segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Subsídio lição 9 A Organização do Serviço Religioso, O que era o sacerdócio – Origem e propósitos, Comentário: Professor Érick Freire

O que era o sacerdócio – Origem e propósitos

Deus queria que Israel se tornasse uma nação separada, para tanto escolheu Araham e seus descendentes para formarem o sacerdócio, antes da saída do povo do Egito o filho mais velho, ou seja, o primogênito era separado como sacerdote da família, mas isso não era suficiente, já que, era necessária dedicação total e exclusiva ao culto e rito religioso judaico. Por isso, a vocação sacerdotal começou a passar de pai para filho, ou melhor, tornou-se hereditária, obrigando aos sacerdotes transmitirem toda a Lei aos seus filhos, os rituais dos cultos religiosos e as regras para cada tipo de sacrifício ou oferta ao Senhor (Corbã), desde pequenos os filhos teriam de aprender para serem escolhidos como sacerdotes.
Apesar dessas regras, não eram apenas esses descendentes que cuidavam do trabalho religioso, existiam os levitas que davam todo aparato de ajuda aos sacerdotes, após a saída do Egito os levitas foram escolhidos estritamente por Deus para tão valioso serviço naquela época. A Bíblia não mostra regras para esta escolha, mas provavelmente (conjecturo) que Deus os escolheu por causa de seu desprendimento as coisas terrenas e o zelo pelas coisas do Senhor. Os levitas presenciavam todo o rito religioso, assistiam tudo e, no deserto, transportavam o tabernáculo, isso antes da conquista de Canaã e muito antes da reconstrução de Jerusalém por Neemias.

Os sacerdotes possuíam algumas funções, eram basicamente:
1.       Servir como mediadores entre Deus e o povo, intercedendo e expiando pelo povo os pecados através do sacrifício.
2.       Ser mestre e ensinador da lei, por isso, Esdras, que era o sacerdote, abre o livro da lei e o ler pausadamente, explicando parte por parte (Ne 8.9).
Sumo Sacerdote
3.       Ministrar o sagrado do Tabernáculo.
4.       Consultar a Deus para entender a vontade dele para com o povo (Dt 33:8)

O Sumo sacerdote:
De todos os sacerdotes no meio do povo de Deus, era o principal de todos, o mais importante, destacável e influenciador espiritual. De ano em ano ele entrava uma vez no lugar santíssimo para expiar os pecados de todo o povo. Sua roupa era diferenciada como na comparação da figura ao lado, o que tem mais jóias e detalhes na roupa era o sumo-sacerdote. Sua roupa era composta de uma mitra em sua cabeça, um peitoral com o nome das doze tribos, um cinto e o éfode, o manto sagrado que tinha em suas pontas sinos e era posta sobre a túnica, um incensário, a túnica interior. Para nós cristãos o sumo sacerdote prefigura Jesus, mas isso é uma interpretação da tipologia cristã, nada de intencional pelos autores do Antigo Testamento, só pelos autores do Novo Testamento e possivelmente por Deus.

Sacerdote
Características dos sacerdotes:
Era preciso não ter defeito físico, a sua esposa deveria ser uma mulher de respeito entre o povo e que fosse exemplo para as outras mulheres, não podia tocar em coisas imundas, animais imundos, nem tampouco misturar-se com os cultos de outros povos que não serviam a Elohim. A santidade era o requisito básico para a função, distanciando-os dos costumes do resto dos homens, por isso, exigia abnegação!
A Epístola aos Hebreus do Novo Testamento estabelece uma distinção entre o sacerdócio judeu e do Sumo Sacerdócio de Cristo, que ensina que o sacrifício de expiação de Jesus Cristo no Calvário, substituiu o sacerdócio judeu e os seus sacrifícios rituais. Assim, para os cristãos, Cristo é o verdadeiro e sumo sacerdote. A crença da maioria do cristianismo (incluindo a Igreja Anglicana, Católica e Ortodoxa), o único sacrifício de Cristo, que ele ofereceu "uma vez por todas" (Hebreus 10:10), na Cruz, é fez presente através da Eucaristia,[6] de modo que o único sacerdócio de Cristo se faz presente através do sacerdócio ministerial dos bispos e presbíteros, que são, portanto, por analogia e comparação, chamados de sacerdotes, em plena unidade com o sacerdócio de Cristo” (WIKPEDIA).

Escriba Judeu
Escribas
Nos livros sagrados para os cristãos e judeus, o termo escriba refere-se aos chamados doutores e mestres (cf. Mateus 22,35; Lucas 5,17), ou seja, homens especializados no estudo e na explicação da lei ou Torá. Embora o termo apareça pela primeira vez no livro de Esdras, eles eram bem sucedidos ao que faziam, sabe-se que tinham grande influência e eram muito considerados pelo povo, tendo existido escribas partidários de diferentes,e eram amigos de negros correntes, tais como os fariseus (a maioria), saduceus e essênios”.(WIKIPEDIA)
História
A classe começa a atuar ainda nos tempos do Antigo testamento, em que a figura do profeta perde o seu valor. Já no Novo testamento, é possível verificar que a maioria dos escribas se opõe aos ensinamentos de Jesus (cf. Marcos 14,1; Lucas 22,1), que os critica duramente por causa do seu proceder legalista e hipócrita (cf. Mateus 23,1-36; Lucas 11,45-52; 10,46-47), comparando-o ao dos fariseus, a corrente de escribas que representava a maioria. Após o desaparecimento do templo de Jerusalém no ano 70, seguido do desaparecimento da figura do sacerdócio judaico, sua influência passaria a ser ainda maior.
Escribas de destaque
Alguns escribas ficariam famosos, tais como Hillel e Sammai (pouco antes de Jesus Cristo), tendo sido ambos líderes de tendências opostas na interpretação da lei, liberal o primeiro e rigoroso o segundo.
Gamaliel, discípulo de Hillel (muito valorizado pelos rabinos comtemporâneos), foi mestre de Paulo (cf. Atos 22,3), tendo existido também outros escribas simpatizantes com os cristãos. (cf.Atos 5,34).

O que era Urim
"De acordo com a visão judaica, o Urim e Tumim remonta ao Sumo Sacerdote de Israel. A placa peitoral que utilizava era dobrada ao meio, formando um bolso onde ficava um pergaminho contendo o nome de Deus. Este nome fazia com que certas letras gravadas sobre as pedras preciosas acendessem de acordo com as questões perguntadas. Aquele que desejava uma resposta (e apenas questões de relevância dentro da comunidade israelita poderiam ser perguntadas) ia ao sumo sacerdote. Este virava-se para a arca da aliança, e o inquiridor de pé atrás do Sumo-Sacerdote fazia a pergunta em voz baixa. O sumo sacerdote, olhando para as letras que se acendiam, era inspirado para decifrar a resposta de Deus. Estes utensílios foram utilizados até a destruição do Primeiro Templo, quando pararam de funcionar". (Os Dez Mandamentos)

6 comentários:

  1. Paz do Senhor Erick, belo subsidio, vai ser de grande ajuda para a EBD de domingo. Meu irmão cada dia que passa Deus ti capacita mais. Abraços e Deus abençoe você e sua família. http://luzevida123.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. foi ótimo ter achado este blog me alimentei da palavra, que Deus te ilumine cada vez mais!

    ResponderExcluir
  3. È amdo, mais uma vez damos graças por tudo! e que o nosso Deus continui te ajudando.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhos estudos tenho encontrado aqui, de grande ajuda, q Deus continue a t abençoar.

    ResponderExcluir
  5. muito bom parabéns,que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Amém queridos!
    Só espero que entendam que sou apenas servo e nada mais!!!
    FIQUEM NA GRAÇA E NA PAZ!!!

    ResponderExcluir

Faça valer a sua ideia!