quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lição 10 - O Exercício Ministerial na Casa do Senhor, Escola Dominical, CPAD, 04 de Dezembro de 2011 - Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, 4º Trimestre de 2011, Subsídio: Professor Érick Freire

Sem mistura, com serviço, seriedade e combatendo a corrupção!

Querido leitor neste capítulo veremos sobre, inicialmente a mistura dos estrangeiros com o povo de Deus, depois sobre as últimas reformas feitas por Neemias. O interessante é que essa mistura foi logo dissolvida e o povo respeitou e cumpriu o que a Lei ou Torah (Pentateuco) ensinava.
Para podermos entender sobre este primeiro ponto devemos migrar ao contexto remoto desse texto, voltemos para a referência de (Nm. 22-24) Quando Balaque, o rei moabita, manda mensageiros a Balaão e pede para que ele amaldiçoe o povo de Israel que estava para atravessar Moabe, por isso, ele fica preocupado com a força do povo que, estava conhecido como povo conquistador na região, eram cerca de 2,5 milhões de hebreus que iriam atravessar aquela região e isso deixou Balaque arrasado e preocupado, com isso, ele pede através de seus mensageiros que Balaão faça sacrifícios para condenar o povo, alguns dizem por aí que Balaão era um profeta de Deus, na realidade muitas de suas profecias foram cumpridas, mas a sua ganância era grande e se vendia para os reis.

Desta cena sai a célebre citação que muitas vezes é mal interpretada, “Deus não é o homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa”. Quando Balaão pronunciou estas Palavras ele queria dizer “Deus não é o homem que volta atrás de suas promessas e Ele não pode retirar uma benção que Ele já deu.” Ou seja, ele se referia que Deus jamais iria retirar a benção do povo de Israel, tanto que Balaque insiste e Balaão faz vários sacrifícios que de nada servem!
Contudo, o povo moabita não ajudou a Israel, além disso Balaão não pode amaldiçoar o povo de Deus, mas em contrapartida, influenciou a estes se misturarem ao paganismo e a imoralidade, levando-os a se envolver com as mulheres pagãs moabitas.
Então ao ler esse trecho entre Números 22-24, o povo expulsou os moabitas de lá, mas você pode estar se perguntando: Mas a época era outra? E respondo a você que a interpretação judaica é muito literal e a lei mosaica constava essa orientação, se foi feita deveria ser cumprida a risca, tentar dar um jeitinho? No que Deus põe como preceito não se pode fazer adaptação. Contasse uma história que um grande pregador chegou a uma cidade rural e fez uma belíssima pregação sobre não furtarás, todos elogiaram, disseram que o culto foi uma maravilha, no outro dia ele foi terminar o resto de seu sermão e detalhar sobre como praticar essa lei bíblica, aí ele comentou que desvio de carga de animais era furto e que era pecado, falou que furtar galinhas na semana santa era pecado! Sabe o que aconteceu? Expulsaram o pregador da cidade, sabe o que disseram? Até ontem sua pregação foi ótima, mas hoje você está se metendo em nossas vidas! Moral da história, muitas vezes só gostamos de ouvir quando o assunto não é “para nós”, quando falado de forma genérica aceitamos, mas quando toca em nossas feridas aí não queremos cumprir, por isso, os judeus daquela época cumpriram literalmente a Lei, porque Deus tinha feito este pacto aquela nação!
Nós cristãos devemos cumprir literalmente o que o Senhor Jesus nos ordenou, por isso devemos desempenhar bem nossas atribuições na Obra dEle. O primeiro caso a trabalharmos em relação ao exercício ministerial é a responsabilidade que muitos líderes não tem com a obra de Deus, se preocupam em aparecer, em está bem na “fita”, mas a igreja vai de mal a pior!
Muitos líderes tem se misturado com doutrinas falsas e com coisas mudanas, não diferente de Eliasibe, o sumo sacerdote que, apesar de ver Tobias se opondo ao trabalhar de Deus, se misturou com ele se tornando seu parente, muitos hoje em dia tem posto no meio da igreja pessoas como líderes que não tem chamado, só são colocadas porque bajulam A ou B, ou então são pessoas que possui boa condição econômica, ou porque tem influencia na sociedade, devemos entender que o trabalho do Senhor não pode misturar o secular com o santo, por isso, o próprio Neemias deu exemplo mostrando que a parte política era dele, mas a espiritual cabia aos levitas, os sacerdotes e ao sumo sacerdote. Mas no caso de Eliasibe, Neemias teve de interferir diretamente, pois estava corrompido!
Mas, porque alguém que é separado por Deus toma um atitude assim? No caso de Eliasibe foi porque havia interesses familiares com Tobias, muitos nos dias de hoje buscam seus próprios interesses e indicam pessoas ao ministério por causa de interesses particulares, o pior é que hoje isso não é mais exceção, é latente no meio das denominações uma indicação puramente humana, sem orientação de Deus, os princípios em geral são humanos. Quem dar a maior oferta, quem é influente na alta sociedade, se tem função de executivo em uma grande empresa, ou se não tem nenhum desses atributos é aquele que bajula, entenda que prestar um bom serviço não é bajular, você pode ser um excelente diácono, presbítero e até um grande porteiro, mas não fica subjugado por alguém!
Outro ponto importante de comentar aqui foi a indignação de Neemias, ele foi veemente com o erro, jogou todas as coisas de Tobias na rua, parecida com a situação que Jesus arrasa com os cambistas dentro do templo, que estavam se aproveitando do povo porque iam para Jerusalém e lá vendiam os animais para o sacrifício, vendiam com certeza a preços exorbitantes, fazendo-se valer da Obra de Deus para tirar vantagem. Essa atitude de Neemias fez com que o povo voltasse a contribuir com seus dízimos e ofertas. Certamente muitos deixaram de contribuir porque o dinheiro estava sendo desviado, pois o próprio Tobias estava na sala onde anteriormente era o local de depósito dos dízimos e ofertas, isso mostra que por causa disso muitos levitas se chatearam por não receberem o que era de direito e voltaram pra suas cidades. Será que hoje isso é diferente? O dízimo e as ofertas tem sido aplicadas para serviços da igreja? Para manutenção e estruturação de seus templos físicos? Para ajudar os pobres e necessitados? Ou é para pagar salários exorbitantes que são maiores que o da presidente da república? As Escolas Dominicais sofrem pela falta de estrutura! Os professores desta sofrem pela falta de material! Crianças estão ao relento porque não pensam, nem as valorizam! Abram-se os olhos para o que é correto! Cobrem o que é correto! Líderes procedam correto!
O procedimento do líder cristão deve ser incorruptível! Deve ser exemplo aos seus liderados! No meio militar se diz que o comandante é o espelho da tropa, se o comandante é corrupto a tropa é corrupta e vice-versa!
Outro grave problema é a falta de transparência das convenções estaduais de muitas denominações, a falta de explicação de como está sendo usado o dinheiro dos ofertantes e dizimistas, a falta de uma planilha discriminando gastos, ora diz-se que muitos dos que fazem a liderança desses ministérios tiram o dinheiro dos dízimos e ofertas para pagar almoço no horário de trabalho em restaurantes “xiques” nos valores que chegam a R$ 100,00 um almoço, enquanto que muitos destes dizimistas as vezes almoçam em casa cuscuz com ovos, ou até farinha com ovos e só! A recomendação da transparência no uso do dinheiro do povo de Deus não é uma, como digo “invencionice”, mas é bíblico (Tito 1.7).
Em suma, como Neemias devemos ter prudência e combater o profano, também não devemos comungar com a corrupção, muito menos agir de forma camuflada com os recursos da igreja, quem dá o dízimo tem o direito de saber onde está sendo aplicado, pois em muitas congregações só vemos o dinheiro entrando e nenhum benefício visível para aquela igreja!
As metas inventadas por homens deveriam ser explícitas, mostrando a seus congregados que cada igreja possui uma meta! Explicar também o porque de pastores serem retirados de direção de igrejas, muitos saem mesmo sendo honestos com a igreja e fazendo o seu trabalho correto. Isso ocorreu com o meu pai que dirigia uma congregação aqui em Natal/RN e foi retirado sem nenhuma explicação! Uma falta de respeito tremenda por parte da direção geral da igreja do Rio Grande do Norte! Sejais mais transparentes na vossa maneira de viver!!!

9 comentários:

  1. Queridos perdoem-me o atraso, mas graças a Deus resolvi o problema com a internet!
    E agora estaremos aqui mais uma vez para tentar ajudá-los!

    ResponderExcluir
  2. tudo bem antes tarde do que nunca! este assunto da lição, sempre é um problema pra muitos mais a justiça de Deus é certa e nele confiamos!

    ResponderExcluir
  3. Caro professor Érick será que os nossos líderes estão estudando estas maravilhosas lições? embora alguns acha que não precisam mais aprender.Louvo a Deus por sua vida e por esta maravilhosa ajuda a todos os professores. Em Cristo seremos vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Amém Nelson!
    Meu desejo é que estejam, mas bem sei que quem geralmente estuda são aqueles que já fazem os procedimentos cristãos corretos, já os outros! Não posso afirmar o mesmo, como o senhor mesmo disse, acham-se auto-suficientes!

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor irmão Érick, sou prof. da escola dominical e estudo no CETAD, está é a segunda aula que dou adicionando riquissimas informaçoes postadas por vc neste blog, ja add em meus favoritos, muito bom, que Deus continue a te inspirar e te abençoar, gostei muito das suas colocaçoes, tenho otica parecida com a sua referente a tais assuntos, graça e paz.

    ResponderExcluir
  6. gostei muito deste comentari abriu muito a minha visao

    ResponderExcluir
  7. Amém querido irmão Leonardo, obrigado pela visita e fique à vontade para comentar e sugerir, a propósito o CETAD que estudas é o do RN?
    Se for, nos encontraremos muito lá ainda!

    ResponderExcluir
  8. A paz de Cristo, professor Érick. Este assunto que estamos estudando, apesar de sua cronologia Bíblica remontar ao Antigo Testamento, é também bem complicado em nossos dias, pois as nossas lideranças, não raro, estão envolvidas com os Tobias atuais, misturando o profano com o santo. O assunto da falta de transparência dos recursos que entram para a manutenção da obra do Senhor, é realmente polêmico e às vezes até nos desmotiva a por em prática com mais afinco a liberalidade requerida de nós pelo próprio Deus em relação a sua obra,no que se refere a responsabilidade de contribuir para o bom andamento das atividades da casa do Senhor. Deus continue abençoando o irmão, por suas belíssimas considerações.

    ResponderExcluir
  9. Amém Reginilda, obrigado pela visita!
    Continue sendo uma serva dedicada ao estudo da Palavra do Senhor! Consequentemente ajude a abrir os olhos daqueles que estão cegos espiritualmente!
    Pois hoje está uma "sem-vergonhice" o povo tem sido enganados por falsos mestres e pastores colocados pelo homem! Tenho sofrido com isso também e o Espírito Santo muito mais!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!