terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Lição 2 A Prosperidade no Antigo Testamento, 08 de janeiro de 2011 - Subsídio: Professor Érick Freire

E se Moisés nos Visitasse?

Se Moisés nos visitasse? Ou melhor se Moisés visitasse uma das igrejas do Movimento da Fé como, as dirigidas por Edir Macedo, Valnice Milhomens, R.R. Soares, Cássio Colombo, Jerônimo Onofre, Cristiano Neto, Jorge Linhares, entre outros, o que ele falaria?
Se eu me sentasse ao lado dele iria ver alguém que tinha temperança olhar para mim com os olhos arregalados como os de coruja e ouviria dele: “Eles tem certeza que leram isso na Torah?
Porque eu não escrevi isso aí!” Com certeza eu dispararia em uma gargalhada! É hilário irmãos, mas é a verdade. A primeira coisa que ele diria “Ei eles estão ensinando que todos devem ser ricos financeiramente, só porque seguem a Yaweh devem ter o melhor salário! Isso não tem como existir! Já pensou uma empresa só de judeus, ou só de cristãos? Como seria? Todos seriam patrões?” Escrevi inspirado por Deus em Deuteronômio 15.11 Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra”.
Queridos, não quero dizer que, Deus conceitua a pobreza como algo bom, mas como conseqüência natural, não quer dizer também que nenhum pobre é limitado a morrer pobre, mas que a riqueza não é a prioridade na vida de um cristão, em versículos anteriores no próprio livro de Deuteronômio Moisés diz que, se o povo de Deus seguir todos os seus estatutos, obedecer detalhadamente a Lei e permanecer fiel a Ele, tornar-se-iam a nação mais poderosa e influente do mundo, mas sabia Deus que isso era completamente improvável, pois o povo obedecia e desobedecia em questão de tempos e por conseqüência eram escravizados e exilados, destruídos e espalhados, não porque buscavam riquezas, mas que, a consequência de buscarem seus próprios interesses e forjarem o culto a Deus, tornavam-se expostos ao pecado e em consequência a pobreza e humilhação, mas mesmo assim, muitos destes que estavam no meio do povo não deixavam de ser ricos e nobres, ao fato de vermos inúmeras vezes na Bíblia, os nobres tomando posse de cargos honorários no meio do povo pagão, José foi um exemplo disso, Moisés, Daniel, Sadraque, Mesaque, Abdnego, mas outros eram subservientes mesmo até individualmente estando em comunhão com Deus.
Outro exemplo claro de sofrimento na Bíblia, onde um homem que simplesmente teve o testemunho dado pelo próprio Deus criador da Existência, Jó foi este homem, Deus disse a Satanás “Viste o meu servo Jó, homem íntegro e reto que se desvia do mal, ao qual me teme e obedece” e Satanás respondeu “Também, ele tem motivos de sobra pra te obedecer, queria ver se lhe tirasse tudo o que ele tem para ver se continua a te obedecer?!”, depois desse diálogo, Deus permiti que Satanás tire tudo de Jó num mesmo dia, menos a sua vida, Satanás não perdeu tempo e destruiu tudo! Mas, depois de perder todo o gado, bois, jumentos, ovelhas, seus filhos também e tudo o que ele tinha, no verso 20 do primeiro capítulo está escrito Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”.
Já se fosse um pregador do movimento da Fé o que aconteceria no lugar de Jó, vou refazer esses versículos supostamente como se fosse um deles no lugar de Jó com um nome fictício “Então Rim se levantou, rasgou o seu paletó e disse: Não admito isso Deus, eu sou teu servo, sou cabeça, não sou cauda, eu decreto que tudo que perdi seja restaurado agora porque eu não peco, sou um pequeno deus, sou uma extensão de Deus, tenho autoridade sobre toda potestade do inferno, escuta aqui Diabo eu te ordeno que fique embaixo de meus pés Satanás, tu és uma cobra e eu piso na sua cabeça, O Senhor me deu e o Diabo quer me tomar, maldito seja Satanás. Eu decreto a minha vitória agora em nome de Jesus, não me envergonhe Deus! Sejam destruídos todos que são contra mim!” Você pode está até rindo muito após ler isso, mas se procurar ler qualquer um dos livros dos que já citei achará passagens semelhantes a essas. É provável que, alguns exaltados dentre eles diga que a ação de Jó em adorar a Deus e não reclamar foi porque ele não conhecia o seu poder interior, pode ter certeza que, se procurar você vai achar isso nos livros deles!
Por isso, faço mais uma vez a pergunta: “Se Moisés nos visitasse hoje o que ele diria?”
Alguns dos pregadores da prosperidade e da confissão positiva pregam até períodos de prosperidade na vida dos “crentes”, uns estipulam sete anos e ainda chamam de “o dom de ganhar dinheiro”, até acredito que exista esse dom, mas não como dom espiritual, os únicos dons relatados na Bíblia são os dons espirituais como de profecia, de conhecimento, de sabedoria, de línguas e etc. Não vejo nenhum novo dom dado na Bíblia, muito menos unções novas dadas na Bíblia. No Antigo Testamento isso é ainda mais intrigante já que, dons são dados a muito poucos homens que foram escolhidos por Deus para algum propósito, hoje além de oferecerem pseudo-dons, saem mercadologicamente enganando pessoas, os dons são comprados, à partir de R$ 50,00 até R$ 1.000,00. A Bíblia diz de graça recebeste de graça dê.
Outro questionamento que faço a estes homens mal informados, ou melhor mal informantes da Palavra é que, não fazem um estudo sistemático da Bíblia começando pelo Antigo Testamento, estudando o sentido exegético dos textos que eles utilizam para ludibriar pessoas, uma teologia ralé e mal intencionada, dando vários sentidos a um mesmo texto, a chamada Teologia Narrativa, e isso prejudica e muito a verdadeira interpretação do texto, vou dar só um exemplo da própria Torah (Pentateuco). Leia esse versículo: “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso” 
(Deuteronômio 11:24a) e antes de continuar a leitura do resto do artigo pense o que você entende por ele.
Agora vou postar o verso na íntegra com o versículo anterior e o posterior juntos “Também o SENHOR, de diante de vós, lançará fora todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será o vosso termo. Ninguém resistirá diante de vós; o SENHOR vosso Deus porá sobre toda a terra, que pisardes, o vosso terror e o temor de vós, como já vos tem dito”. (Deuteronômio 11:23-25).
Vou fazer agora três perguntas simples a você, querido leitor:
1.       Para quem foi este texto?
2.       Qual o contexto dele?
3.       Quem não resistiria a esse povo?
Tente respondê-las em sua mente antes de continuar a leitura, se não conseguir não se preocupe, pois agora irei os responder, primeiro o texto acima foi Deus falando ao povo de Israel através de Moisés, quando o povo estava para entrar na terra prometida e o Senhor faz uma promessa a estes que quando fossem conquistar a terra não temessem porque, Deus os instituiu donos daquela faixa geográfica que corresponde hoje a nação de Israel e que todas as nações que estavam naquela faixa seriam expulsas, mas que para isso o povo de Deus deveria está junto o adorando e sendo fiéis, observe no mapa:
    
Só que os incautos são enganados por muitos com promessas de que, se você comprar uma meia ungida e a calçar e por o seu pé nesta ou naquela terra Deus dará para você. Não entendam mal, não pensem que eu não tenho fé em que Deus nos dá aquilo que queremos por um ato de fé, mas que esta idéia não pode ser o princípio principal de nossa vida cristã. Não são bens materiais que nos fazem viver, mas a certeza da vida eterna.
Remato este artigo com o que Jesus fala sobre buscar primeiro o material:
“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.

Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.

Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. 

(Lucas 12:15-31).

5 comentários:

  1. Queridos esta noite estarei postando os planos de aula das lições de Jovens e adultos e se tudo correr bem, os dos adolescentes e dos juvenis também!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus pela sua vida, e peço a ele que te abnçoeem tudo.Suas orientações tem nos ajudado muito parabéns pelo que você faz.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a Deus pela sua vida, e peço a ele que te abnçoeem tudo.Suas orientações tem nos ajudado muito parabéns pelo que você faz.

    ResponderExcluir
  4. Amém querida irmã Jane, eu Érick, servo do senhor e conservo dos irmãos, estou aqui para coadjuvar nas coisas de Deus, pois Ele quem é merecedor de tudo e eu de nada!
    FICA NA GRAÇA E NA PAZ DO SENHOR JESUS!!!

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A LIÇÃO. QUE O SENHOR CONTINUE SEMPRE LHE USANDO PARA ESSE PROPÓSITO. A PAZ DE CRISTO.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!