igrejas” têm falado assim com Deus:

- Deus fica aí quietinho que agora vou fazer minha tele-propaganda da MINHA igreja, pera aí...
O elemento pega uma caixa de sapato e diz: - Eu determino que o Senhor fique aqui dentro! E continua: - Agora Ele não vai me atrapalhar mais! E começa a propaganda:
- Queridos irmãos, venha participar da nossa reunião de fé, venha fazer sua declaração de fé, muitas pessoas de todo o Brasil estarão aqui em um grande ato de fé, venha declarar a sua vitória! Você que ainda não é crente da igreja “Tramoial do reino do poder dos deuses” venha dar a sua oferenda, ou melhor, sua oferta, venha conhecer a nossa “igreja” porque aqui o milagre acontece, e agora estamos com uma promoção, opa! Desculpe! Com uma campanha especial, você vai contar quantas pessoas tem desempregada em sua família, aí você vai trazer R$ 50,00 de oferta por cada um destes que estão desempregados, porque aqui o milagre acontece! Você crer? Você crer? Você crer? Pois então traga essa oferta e RECEEEBA! Por exemplo, se na sua família tem dez desempregados traga R$ 500,00! Porque quem dá com alegria, Deus dá tudo de volta, mande, declare e decrete que ele dá!”
O pastor Ciro Sanches em seu livro Evangelhos que Paulo jamais pregaria afirma, “Todos os crentes deveriam rejeitar essa prática descabida de ficar dizendo: ‘Profetizo sobre esta nação’ ou ‘Olhe para o seu irmão e profetize prosperidade para ele’. Isso, além de não ter respaldo da Palavra de Deus, não muda em nada as circunstâncias”. (2008, p.63) A facilidade do evangelho fácil ludibria as pessoas, elas têm buscado cada vez mais barganhar com Deus, pô-lo em uma caixa de sapatos e mandá-lo ficar quieto e quando querem que Ele resolva alguma situação dizem para Deus “Senhor eu não aceito isso! Quero minha vitória agora!” Não que Deus não esteja preocupado em nos ajudar, mas que nossos desejos não são feitos para Deus cumprir tudo como ordenamos! O tal movimento da “fé” diz que temos o direito de reivindicar nossos direitos, que temos poder através da palavra profética da fé! Será que temos mesmo? No texto passado vimos que Deus disse para Paulo que iria fortalecê-lo em graça independente das circunstâncias! Será que tudo podemos? Será que essa palavra de fé ‘barganhadora’ tem realmente o poder e a força que alguns dizem que tem? Vamos ver isso ao longo do nosso texto.
Campanha dos setenta, campanha da fogueira, do sal grosso, culto da vitória, culto da restauração, culto disso, culto daquilo outro, resumindo “no popular”, culto da barganha. Isso tudo tem um fim antropocentrista e capitalista, mesmo que não pareça ser a intenção de seus criadores, mas são muletas que usam para escorar o “evangelho” e auto-promover suas “igrejas”. Dizem que nós não devemos aceitar sofrer, mas o que não devemos aceitar é alguém dizer que não devemos pedir a vontade de Deus e sim decretar, declarar, mandar mais do que Deus. Ora, façam-se estas perguntas, “Por acaso um servo manda mais que seu Senhor? Por acaso não é o rei quem decreta? Alguém já viu algum funcionário do governo decretar uma lei a não ser o presidente ou o rei?”. Temos de ter muito cuidado em nossas afirmações, não podemos estar por aí com palavras persuasivas humanas tentando atrair o povo de forma torpe aos templos, mas atrair o povo a Deus por palavras do Espírito, pois “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder” (1 Coríntios 2:4). Os leitores já notaram que não gosto de ficar emendando as coisas, “Comigo é no popular!” vou direto ao assunto, então mais uma vez serei direto, esses sem vergonha usam da psicologia mais barata que existe para levantar a moral do povo, a tal da auto-ajuda, mas o que precisamos é da ‘ajuda do alto’ como afirma o pastor Ciro Sanches, o problema é que esses indivíduos, rotulados e intitulados “pastores” são na realidade mercenários e falsos profetas, em Mateus 24 o nosso Senhor fala “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. (Mateus 24:24)
Aí você pode estar se perguntando, mas porque Deus não faz nada. E eu digo “Tenha vergonha!” porque Ele já fez, mandou Jesus e os apóstolos que nos avisaram disso tudo que ocorreria, no capítulo 24 de Mateus Jesus transcorre sobre muitos fatos que estamos extremamente e cabalmente vendo se cumprir, as profecias do Senhor estão a cada dia mais sendo cumpridas literalmente, a primeira delas é logo no início do capítulo quando ele diz “Tá vendo este templo, aqui não ficará pedra sobre pedra!” Sabe, o que ele disse se cumpriu no ano 70 d.C. quando os romanos invadem Jerusalém e a destroem, por causa da insurreição dos fariseus. Outras profecias tem se cumprido ao longo das eras, fome, guerra e terremotos em vários lugares, isso tem sido cada vez mais notado no mundo, pois homens cheios de si, querem destruir outras nações por causa do dinheiro, do controle do petróleo e etc. E essa ideia capitalista em consequência tem se alastrado no meio do povo de “Deus”, muitos tem caído no engodo desses falsos profetas, acham que esses ditos “apóstolos” podem curar, podem fazer milagres, e não é que podem mesmo? Jesus mesmo disse que eles fariam sinais e prodígios para enganar o povo! Quando você ver por aí “crentes” seguindo os sinais, ou seja, pessoas que crêem só nos sinais e esquecem do uso corriqueiro e necessário da Bíblia, pode ter certeza que há algo errado neles!
Inventaram por aí uma Bíblia da Vitória Financeira, nunca a li, não vou julgá-la se é ruim ou boa, mas o título da Bíblia vai de encontro com o ensino da Palavra, Por quê? Ora, querido leitor, se ela é de vitória financeira está colocando o dinheiro sobre Deus, mas a Bíblia fala em vencer o mundo, em Apocalipse João, o evangelista, faz inúmeras citações para aqueles que vencerem o mundo e não aqueles que venceram com dinheiro, é até patético para alguém que se diz cristão autêntico já que, Jesus disse: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:21) e em um verso anterior (v.19) Ele afirma que não devemos ajuntar tesouro na terra e sim no Céu porque lá ninguém rouba, consome ou destrói o dinheiro, não venha com essa história de demônio devorador, a sua vitória financeira consiste em Deus suprir todas as suas necessidades, mesmo na escassez, mesmo na dor ele ajuda e dar forças para passar todas as coisas! Aleluia!
Queridos vou provar a vocês como a barganha feita por algumas igrejas não passam de técnicas de propaganda e de vendas, sabe-se que a propaganda foi criada no meio cristão pela igreja romana com o programa de expansão do evangelho com a Sagrada Congregação Católica Romana para a Propagação da Fé (sacra congregatio christiano nomini propaganda, simplificando, propaganda da fé). Interessante não! Criticamos os posicionamentos católicos, mas estamos voltado aos seus princípios de propagação do evangelho por persuasão dos séculos XVI em diante principalmente. Mas, a propaganda se desenvolveu mais ainda a partir do século XX com o jornalista Walter Lippman e o sobrinho de Freud, Edward Bernays.
Após vermos um pouco dessa história veremos algumas das mais de vinte técnicas de persuasão midiática usadas hoje nos meios de comunicação de massa que não deixa livre também os tele-pregadores. Veja-as:
“Repetição incansável (ou repetição até cansar). Baseia-se na ideia de que "uma ideia repetida suficientemente se torna verdade". Esta técnica funciona melhor quando o acesso a mídia é controlado pelo publicitário”. (WIKIPEDIA). Nesta técnica lembramos daqueles anúncios repetitivos e incansáveis de campanhas de libertação e cura, repetem-se milhares de vezes a propaganda que nem sai mais da cabeça do telespectador. (Num mesmo programa “evangélico” você vê repetitivamente aquela mesma propaganda).
·    Apelo ao medo 
“É a busca de apoio a uma ideia ou causa ou pessoa, instigando o medo no público-alvo da mensagem”.(WIKIPEDIA) Temos ou não propagandas assim em nosso meio? Por exemplo “Se você não colaborar Deus vai deixar de te abençoar! Se não der o dízimo Deus vai te pôr direto no inferno!”, “Olhe aqui tem café no bule não afronte o apóstolo que Deus vai te castigar aí você vai vir chorando pedir um milagre aqui!”
·    Bode expiatório 
“Atribuir culpa a um indivíduo ou grupo que não seja efetivamente ou necessariamente responsável, aliviando sentimentos de culpa de partes responsáveis ou desviando a atenção da necessidade de resolver um problema, cuja culpa foi atribuída àquele que está emitindo a propaganda”. (WIKIPEDIA), ou seja, se o milagre não deu certo a culpa é da pessoas porque ela não tem fé, ela tem de saber exercer a sua fé e falar palavras positivas, por isso, a culpa é dela porque não sabe pedir o milagre.

Essa próxima vai fazer você gargalhar porque é a mais usada pelos televangelizadores:
·    Efeito dominó 
“Efeito dominó e vitória inevitável: tenta convencer a audiência/público a colaborar com uma ação "com a qual todos estão colaborando" ("junte-se a nós"). Essa técnica reforça o desejo natural das pessoas de estar no lado vitorioso e visa a convencer a audiência que um programa é a expressão de um movimento de massa irresistível e que é de seu interesse se juntar a ele. A "vitória inevitável" incita aqueles que ainda não aderiram a um projeto a fazê-lo, pois a vitória é certa. Os que já aderiram se sentem confortados com a idéia de que tomaram a decisão correta e apropriada”. (WIKIPEDIA) Ei, não pensem que foi eu quem inventou esse texto aí, ele é criado pelos editores da Wikipedia, possivelmente por especialistas em comunicação, por isso, nem sequer alterei uma mínima palavra, mas é hilário porque é o que mais vemos, a tal da vitória certa, sem nenhum erro ou lacuna irão vencer, e ainda chama a massa pra dizer genericamente que “todo mundo” está aderindo, isso é falacioso, se todo mundo tá aderindo pra que fazer mais propaganda? É de rir, mas essa técnica de comunicação está sendo usada no meio do povo de Deus, e os incautos e ignorantes tem caído nessa de pregadores falaciosos. O evangelho de Cristo não é barganha! Com certeza esse é um Evangelho que Paulo jamais pregaria (Ciro Sanches), muito menos Jesus e qualquer outro apóstolo que o seguiu, porque nenhum deles viu ou ouviu Jesus proferir tais coisas. Ou melhor, Jesus não fazia nem alarde nem propaganda, pelo contrário, ia pregar no meio dos montes e a multidão ia atrás dele. Não! Ele nunca precisou de persuasão humana. Mas, espera aí irmão Érick! Quer dizer que não podemos usar meios televisivos para evangelizar as pessoas? Eu não disse isso, entendam eu disse que não podemos utilizar técnicas humanas para fazer isso! Não precisamos da persuasão, mas o poder do Espírito Santo! Não podemos barganhar é isso. Muito menos oferecer uma troca a quem vem seguir o evangelho, devemos conscientizar os novos crentes que no mundo temos aflições e perseguições (Jo 16.33) e que no nosso viver também teremos vitórias, mas passaremos por vales, por sofrimento, por lamentações, principalmente quando levamos genuinamente a Palavra somos perseguidos. O Próprio Cristo foi exemplo disto, passou 3 anos e seis meses pregando e milhares de pessoas o seguiam, mas quando foi preso, seus 12 foram os primeiros a fugir, quanto mais os outros milhares de discípulos e digo mais, muitos deles estavam no meio da multidão que dizia “Crucifica-o!” Por isso, alerto os irmãos estes fazem milagres em nome de Jesus, mas muitos deles ouvirão, aparta-te de mim para o fogo eterno, pois não os conheço! O que vai ter de gente no inferno que fala línguas estranhas, que expulsa demônios, que profetiza, que oferece benção financeira não está escrito no gibi, mas está tudo nas “anotações” de Deus! Amém!




9 comentários:

  1. Queridos leiam e usem o texto à vontade!
    Quem quiser por em seu blog pode fazer, mas não esqueça de por o link e a origem!
    Fiquem na graça e na Paz!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor meu filho, e Deus continue a te abençoar e te guardar.
    Estarei postando essa lição em meu blog. um grande abraço da sua mãe: Evilásia.

    ResponderExcluir
  3. isso sim é o evangelho que Paulo e qualquer outro apostolo pregaria sem medo e cheio de ousadia feito as suas expressões de autoridade, não sobre Deus mas de conhecimento da palavra e obediencia a ela!!!

    ResponderExcluir
  4. isso sim é o evangelho que Paulo e qualquer outro apostolo pregaria sem medo e cheio de ousadia feito as suas expressões de autoridade, não sobre Deus mas de conhecimento da palavra e obediencia a ela!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelo estudo. Deus continue abençoando sua vida e te dando sabedoria dos céus.

    Meu grande abraço ... Pacheco®

    ResponderExcluir
  6. Aldenira e Pacheco!
    Que Deus os abençoe, estou aqui para servi-los!

    ResponderExcluir
  7. Érick,

    Em Heresiolândia existe uma polícia(?) que é craque para manter o povo no "efeito dominó", a "brainwashing"!

    http://blogdowaltim.blogspot.com/2011/10/cronicas-de-heresiolandia-1.html

    Texto abençoado,
    God bless you!
    Microscopicamente (joão 3.30),
    Walter Filho

    ResponderExcluir
  8. PQ N COLOCOU PLANO DE AULA?

    ResponderExcluir
  9. Tem o Plano de Aula minha querida:
    http://www.ebdbrasil.net/2012/02/licao-8-o-perigo-de-querer-barganhar_18.html

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!