sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dinâmica: O verdadeiro líder

Objetivo: Entender como um líder consegue obter verdadeiros resultados através de uma mudança de atitude de cima para baixo, ou melhor, de baixo para cima.
Material: Desenho do antigo e velho paradigma de liderança (adaptado de o Monge e o Executivo) desenho logo abaixo:


Procedimento: Mostre aos alunos o primeiro desenho (se possível o ponha em uma cartolina bem grande). Depois pergunte aos alunos: O que vocês notam nessa figura? O sistema da igreja aqui está comparado a que tipo de Hierarquia? Espere as respostas e depois comente: “Notem que nesta figura todos que estão debaixo servem a um único homem!” Pergunte: Será que esse é o sistema que Jesus quer para nossas igrejas? Será que Ele veio a terra para servirmos a alguém como escravos subjulgados por um fardo, onde o pastor é inalcançável e inquestionável nessa pirâmide? Espere as respostas e depois apresente o segundo desenho e diga: Vejam e analisem essa segunda pirâmide! Quem está embaixo na pirâmide? O que Jesus disse sobre isso? Neemias foi alguém que serviu assim? Ele deu exemplo quando o assunto era o dia do Senhor? Ele se pôs como servidor? Como ele fez isso?
Espere os comentários dos alunos, eles são muito importantes, alguns irão ficar constrangidos, mas lembre-se professor, você não está em sala de aula para fazer alunos passivos e sim pensadores, quebre paradigmas!

Reflexão: Leia o texto bíblico: Mateus 18:1-4: "Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus."
Depois pergunte: Quem é o maior no Reino dos Céus? Eles vão dizer provavelmente que é Jesus. Então pergunte: Por que Jesus é o maior no Reino dos Céus? Espere as respostas e conclua! Ele é o maior do Reino dos Céus porque ele foi o mais humilde entre todos os seres de todo o Universo primeiro porque Ele desceu de seu trono, se despiu de seu poder para se tornar homem, por isso "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus," (Fp 2.6) em outra tradução mais completa diz assim “O qual, sendo em forma de Deus, não achou que ter igualdade com Deus fosse algo de que devesse apossar-se.” E uma terceira versão, a católica, diz: “O qual, sendo em forma de Deus, achou não ser roubo ser igual a Deus”.

Encerrando: Diga aos alunos que, Neemias era uma homem humilde e que não se utilizou do benefício de ser governador só para mandar desenfreadamente, mas utilizou sua autoridade para chamar todos a adorarem a Deus no dia do Senhor, para buscarem conhecê-lo, refletindo sobre a semana em detrimento do dia de encontro do Senhor. Claro que hoje não guardamos o sábado e quem o guarda não comete nenhum pecado, nem podemos condenar quem guarda, nem tampouco quem guarda condenar quem não guarda o sábado, o que devemos saber é que nossas vidas devem ser uma inteira reflexão sobre as coisas de Deus! Amém!

1 comentários:

  1. Graça e paz.

    Já faz algum tempo que eu venho reparando o quanto a "Igreja" se tornou uma instituição política e as vezes empresarial. O livro de Atos deveria ser estudado com maia amor. O cristianismo não veio criar um imperio, uma hierarquia. Jesus veio congregar os filhos de Deus, reunir as suas ovelhas e até onde eu sei não existe uma escala hierárquica nisso. Aliás tem, e começa com o próprio Jesus e depois nós. Mas ele mesmo nos deu exemplo de humildade ao nos servir, por que então hoje os crentes gostam de ser servidos? Por que brigam pra assumir cargos e ministérios? Por que não cosideram os outros superiores a si mesmos? Por que não se esvaziam e se submetem por amor ao próximo? Simples. Eles não estão seguindo Cristo, mas a si mesmos.

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!