domingo, 4 de dezembro de 2011

Lição 11 - O Dia da Adoração e Serviço a Deus, Escola Dominical, CPAD, 11 de Dezembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima, Consultor Doutrinário e Teológico: Pastor Antonio Gilberto, Subsídio: Professor Érick Freire.

O DIA DO SENHOR


Estamos próximo a conclusão de nossas lições, e muito temos aprendido sobre a história desse grande homem de Deus chamado Neemias, por isso, agora devemos começar a reflexão sobre todo esse aprendizado! Para que serviu estudar durante esses quase 3 meses de muita benção e abalo intelectual e reconstrução de uma vida espiritual embasada na busca incessante pela Palavra do Senhor, a busca em conhecê-lo e reconhecê-lo, conhecê-lo através de sua Palavra e reconhecê-lo através da vida de homens verdadeiramente de Deus, afastando-se daqueles que distorcem a Palavra e tentam de uma forma ou de outra desviar o povo do seu foco que é a busca pelo Senhor!
Por isso, quando falamos de reflexão vem em nossas cabeças o final de um ano, como é este que está por vir, mas para os judeus essa reflexão é ainda mais profunda, se chama o Shabat, hoje conhecemos como sábado, mas na realidade não é o sábado, pois os dias para judeus não tem nomes, também esses dias não começam a meia noite, o calendário judaico não é solar e sim lunar, possuindo anos de 354 dias em contraponto aos nossos 365 dias, mas a diferença é compensada com um mês extra 7 vezes a cada 19 anos, ou seja, em 7 de 19 anos corridos é inserido o mês de Adár Shení.
Os dias são de acordo com o Gênesis, primeiro (Domingo, Sunday), segundo (segunda-feira, Monday), terceiro (terça-feira, Tuesday), quarto (Quarta-feira, Wednesday) quinto (Quinta-feira, Thursday), sexto (Sexta-feira, Friday) Shabat ou sétimo dia (Sábado, Saturday). Para se ter uma ideia a diferença entre estes dias da semana é que os dias dados pelo nosso calendário brasileiro o Domingo vem de Dominicus dei que significa “Dia do Senhor!”, pois segundo a história e a tradição Jesus ressuscitou neste dia, para conhecer a origem dos outros dias observe o quadro abaixo da WIKIPEDIA:
Latim I
Latim II
Significado
Latim litúrgico I
Latim litúrgico II
dies solis
solis dies
dia do Sol
prima feria
feria prima
dies lunae
lunae dies
dia da Lua
secunda feria
feria secunda
dies martis
martis dies
dia de Marte
tertia feria
feria tertia
dies mercurii
mercurii dies
dia de Mercúrio
quarta feria
feria quarta
dies iovis
iovis dies
dia de Júpiter
quinta feria
feria quinta
dies veneris
veneris dies
dia de Vênus
sexta feria
feria sexta
dies saturni
saturni dies
dia de Saturno
septima feria
feria septima

O calendário brasileiro e americano, junto a maioria dos dias dos outros países tem nomes em origem pagã, como todos esses nomes ao obervar vemos que são nomes de deuses romanos, e essa mistura tirou todo o sentido original dos dias postos pela Bíblia, mas especificamente a Torah.
Perdoe-me quem está achando ruim, mas temos que entender que o calendário judaico é ainda o mais puro de todos, os únicos dias do nosso calendário que não tem relação com o paganismo são o Domingo, porque foi substituído de dia do Deus sol (Sunday ou solis dies) para Domingo Dominicus dei (Dia do Senhor, por causa da ressurreição de Cristo) e o Sábado que tem origem em Shabat (Origem hebraica para sétimo dia, ou dia de descanso e introspecção).
Mas, você deve estar se perguntando por que o irmão está falando sobre isso? Qual a razão? Ora, se vamos falar no Shabat ou sábado, temos que saber sua origem e significado, pois estamos acostumados a ouvir um conhecimento que chamo de “caldo de batata”, fraco e ruim, ralo e sem composição “nutrimental”. Vou tentar fazê-los entender o significado do sábado para aqueles dias, e como podemos aplicar nos dias de hoje.
O comentarista da lição diz que o dia de sábado era para descanso, adoração e serviço, com certeza pela falta de espaço, penso assim, ele não entrou nos detalhes, mas nós aqui podemos compreender melhor isso. Para os judeus que seguem os princípios da Torah, ou Pentateuco, o dia de Sábado é uma dia de reflexão e introspecção, como se dissesse “Por seis dias estamos ocupados com o físico; voltamo-nos para as necessidades do corpo. Pelo menos uma vez por semana, a cada sétimo dia, temos que nos recarregar espiritualmente e cuidar das nossas almas” (BLECH, 2003, p. 149) ou seja, para eles o sábado é mais do que um dia comum, isto é, um destino, como uma meta que esperam durante os outros seis dias da semana.
Para o judeu, a perspectiva de semana é bem diferente da nossa, cada dia é tido como uma preparação para a chegada do Shabat. Uma meta a ser alcançada, o sétimo dia, que enfatiza a essência espiritual do ser humano, vê o ser humano como um ser integral, espírito, alma e corpo, para eles o homem é essencialmente espiritual e o corpo uma conseqüência da Criação.
Vou explicar melhor, é como que eles se dedicassem ao trabalho para sobreviver durante toda a semana, e no último dia da semana, eles se posicionam como o Criador e Autor da Existência, fazendo uma reflexão de tudo o que havia feito. Por isso, segundo eles, “àqueles que não fazem isso, mais cedo ou mais tarde terá que procurar ajuda profissional para avaliar o propósito de sua existência na Terra. Daí, provavelmente lhe será recomendado “descansar” e deitar-se no divã de um analista” (BLECH, 2003, p. 151). Ou seja, não quis descansar no sábado, terá de descansar na frente de um psiquiatra que provavelmente vai mandá-lo passear, observar a natureza e desopilar a mente estressada.
Inúmeros rituais com símbolos espirituais são feitos durante o Shabat, isso quer dizer que, o judeu não está simplesmente parando de trabalhar, mas se tornando em si um ser humano que necessita refletir e buscar a presença de seu Criador, até ritos curiosos, para nós ocidentais acontece no dia Shabat, por exemplo, no sétimo dia, antes do jantar o marido judeu é "obrigado" a cantar para sua esposa uma canção especial, uma canção de amor, são letras de músicas muito antigas e totalmente românticas, geralmente produzidas por Salomão em seu livro de Provérbios, exaltando os atributos de uma mulher de valor. O homem tem de fazer que sua esposa se sinta a mais especial de todas as mulheres do mundo. Outro ponto é a partilha de tudo entre a família, pai, mãe e filhos.
Para os judeus o fim do Shabat é traumático, porque, por um lado eles separam-se de Deus para voltar ao secular, a luta pela sobrevivência, por isso com uma cerimônia chamada 'Separação' eles terminam o Shabat, fazendo uma série de belos simbolismos.
Na época de Neemias o povo tinha deixado de lado esse ritual Shabático, isso não quer dizer que, nós cristãos somos obrigados a guardar o sábado, mas que, devemos lembrar do Senhor Deus e suas misericórdias, ou seja, os judeus daquela época tinham esquecido de Deus, o dia a deixar de lado a labuta secular estava se tornando rotineiro e comum, inclusive deixando de servir a Deus para satisfazer seus prazeres de vaidade, mercadores chegavam a porta da cidade e comerciavam “bugigangas”, a preocupação era ganhar durante o Shabat, já que, como a maioria não estava trabalhando, tinham mais tempo de negociar o que queria. Prestem atenção, a obra de Deus não é negociável por ninguém, a obra do Senhor tem sofrido porque muitos em meio a sua ganância não reservam sequer um dia da semana para o Senhor, não é obrigado ser o sábado para nós gentios, nós somos galhos enxertados na Oliveira (Reino de Deus), mas não é por isso que somos obrigados a fazer esse mesmo ritual, a guarda do Sábado, mas nos é obrigado dedicar as nossas primícias vitalícias ao Senhor, refletirmos sobre nossa vida espiritual, e tentarmos conhecê-lo melhor!
Não quero dizer que o sábado é ou não um dia santo, ou seja, separado para nós, mas que devemos ter o tempo de dedicação ao Senhor, pois Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade em qualquer lugar a qualquer tempo! Glória Deus! Sabemos que não estamos sob o julgo da Lei (Rm 6.14), mas ao mesmo tempo sabemos que o nosso corpo deve servir de sacrifício vivo e santo ao Senhor (Rm 12.1-2) e isso é mais profundo ainda que o simples sábado, devemos nos dedicar a Deus e sacrificar as nossas vidas servindo a Ele na beleza de sua santidade. Mesmo que, não guardemos o sábado, guardemos nossas vidas refletindo sobre nossas ações espirituais e físicas, santifiquemo-nos nEle, busquemos ao Senhor.
Para alguns o Domingo é santo, para outros e para todos quem deve ser santo somos nós, não é um dia, dizem alguns que foi separado o Domingo pela igreja primitiva, pois os apóstolos se reuniram no Domingo para se consagrarem após a morte de Jesus, mas não tenhamos em ritos a nossa adoração e sim de corações abertos para adorar o Senhor, a liturgia de uma igreja deve ser respeitada, mas a adoração deve ser espontânea, claro que decência e ordem devem ser princípios norteadores dessa devoção, quanto mais nos dedicarmos ao Senhor mais estaremos fazendo sua vontade!


13 comentários:

  1. Queridos, já estou esperando muita polêmica acerca desse texto sobre o assunto da lição, muitos hipócritas, pretensiosos e falsários são totalmente contrários a buscarmos a origem das coisas, mas o meu comentário aqui não foi para exaltar o judaísmo, mas de mostrar-lhes um pouco do muito que se aprendeu durante milhares de anos acerca do Shabat!
    QUE DEUS OS ABENÇOE!!!

    ResponderExcluir
  2. A paz amado de Deus.
    Não há que ter polêmica.Se as pessoas querem seguir os mandamentos de nosso Deus que sejam todos.Sempre fui ciente da verdade Bíblica quanto guardar o sábado, mas não de forma a ficar somente cultuando numa igreja. Fazer visitas a hospitais, evangelizar, orar pelos que precisam de cura e libertação, enfim após o culto amar como Jesus amou.
    Minha Igreja já está assumindo o sábado praticando o Ide nesse dia. Evangeliza nas ruas e ora por quem necessita, andarilhos, pessoas doentes e quando convidados entram nas casas e oram tb. Acho muito bom estarem acordando. Que as Igrejas evangélicas acordem para essa realidade e necessidade de andar como Jesus andou.
    A paz de nosso Deus.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!
    Concordo Plenamente! Que O senhor nos ajude e nos "desperte", para que possamos ser encontrados por ELE como genuínos adoradores que adoram ao pai em espírito e em verdade! joão 4.23

    ResponderExcluir
  4. Zenon da Silva Garcia07 dezembro, 2011

    Essa lição é e sera uma benção,onde podemos levar a palavra e Neemias um grande homen de Deus nos relatando sua história de coragem,determinação,garra,coragem e muito mais como servo do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Dulce, Fernanda e Zenon, obrigado pela visita!
    Que o Senhor Jesus continue os abençoando!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem feito ol artigo, embora nas entrelinhas se via alguma apologias ao sabado e ao judaísmo. Não é hipócrisia, mas assim como posso elogiar você também posso criticá-lo. Mas me fez refeltir em muitas coisas principalmente no tempo que temos que ter pra adorar o senhor e edificar nosso santo templo.Será que os Judeus só eram fieis no sábado, Neemias ficou indignado com o povo, porque mesmo sabendo da guarda do sabado, mas ainda assim com a ausencia de Neemias eles esqueceram rápido de gguardar o sabado do senhor. Ok, obrigado pela ajuda e espero que esta lição seja tão abençoada quanto as outras.

    ResponderExcluir
  7. Querido irmão Lobo, não fiz apologia ao Sábado, desculpe se pra você transpareceu isso!
    Na realidade quis mostrar o contexto sem preconceitos, como nós assembleianos somos muito preconceituosos achamos que qualquer elogio a adoração no sábado é fazer apologia ao mesmo, como eu mesmo disse, não santifico nem condeno o sábado, mas as atitudes erradas das pessoas devem ser condenadas!
    No mais fica na Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  8. Professor ERIK,PARABÈNSPELO COMENTARIO.CONTINUE NOS ENSINANDO .

    ResponderExcluir
  9. Disse Jesus: Se alguém, quiser vir após mim, NEGUE a si mesmo e tome sua cruz... ninguém quer cruz, não negam a si mesmos...como irão após cristo..os polêmicos em sua retórica, em seus discursos, dizem "EU ACHO QUE NÃO È BEM ASSIM..", nem sequer leem a Palavra, não buscam explicação da fonte que é o Espírito Santo...são legalistas de seus próprios pecados.

    ResponderExcluir
  10. Professo Érick, se 30% dos assembleianos adorassem como deveriam não estariam polemizando o seus subsídios, deixe-os em suas dúvidas, porque preferem dormir domingo de manhã, não vão na EBD, e a noite se acham os desbravadores do "rolo", pipoca, avião e outros metáforas visuais que se possa imaginar....continue nos ajudando e abrindo nossas mentes Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Efraim por seu comentário, mas o pior nem é a polêmica, mas é que recebi algumas reclamações de que alguns pastores estão proibindo o uso de meus textos!!! O pretexto, segundo alguns, é que os textos vão contra a doutrina da igreja, só que sabemos que vão contra as doutrinas humanas!!!
    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESTES!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ,amado ,que continues crescendo em graça e conhecimento.Fica na paz!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!