sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Lição 11 - O Dia de Adoração e Serviço a Deus, Escola Dominical, CPAD, 11 de Dezembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Plano de Aula e Orientação Pedagógica: Professor Érick Freire.

Objetivo: Após a aula o aluno deverá entender que a guarda do sábado era ordenança e que deveria ser cumprida cabalmente naquela época, pois o descumprimento deste mandamento acarretaria muitos prejuízos espirituais, mas que em nossos dias a morte de nosso maior de todos os líderes, o nosso próprio Deus (Jesus) anulou o ritual, mas não anulou o compromisso de servirmos a ele de forma humilde, total e integralmente.

Tempo estimado: 1 Hora

1º Momento: Comece a aula cumprimentando os alunos e dizendo que eles são muito importantes para esta aula que, todos juntos pensam melhor que um só, que sintam-se a vontade para comentar e que, se tiverem vontade de falar fiquem à vontade, como também se quiserem ficar calados eles tem o mesmo direito, mas mostre que articular perguntas e afirmações ajudam a aprender melhor! Comente sobre o Shabat, o que era e porque existia, quebre o paradigma de ser só um dia de descanso, na realidade diga que era um dia de serviço, mas de serviço espiritual.

Fale sobre a ordenança do sábado na lei mosaica e sobre todo o significado do Shabat que, não é uma forma de ser preguiçoso e querer descansar, mas que era para o dia de adoração, um dia exclusivo para o Senhor, para eles refletirem sobre sua vida espiritual, também que era um momento de união familiar, para obter mais informações sobre esse dia Leia o Artigo O dia do Senhor < Clique Aqui >.
Fale também que nosso calendário ocidental é corrompido, mostre o quadro do artigo citado, mostre que só dois dias não possuem nomes profanos! Mostre também que no calendário judaico não há nome de dias.

2º Momento: Comente sobre a falta de cumprimento da lei pelo povo no tempo de Neemias, comente que, hoje em dia as pessoas por causa de suas ganâncias esquecem de adorar a Deus, querem passar o tempo todo adquirindo bens e esquecem-se da Obra do nosso Senhor, por isso, podem estar abastadas economicamente, mas são trapos espirituais, ter abundância e prosperidade na Bíblia não é só ter dinheiro, mas principalmente ter equilíbrio.
Fale também que como líder Neemias deu exemplo expulsando os mercadores, então pergunte: Será que nossos dias os nossos líderes tem sido verdadeiros servidores do Senhor?
Espere os comentários. Depois faça outra indagação: Como podemos perceber que um líder realmente prioriza as coisas de Deus? Espere as respostas, depois comente que, nós devemos cobrar o melhor na casa do Senhor e uma distribuição correta para servi-lo!

3º Momento: Faça a dinâmica O Verdadeiro Líder < Clique Aqui >

4º Momento: Fale sobre a Guarda do Sábado em o Novo Testamento, sobre a relação entre o sábado e o nosso relacionamento de intimidade com Deus nos dias de hoje.

5º Momento: Faça uma revisão com as seguintes perguntas:

PERGUNTAS:
  1. O que significa o Shabat?
  2. Qual o propósito da guarda do sábado para os judeus?
  3. O que Neemias fez com aqueles mercadores que, queriam desviar o povo do dia da  Adoração?
  4. Por que precisamos valorizar o descanso semanal? Ele é só um descanso físico?
  5. Qual o dia que devemos guardar na atualidade?
RESPOSTAS:
  1. O dia do Senhor para descanso físico e serviço espiritual, um dia para reflexão e recomeço de uma nova semana, ou seja, o dia mais importante da semana porque é o dia de encontro com Deus.
  2. Uma aliança com Deus para servir a Deus com mais profundidade espiritual, fazer uma reflexão e introspecção sobre sua semana, unir-se com Deus e sua família.
  3. Expulsou-os!
  4. Porque necessitamos de refúgio espiritual e recarregar as energias gastas durante uma semana inteira, sendo também um descanso espiritual através da intimidade com Deus.
  5. Não existe um dia específico, alguns dizem o domingo, mas qualquer dia que podermos guardar para o Senhor e nossa família é muito importante!

8 comentários:

  1. Fiquem à vontade para comentar!
    Estou a vossa inteira disposição!!!

    ResponderExcluir
  2. as sua orientações tem me ajudado muito,principalmente no inicio de cada aula. me ajude com dinâmicas sem muito movimentos pois minha classe é dentro do templo.obrigado!feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza é de grande ajuda os comentários do irmão, Deus continue o ajudando, toda semana estou por aqui!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Fernanda pelas constantes visitas! Que o Senhor seja contigo!!!

    ResponderExcluir
  5. Amardo irmão, seus palnos de aula são uma benção, está ajudando-me muito nas minhas aulas... Peço a Deus que continue abençoando-te sempre... Márdon

    ResponderExcluir
  6. Amém Mardon!
    Estou aqui para servir a todos os meus irmãos!!!

    ResponderExcluir
  7. Biblicamente o dia do Senhor é o sétimo dia da semana, ou seja o sábado, correto. “...descansou no sétimo dia”. Então quer dizer que Jesus anulou o dia que o Próprio Deus reservou para Si? Não entendi.

    ResponderExcluir
  8. Querido, eu quem não entendi seu comentário! Onde eu disse isso?!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!